Revista Carga Pesada
Desde 2014, os caminhões e carretas saem de fábrica com ajustadores automáticos de freios: as catracas automáticas. Ao contrário das catracas anteriores, elas dispensam regulagem manual. Como o próprio nome diz, as novas catracas se ajustam automaticamente. Mas, conforme afirma o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, da Transtech, de Curitiba, muitos caminhoneiros ainda não sabem da novidade. “Carregam até uma chave de fenda para liberar o mecanismo e encostar manualmente as lonas”, afirma. “Esse processo pode danificar as catracas e até mesmo manter as lonas demasiadamente encostadas no tambor, chegando a incendiar o veículo”, declara.
E tem gente fazendo coisa pior. “Alguns acreditam que, para regular catracas automáticas, é necessário dar uma ré no veículo e pisar no freio três vezes. Isso é mito”, reforça o engenheiro. De acordo com ele, há caminhoneiros que, ao lidarem de forma errada com as catracas automáticas, estão substituindo essas peças pelas antigas manuais, que são mais baratas. “Mas estão descumprindo a lei e reduzindo a segurança do conjunto”, avisa.
A catraca automática passou a ser obrigatória junto com o freio ABS e atende à norma NBR 10966. “De fato representam um avanço importante na segurança dos veículos de carga”, avalia Melo. Ele explica que as catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.
Rubem Melo lembra que, apesar de dispensarem regulagem, não dispensam manutenção: lubrificação correta, fixação e ausência de folga mantêm o bom funcionamento dos freios. “Se o freio perder eficiência, não adianta regular manualmente a catraca automática. Leve o caminhão em uma oficina especializada que os mecânicos saberão corrigir o problema”, declara.
10 Comentários
O famoso motorista cuidadoso é o mais perigosos em certas ocasiões. Essa é uma delas. Ainda temos outros itens que caem vertiginosamente a vida útil quando é o condutor “cuidadoso/caprichoso”. Exemplo: Juntas universais (cruzeta).Na revisão é aplicada graxa apropriada para rolamentos, na primeira abastecida ele já pede para engraxar as cruzetas e assim expulsa a graxa boa e coloca graxa de chassi…isso sem contar as seguidas lavagens do veículo com produtos fortes de limpeza e assim danificando borrachas, juntas, pivôs de direção e etc.
Parabéns a Revista Carga Pesada pela matéria ! e ao engenheiro Rubem Penteado de Melo pelo seu depoimento aonde ele explica a diferença entre a catraca manual e a Automática e a sua Obrigatoriedade. Sou Diretor da Eckisil Freios fabricante de Ajustadores Automáticos e Fornecemos para Fabricantes de Implementos Rodoviários
Mais uma bucha ao já escangalhado ramo do transporte de cargas.
A tecnologia vem a nosso favor, o grande problema é que em mutos casos não somos informados e não buscamos informações. Isso provoca danos e acaba estragando o que foi projetado para dar maior segurança. Tem gente que retira tudo que é incrementado para aumento da segurança. O grande problema são os “especialistas” de plantão que julgam saber mais que a engenharia do fabricante. Coisa de paradigma de muitos motoristas!
Boa tarde ggostaria de fazer uma perguntas a estes fabricantes si eles frabrigam estas peças si eles ja trabalharam num caminhao com estas catracas deichanos elas si regularem sozinhas
De fato; a falta de Informações ou Conhecimento fazem com que nossos Amigos e Profissionais possam agir de tal forma. Nossa Concessionária Gotemburgo, a cada 60 dias oferece um Treinamento aos Clientes Volvo gratuitamente, onde Abordamos temas como Segurança, entre outros.
A informação é muito importante. Falta saber de que forma é repassada para aqueles que compram os implementos, se está adequadamente explicada nos manuais dos equipamentos, com a descrição de todos os detalhes.
A substituição incorreta das catracas por outras, manuais, implica em perda de garantia? Ou em multa e apreensão do veículo? E em caso de acidente, constatada a irregularidade, quais são as consequências e penalidades?
Há muitos outros aspectos que podem ser abordados neste caso.
trabalhei 50 anos con caminhão 35 anos fui muinto felis ganhei dinheiro conssegui mandar meus filhos estudar claro em escolas publicas mas sempre escolas boas hoje 5 dos meus filhos tem faculdade e tambem mestrado e doutorado nen todos o unico que quis caminhão esta sofrendo hoje com esse transporte ingráto que existe hoje e eu estou velho aposentado com menos do salario do motorista de carreta de 20 anos para cá o que o caminhão me deu o caminhão levou tudo não levou a minha caza porque a minha espoza não deichou vender isso ai é a vida hoje do caminhoneiro trabalhar só para não ver a familha passar fome porque lucro nem pençar
Catraca automatica e freio abs é a mesma coisa nao precisa ser regulado
Trabalho em um caminhão com catraca automática.e digo que precisa ajustar sim.. aliás o nosso mecânico sempre dá uma regulada..