Fonte: Folha de S.Paulo
Em seis anos, o programa de incentivo ao crédito Procaminhoneiro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizou a troca de apenas 3% da frota de caminhões, que tem idade avançada.
De 2006, ao ser lançado, até 2011, só 52.097 caminhões foram financiados pelo programa. A frota nacional é de 1,7 milhão de caminhões, com idade média de 13 anos -ou 19, ao considerar apenas os transportadores autônomos, donos de 46% dos veículos.
A cada três anos o brasileiro troca de carro de passeio, estima a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).
Em 2010, seu melhor ano, o Procaminhoneiro financiou 22% dos veículos vendidos no país. Em 2011, foram só 4%.
Nesta semana, ao anunciar medidas para a economia, o ministro da Guido Mantega aumentou o prazo de financiamento do Procaminhoneiro de 96 para 120 meses. O principal entrave a esse crédito, contudo, não está no prazo nem no juro subsidiado, mantido em 5,5% ao ano.
Os autônomos dizem que não conseguem acessar a linha principalmente por dificuldades na comprovação da renda e no atendimento de outras burocracias exigidas por bancos de varejo que repassam o crédito do BNDES.
CARTAS-FRETE
Norival de Almeida Silva, presidente do Sindicado dos Caminhoneiros de São Paulo, diz que praticamente nenhum autônomo tem comprovante de renda. É que, até o ano passado, os pagamentos dos fretes eram feitos pelas empresas por meio das chamadas cartas-frete.
Trata-se de um crédito que o caminhoneiro recebe das empresas contratantes para trocar por mercadorias, em postos de gasolina e lojas. Nesse sistema sem moeda oficial, os caminhoneiros na prática vivem na informalidade, obrigados a pagar ágios para descontar as cartas.
“A renovação da frota é quase impossível para um autônomo”, afirmou Silva.
Dos caminhões financiados pelo Procaminhoneiro, apenas 18.451 foram contratos com pessoas físicas.
A carta-frete deveria ter terminado em 2011, proibida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Mas somente neste mês a ANTT iniciou a fiscalização.
Segundo Marcelo Prado, gerente de fiscalização da ANTT, os caminhoneiros têm de receber em conta bancária ou por meio de cartões de pagamento credenciados.
Mas, segundo Silva, os responsáveis pelas cargas não querem fazer o registro na agência, mantendo assim o sistema da carta-frete.
O BNDES, responsável pelo programa, informou que o programa ganhou impulso após 2009, quando passou a ter uma linha garantida pelo governo.
A partir daquele ano, foram financiados 46,8 mil caminhões. Para o banco, as medidas do governo podem aumentar a procura.
Com EDUARDO SODRÉ, editor-adjunto de “Veículos”, e RICARDO RIBEIRO, colaboração para a Folha.
12 Comentários
O pagamento via cartão é mais uma ilusão criada pelo governo, pois só serve pro caminhoneiro pagar imposto, já que o governo fiscaliza diretamente as operações. Os postos também estão cobrando muito caro pelo diesel quando é feita a troca pelo cartão, verdadeiro absurdo que a imprensa não conta a população.
Devido a esta contravensão que é a carta frete oTAC não tem como comprovar renda,portanto não troca de caminhão.O pior de uma carta frete é que o caminhoneiro é tratado igual a uma criança,a carta frete é um contrato entre o posto e a transportadora e ele se sujeita a aceitar os valores que eles determinam .Diesel no debito ou no dinheiro : em media :1,87 a 1,98.Diesel na carta frete: em media: 2,00 ate 2,30.Tendo por obrigação colocar em mais de 30% da carta frete de combustivel.Isto alem de vergonhoso e discriminatorio é roubo.
