Nelson Bortolin
Veja as regras gerais e as da transição para quem estava perto de se aposentar pelo sistema anterior
Muita gente ainda não se deu conta, mas a Reforma da Previdência, que passou a vigorar nesta quarta-feira (13), torna o sonho da aposentadoria bem mais distante e menos colorido. Vamos recordar algumas das mudanças realizadas: Antes da reforma, qualquer trabalhador que contribuiu com o INSS durante 35 anos tem direito ao benefício independentemente da idade.
Por exemplo: um caminhoneiro que começou a trabalhar como office-boy aos 16 anos e nunca parou de pagar a Previdência tem condições de se aposentar aos 51 anos com benefício parcial – ele terá um desconto na aposentadoria de acordo com a idade.
Com as novas regras, obrigatoriamente, todo trabalhador homem terá de esperar até os 65 anos de idade para se aposentar. E as mulheres, até os 62 anos.
Atualmente, uma mulher pode se aposentar aos 46 anos de idade, caso tenha começado a trabalhar e a contribuir com 16. Com a Nova Previdência, ela vai ter de esperar mais 16 anos para atingir a idade mínima.
Quem estiver a dois anos da aposentadoria terá direito a optar por uma regra de transição. Não precisará esperar tanto, mas vai ter o benefício reduzido. Clique aqui para conhecer as regras de transição.
Ao contrário do que prega o governo, a Reforma da Previdência prejudica os mais pobres, afinal de contas quem terá mais dificuldade de esperar até os 62 ou 65 anos são os trabalhadores que têm as funções mais pesadas.
Dependendo da região do País, a maioria dos trabalhadores vai morrer antes da idade mínima ou vai se beneficiar da aposentadoria por pouco tempo. É só olhar as expectativas de vida medidas pelo IBGE.
Tem sindicato lutando para que o Congresso aprove uma lei concedendo aposentadoria especial aos caminhoneiros porque a atividade é insalubre.
A Revista Carga Pesada vai abordar esses e outros aspectos da reforma a partir de hoje. Fique de olho, pergunte, deixe sua opinião:
14 Comentários
Infelizmente nossa categoria é completamente despolitizada e entra em qualquer barco furado que aparece! Cansei de ver inocentes uteis a esse governo com faixa estendida na frente do caminhão com os dizeres “AGORA É BOLSONARO” E também “INTERVENÇÃO MILITAR JÁ”. o MANDATÁRIO DA NAÇÃO NÃO ENGANOU NINGUÉM, TUDO ISSO FOI FALADO OU POR ELE OU PELOS SEUS AUXILIARES E AGORA APARECE UM MONTÃO DOS QUE ELEGERAM ELE DIZENDO QUE FORAM TRAÍDOS! NADA DISSO, POIS QUANDO ALERTÁVAMOS CORRIA O RISCO ATÉ DE SER ESPANCADO COMO ACONTECEU COMIGO EM UBERABA QUANDO ABASTECIA O CAMINHÃO E UM DESSES APOLOGISTAS DIZIA QUE AGORA A COISA IA MELHORAR. e MELHOROU, DIESEL A MAIS DE 4,00. Frete acabando, e muitos dos que apareciam como os verdadeiro salvadores da calasse nunca mais foram vistos!
E os grandes guerreiro grevistas, por onde andam? Sumiram como minhoca em terra mole. Agora estamos recebendo o que foi plantado pela classe, aposentadoria??? Direito trabalhistas??? e a tal de careira verde e amarela??? essa só vai beneficiar empresários, pois tudo converge para eles!
O secretário Luiz Marinho deu uma entrevista dizendo que o governo vai gerar mais de 1 milhão de empregos as nossas custas, pois o jovem entre 18 e 29 anos terão empregos com salário de até 1.450,00 e não terão direitos quase nenhum. O salário desemprego será taxado em 7,5%, ou seja; o desempregado vai arcar com os custos que seriam do empresario e do governo com a retirada dos direitos de jovem que “será” empregado.
Aprovaram a Des reforma trabalhista para gerar 4 milhões de empregos, aprovaram a des reforma da previdência para gerar outro milhões de empregos, agora vão retira o restinho de direito, limitar o salário a 1.450,00 e dizem que gerarão 2 milhões de emprego e ainda tem os que acreditam! Agora nos resta aguentar até 2022 e criar consciência para nunca mais votar nessa direita covarde! Eita classe ignorante é a nossa!
Falou tudo companheiro..
Pois é Elias, ainda tem muita maldade para nos enviar. No final vai sobrar mais pobreza e miséria, a luta agora é pela sobrevivência!
