A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem multando os caminhoneiros que aguardam no acostamento, próximo a São Paulo, o horário permitido para entrar na Marginal Tietê.
Em entrevista à Carga Pesada, o inspetor Márcio Pontes disse que a PRF já colocou placas alertando para os horários de restrição e está preparando outras com os valores de multas e pontos na carteira para quem parar no acostamento. Pontes afirma que, minutos antes do horário permitido, chegam a se formar filas de caminhões parados.
De acordo com ele, a polícia não quer ser “excessivamente rigorosa” em seu papel. “Não pretendemos aplicar multas por apenas cinco minutos antes do horário de liberação do tráfego de caminhões.”
Para Reginaldo França, encarregado do estacionamento do Posto Sakamoto II, em Guarulhos, a restrição na Marginal Tietê “mudou a rotina” dos caminhoneiros. “O pessoal tem ficado mais tempo aqui. Chegam à tarde e ficam até as 21h30”, informa. Segundo ele, a mudança tem um “lado bom” também para o motorista. “Agora eles são obrigados a parar para descansar.”