O presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, aproveitou o evento de apresentação da nova linha de caminhões (saiba mais clicando aqui) na última sexta-feira, 24, para anunciar que deixará o cargo que ocupa há cinco anos. Ele irá comandar a operação da companhia na Europa do Norte, onde será responsável por 35 países, um dos maiores mercados da marca em todo o mundo. Em seu lugar ficará o também sueco Claes Nilsson, que hoje responde pela região assumida por Alm. A mudança se efetiva a partir de janeiro de 2015.
Alm imprimiu um estilo diferente de administrar quando por várias vezes pegou a estrada para conhecer de perto a realidade de motoristas pelas estradas brasileiras. Ele também trabalhou como mecânico em concessionárias da marca. A Revista Carga Pesada acompanhou estas viagens. Na última, realizada em maio deste ano, o presidente da Volvo conheceu a BR 040, entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a bordo do FH16 750cv, o caminhão mais potente do mundo, apresentado em 2013 durante a Fenatran. (Veja mais detalhes clicando aqui)
Em sua administração, a Volvo foi a única marca do Brasil que teve crescimento sustentado, partindo de 13% de participação de mercado em 2009 para os atuais 21,1% de market share no segmento de caminhões acima de 16 toneladas, no acumulado de janeiro a setembro de 2014. A Volvo é líder no segmento de pesados.
Neste mesmo período, a Volvo saltou de 77 concessionárias em 2009 para perto de 100 unidades até o final deste ano. O número de boxes da rede de concessionárias cresceu 60% e o de mecatrônicos aumentou em mais de 50%. Também durante sua gestão, o FH foi o caminhão pesado mais vendido do Brasil por quatro anos consecutivos.