Anteriormente era difícil ficar para um dia, hoje passo até mais de uma semana sem executar nenhum serviço!
Acho que vou fazer arminha!!!kkkk e gritar MITOOOO.
Ficar só rechamando , não e Solução , Vamos Cobrar dos Senadores a Inclusão da Aposentaria Especial , Com Idade Mínima p/ 55 Anos , Somos Exposto Riscos nas Estradas : Segurança , Acidentes , Inflamáveis , Químicos . Repasse.
Quem lembra dessa musica;
O POVO ESTÁ PASSANDO FOME, BEM FEITO QUEM É QUE TE MANDOU VOCÊ VOTAR NO HOMEM?
Só vendo esse tal de zé cueca falando bosta. Trabalho com transporte (para frete próprio, não sou transportadora) e estou a uma semana procurando um motorista para levar uma carga de SP para MG. E o problema não é o PREÇO, é motorista querendo ESCOLHER serviço. Isso não existe. Aí vem um ser dizer que fica até uma semana sem serviço….valameDeusNossaSenhora….
O engraçado que ninguém protesta contra os salários dos políticos, todo mundo aprova o salário qie eles ganham,muitos são aposentados e continuam recebendo esse absurdo que ganham pra não fazer nada lelo povo… Ate quando? A imprensa nao fala fala nada,nao ajunda em nada só fala o acha bom pra eles… Lamentável, estamos perdendo tudo… E os políticos que so vao no congresso falar besteira, quando vão.. Não fazem nada…..
Esse senhor chamado Gabriel,pois o senhor sim está falando bosta ou asneiras,dizendo que motorista esta escolhendo serviço,quem sabe se o senhor pagar o frete justo o tal motorista não estaria escolhendo qual carga ele irá transporta-la,pq o que mais acontece nesse Brasil e donos de cargas querendo que os caminhoneiros levem suas cargas quase de graça,aí fica difícil senhor Gabriel o senhor encontrar algum caminhoneiro que queira levar a sua carga,aí vem o senhor como tantos outros aproveitadores dizer que caminhoneiro está escolhendo cargas.
Acho que tudo isso não merece comentários e sim ação, vejo profissionais do volante se engalfinhando com palavras, furando o olho do colega porque é mais esperto ou se acha assim e na verdade ta vendendo nossa dignidade para o empresariado que nos suga na nossa ignorância e preguiça. Frete de graça, culpa nossa, o governo estabeleceu algumas normas para o setor de transporte e foi a única greve nossa que vi dar resultado. Contra nós talvez. Vou deixar a vida me levar pra ver onde vai dar, pois somos um bando de medrosos que não se une porque tem que pagar prestações . isso é desculpa ou medo dos senhores de engenho transportadores que nos dá apenas a comida em troca do trabalho que fazemos . as correntes ainda não foi tirada de nossos pés, somos escravos dos de nossa ignorância e os empresários sabem disso.
ECE TAL DE GABRIEL NÃO SABE O QUE ESTA FANDO FALANDO MERDA TA FALANDO ELE SE NÃO PAGA O PREÇO JUSTO NINGUEM VAI LEVA SUA CARGA TALVES O Sr é daqueles SANGUE SUGA FURA OLHO A COSTUMADO COM OVELHO COSTUME DE LEVAR VANTAGE EM TUDO E TRABALHADOR QUE MORRA DE FOME PRO SrDA RIZADA MAS TENHO UMA SUGESTÃO PAGE O QUE VALE OU SE NÃO LEVE COM O SEU CAMINHÃO E TEM MAIS OU LEVE NAS COSTAS NÃO CARECE PAGA NADA COMBINADO
EU GOSTO QUADO ZE CUÉCA BOTA A BOCA NO TROMBONE PARABENS ZÉ CUÉCA
Olá João Cavalheiro, boa noite mestre!
Muito obrigado por seu comentário, fico feliz que ainda com meus mais de 65 consigo levar um pensamento que mostra e escancara a realidade!
sempre me mantive atento a não ser manipulado por aqueles que estão ai somente para enganar a nos caminhoneiros e procuro me manter bem dentro da realidade!
Valeu companheiro, um abração!
Como esta o projeto de lei para aposentadoria especial,a categoria de caminhoneiros?
Olá Ticiane, como vai?
Infelizmente por conta do final de ano o projeto está parado. Mas fique tranquila, assim que tivermos mais notícias sobre a aposentadoria divulgaremos aqui no site e nas nossas redes sociais! Continue nos acompanhando!