o cartão precom é uma farça, os postos não querem aceitar…o q o caminhoneiro precisa é o dinheiro no bolso…e os poucos caminhões finaciados pelo procaminhoneiro é q em muitos os casos as concessionárias ajudaram os caminhoneiros com alguns documentos
GARANTO EU QUE SE CONTINUAR DO JEITO ESTA O PREÇO DO FRETE E A CONFUZÃO QUE INVENTARANCON ESE TAL DE CARTÃO QUE NINGUEN SE INTENDEN MAIS AS TRANSPORTADORAS NÃO VÃO QUERER SE INCOMODAR CON ESE ABACAXI QUE FOI INVENTADO E O AUTONOMO ESTA SEN SABER O QUE FAZERNO MEIO DESE FOGO CRUZADO QUERO VER PAGAR CAMINHÃO NOVO DO JEITO QUE ESTA NINGUEN VAI COMPRAR E QUEN COMPROU NÃO VAI PAGAR SÓ ALGUN LOUCO COMO EU QUE COMPREI UN NOVO E DEI GRAÇAS QUE VENDI PERDENDO SÓ 50,000 TINHA 3 CAMINHOENS VENDI UN PERDI O OUTRO QUE LEVOU A METADE DO OUTRO ESTOU APONTO DE SAIR DESSA PROFIÇÃO QUE JA FOI BOA EU NÃO SABiiA
Ola amigos este programa procaminhoneiro não pegou e nem vai pegar,os agiotas credenciados “Bancos”não vai se sugeitar emprestar dinheiro barato a trabalhadores que realmente nescessita para renovar a frota nacional de caminhões que estão sucateados devido falta de credito barato e fretes compativeis,agora vai ao banco um empresario do ramos de transportes que suga os autonomos que o credito sai na hora como Finame e outras linhas de creditos,mas para o batalhador tem pagar juros abusivos se quiser trocar o seu velho caminhão para um puco mais novo.ABRE O OLHO BRASIL
Isso é difícil de mudar o pequeno,sempre será o mais fraco não tendo incentivos dos mais grandes, eles dão oportunidades mais só os maiores conseguem o benefícios,quando isso vai mudar n.u.n.c.a…
Os caminhoneiros que realmente precisa de credito só consegue com juros alto e assim fica complicado renovar a frota já sucateada,como pagar os bancos não tem interesse neste tipo de credito.
Se tirarem as borocracia e as burrocracia vai da para os autono0mos trocarem suas frota ou seja caminhoes mais novos na pista, melhor seguranca e mais economia, sera que seria bom para o Brasil?
No preço que ta um caminhão novo, no preço que ta o diesel, no preço que ta um pneu, no preço que ta o seguro, NO PREÇO QUE TA O FRETE, é impossível pagar uma prestação, e pra piorar inventaram o cartão frete, que é o maior roubo, muito pior que a carta frete.
Muito facil de ressolver ,basta todo o autonomo fazer um cnpj e virar pessoa juridica e ele ter direito de carregar direto nas fabricas e industrias que nem as transportadoras ,recebendo o frete que as transportadoras recebem pagando todos os impostos que elas pagam . so assim nos poderiamos andar de caminhoes novos,gerariamos mais empregos e divisas para o nosso pais .Porque o frete que o autonomo recebe as vezes nao chega a 50% do do valor cobrado pelas transportadoras das industrias e fabricas a quem elas prestam serviços.exemplo: frete autonomo : sao paulo x nordeste varia entre Cr$ 7000,00 a Cr$ 8000,00 frete transportadora : CR$ 15000,00 a CR$20000,00 . Se pagassem direto para o caminhoneiro CR$ 10000,00 o caminhoneiro teria condiçoes de adquirir caminhoes mais novos , as industrias pagariam um frete mais baixo, baixaria seus custos ,podendo vender suas mercadorias mais baratas , o povo pagaria menos pelos produtos industrializados.Teriamos um custo brasil mais baixo. Terminaria com esta desigualdade que existe no meio do transporte aonde transportadoras estao a terminar com o caminhoneiro autonomo ,cada vez mais estamos ficando a merce delas ,elas que ditam as regras . A 05 anos atras mais ou menos não existia desconto de INSS,SEST/SENAT ,IRF do caminhoneiro autonomo , hoje existe , subiu o preço do diesel,recapagem de pneus,lubrificantes . O frete ainda eo mesmo.O caminhoneiro com o nome sujo não trabalha , as transportadoras sonegam impostos , trocam de nome continuam trabalhando.
sou caminhoneiro autonom de renda o, tenho um caminhao pago mercedes bens 1998, tenho comprovante de renda, declaraçao de imposto renda , tenho um terreno, carro de passeio, levei toda documentaçao no banco do Brasil ,no dia o7/11/2012, dia 23/11/2012, me disseram que posso tirar, gostaria de saber porque?, nos programas do governo esse financiamento é para os caminhoneiros autonomos, gostaria de obter uma resposta, nossa classe é muito desrespeita, sendo que o Pais dependem dos caminhoes para ecomonia brasileira , deveria ter menos burocracia para nossa propria segurança, pois o caminhao mais velho tem muitas despesas e o sonho do caminhoneiro é ter um caminhao novo , para compensar o frete que é pessimo. Divulgue para nos ajudar. abraço joao.
OLA , AMIGOS SERA QUE O GOVERNO SABE DO POR QUE DE TANTA NEGAÇAO ,O BANCO EXIGE DE TUDO MAS NUNCA APROVA O FINANCIAMENTO,ISSO DEVE SER PARA QUE O GOVERNO CANCELE O PROGRAMA , ASSIM BANCOS E FINANCEIRAS PODEM COLOCAR JUROS QUE QUISEREM . VAMOS NOS UNIR ,NOS TEMOS MUITA FORÇA JUNTOS ,DIVULGUEM NAS REDES SOCIAIS ,PORQUE CALADOS NAO PODEMOS FICAR .