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Emilio Dalçoquio: “Sem essa de coitadinho”

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Emílio Dalçoquio ao lado do Mack, um de seus hobbies: o transportador deve saber se virar

Emílio Dalçoquio: o transportador deve saber se virar

Nelson Bortolin

Não dá para aceitar gente posando de “coitadinho” no TRC. O mercado está aquecido e não faltam boas oportunidades para o transportador. Quem não estiver contente com o frete, deve procurar outro embarcador. São palavras de Emílio Dalçoquio, 46 anos, diretor operacional de uma das maiores transportadoras do País, a Dalçoquio Transporte, com 1.000 veículos e 1.200 motoristas (30% agregados), e criador do site Cowboys do Asfalto.

Sem papas na língua, ele dispara: “É fácil culpar os outros quando não se quer deixar a zona de conforto. O embarcador que paga bem é aquele que exige. Mas o transportador não quer fazer contas. Não quer fazer controle de horário, do diesel, do pneu. A grande maioria dá o caminhão e uma caixa de rebite para o motorista”, declara.

Para Dalçoquio, vale até trocar de segmento. “Se está carregando grãos, é porque escolheu. O frete não está bom? Então vá puxar frutas, verduras, químicos. Tem um monte de opções. O Brasil está bombando, rapaz.”

Dalçoquio e um de seus mil caminhões: forte presença no segmento de químicos

Dalçoquio e um de seus mil caminhões: forte presença no segmento de químicos

NOVAS MARCAS DE CAMINHÕES

Os caminhões brasileiros estão no mesmo patamar tecnológico dos europeus, diz Emílio Dalçoquio. Novas marcas estão chegando ao mercado, mas ele desconfia de que nem todas tenham vindo para ficar. “Está se repetindo o que aconteceu na década de 50. No pós-guerra, vieram GMC, White, Mack, Desoto, Ford, International, umas 10 marcas”, afirma. A maioria, no entanto, retirou-se depois. “Não sei se, ao primeiro desaquecimento da economia, as novas marcas não irão embora também.”

Sobre os asiáticos, ele acredita que, pelo preço, não deixam a desejar. “Esses caminhões são úteis para um raio de 300 km”, destaca. Para maiores distâncias, no entanto, ele prefere oferecer outras opções ao motorista. “Estamos com escassez de mão de obra. Um bom profissional tem mais de 20 propostas de emprego. E ele vai procurar quem oferece o melhor caminhão, que é o de 500 HP, hidramático, de teto alto.”

 SELEÇÃO DE MOTORISTAS

Dalçoquio tem grande preocupação na hora de selecionar seus motoristas. Um ponto importante é a família. “O nosso RH vai à casa do motorista, faz uma pesquisa com a família. Tira uma foto, traz a mulher até a empresa”, explica. Por que esse cuidado todo? “As regras do trabalho todo o mundo conhece. Mas o que muda o ser humano na hora de cumpri-las é a sua razão de viver. Se ele sabe que a família está bem assistida, então vai andar a 80 por hora e vê o valor de obedecer todas as normas”, salienta.

Mas não é só conhecendo a família do motorista que a transportadora faz sua seleção. “São 15 fases de admissão, que incluem psicologia e saúde. Quanto à habilidade ao volante, nós vamos prepará-lo. Eu prefiro uma cabeça sadia que vai aprender a dirigir bem a um cara que é muito bom de volante, mas tem cabeça ruim.”

Os caminhoneiros da Dalçoquio só trabalham durante o dia. Fazem transferência. Das 22 horas às 5 da manhã, os veículos são bloqueados. A remuneração é variável. “Um empregado nosso fatura de R$ 3 mil a R$ 5 mil por mês”, informa.

 IR PARA ONDE O DINHEIRO ESTÁ

A Dalçoquio trabalha nos segmentos de líquidos, pneus, chocolates e eletrodomésticos. Questionado se a diversificação dos negócios é uma tendência, Emílio responde: “Não é bem assim. O transportador tem de ganhar dinheiro. Se amanhã ou depois for melhor transportar morango que ácido sulfúrico, vamos transportar morango”. Atualmente, 40% das operações de transportes da Dalçoquio são de carga seca e 60% de líquida.

Além da transportadora, o grupo possui um porto privado em sua cidade-sede (Itajaí – SC), cinco centros de distribuição, dois postos de combustíveis, o site Cowboys do Asfalto e ainda a empresa Maxilock – 5ª Roda Inteligente, que é responsável pela comercialização do sistema de segurança conhecido como Maxi Lock (trava máxima). O sistema foi imaginado pelo próprio Emílio Dalçoquio, após o roubo de 22 caminhões, em 1998. “Só permite o desengate da carreta via satélite. Se cortar o fio, aí é que não desengata mesmo.” 

Ele afirma que “qualquer ladrão de galinha sabe que o rastreador está no cavalo”. E que, portanto, basta desengatá-lo e roubar a carreta com outro cavalo. “Com a Maxi Lock não existe a possibilidade de separar os dois veículos”, explica.

AS RESTRIÇÕES EM SÃO PAULO

Sobre a recente restrição de caminhões na Marginal Tietê em São Paulo, Emílio Dalçoquio acredita que a medida é inconstitucional, pois fere o direito de ir e vir, e fruto da incompetência dos governantes de se anteciparem aos problemas. Mas não deixa de ver um lado positivo nesta questão. “Essa restrição mostra que o relógio precisa ser usado 24 horas por dia. Ele não para das 23 horas às 5 horas da manhã. Então eu acho que é uma grande oportunidade de aproveitar o horário que não se usava”, declara.

 COWBOYS DO ASFALTO

O site Cowboys do Asfalto nasceu, em 1999, fruto de duas grandes paixões de Emílio Dalçoquio: o caminhão e o faroeste. Faroeste italiano, faz questão de frisar; “porque faroeste feito nos Estados Unidos eu nem assisto”. Aos 14 anos, ele começou a estudar trompete, quando diz que aprendeu a diferença entre barulho e música. