Modelo foi feito sob encomenda para um supermercado do Paraná
Fonte: Jornada/Scania
Quando a Nova Geração Scania chegou ao Brasil, veio junto com ela uma nova forma de produzir caminhão: o chamado Tailor Made For Application (TMA), que permite às equipes da Scania personalizarem o veículo conforme toda e qualquer particularidade da operação e de acordo com cada desejo do próprio cliente. E esse conceito de customização pode parecer só teoria, mas é não é.
Na prática, o cliente pediu, a Scania atende.
Foi assim com os Supermercados Floriano, uma empresa familiar comandada pelos patriarcas Natael e Sunta, juntamente com os seus três filhos Everton, Eder e Junior.
Eder é gerente administrativo e operacional do grupo, sediado na cidade de Coronel Vivida, no Paraná, e conta como foi a chegada do novo R 540 8×2, o bitruck mais potente da América Latina: “Fizemos o pedido deste novo caminhão porque precisávamos de um veículo maior e com mais capacidade para o transporte de hortifrutigranjeiros desde a capital Curitiba até as nossas unidades de supermercados localizadas no interior do Paraná. Precisávamos de um veículo mais versátil do que uma carreta tradicional, que combinasse potência, capacidade de carga, mas com menor tamanho para nos proporcionar, além da agilidade, economia. Então, apostamos no modelo mais potente da Scania para esta configuração. A expectativa é que ele rode cerca de 1.800 km por semana e carregue, em média, 20 toneladas, com grande ocupação de espaço por transportar mercadorias relativamente leves.”
Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas de Soluções da Scania no Brasil, explica as vantagens do veículo: “Um caminhão nessa potência, de 540 cavalos, é mais do que o normal para a categoria. A vantagem é que o cliente vai conseguir maior performance, mais velocidade média e, com isso, aumento de produtividade. Com um veículo mais forte, embora não sejam distâncias tão longas, tem trechos de rodovias, em que o desempenho é melhor e permite que ele faça mais entregas e traga mais rentabilidade à operação.”
“Esse é um exemplo claro do TMA da Scania. Temos o nosso conceito modular de produto e com ele conseguimos combinar configuração de roda, cabine, motores. Se o cliente quer aumentar a produtividade dele pelo aumento de velocidade média, conseguimos fazer uma combinação mesmo não sendo o padrão, como é o caso deste R 540 8×2, hoje realmente o bitruck mais potente da América Latina. É algo que só a Scania consegue fazer hoje. Um caminhão único, que só este cliente tem. É o que sempre falamos: a Scania não está no discurso, mas aplicando conceitos na realidade prática para impulsionar os negócios de nossos clientes”, complementa.