Novo painel foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil
Das principais montadoras instaladas no Brasil, a Iveco foi a única a não antecipar seus lançamentos, deixando as novidades dos veículos com motores Euro 5 para a Fenatran. A maior novidade foi o Iveco Stralis AS (que também aparece na capa desta edição), destaque da linha Ecoline que passa a oferecer mais de 140 versões de modelos em 2012.
Com novos motores de 560, 480 e 440 cv e versões 4×2, 6×2 e 6×4, o Iveco Stralis AS vem com transmissão ZF automatizada de série. Fazendo jus ao seu nome “Active Space”, em sua versão de teto alto a nova cabine é 220 mm mais alta e 200 mm mais larga que o modelo atual.
Outra novidade é o painel desenvolvido exclusivamente para o Brasil: disponível em duas cores (preto e caramelo), reúne requintes mais comuns em carros de luxo, como a cortina que recobre o para-brisa com acionamento elétrico, retrovisores elétricos com aquecimento antiembaçante, ar-condicionado digital e ainda porta-copos e porta-objetos retráteis.
As três opções de motores, todos com a tecnologia SCR, oferecem maiores potências e menor consumo. Entre as versões está a de 560 cv, com 2.500 Nm de torque. Os dois outros motores para o mercado brasileiro são de 480 e 440 cv, com 2.250 Nm e 2.100 Nm de torque.
Em todos os modelos, o motor está acoplado a uma transmissão ZF de 16 marchas automatizada de série. O câmbio manual é opcional e tem sistema “single H” (com marchas posicionadas em H sobreposto).
Comparado ao modelo atual, as diferenças mais visíveis estão na grade dianteira, com uma entrada de ar a mais, e nos defletores de ar laterais maiores, que colaboram para a redução do consumo de combustível.
Rede chega a 100 concessionárias
Abriu as portas a centésima concessionária Iveco, a Mercalf, que fica em Jundiaí (SP).
É a primeira concessionária sustentável, com sistema de reaproveitamento de água da chuva e uso de energia solar, entre outros diferenciais. “Não temos referência de outra casa com todas as características de sustentabilidade mostradas pela Mercalf”, diz Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.
O dono do empreendimento, Hélio Cangueiro, investiu R$ 12 milhões na unidade, cerca de 10% a mais do que custaria uma concessionária convencional. Ele acha que, com a economia de energia e água, pagará o investimento adicional em dois anos.
CERTIFICAÇÃO – Ainda com relação à rede de concessionárias, que já atingiu mil boxes de serviço em todo o País, a Iveco lançou em 2011 o programa “Novos padrões de atendimento pós-venda”, uma padronização rigorosa e completa de todo o processo de atendimento ao cliente, desde agendamento, recepção, programação e realização do serviço, controle de qualidade, até a entrega do veículo e acompanhamento pós-serviço.
A Ellenco, de Maringá (PR), foi a campeã de toda a rede Iveco, alcançando mais de 99% de cumprimento dos “Novos padrões”. “Estes são números espetaculares, pois representam um serviço excelente, executado corretamente da primeira vez, no prazo certo, com qualidade e total transparência junto ao cliente”, diz Maurício Gouveia, diretor de pós-venda da Iveco.
Segundo Alexandre Faride, gerente geral da Ellenco, responsável pelo processo de certificação, “os nossos diferenciais foram a importância e o compromisso com que o projeto foi encarado pelas pessoas que poderiam fazer as mudanças necessárias e se tornaram verdadeiros especialistas em pós-vendas”.
Para ele, o desafio agora será manter o padrão conquistado e estender a certificação para a concessionária de Londrina em 2012.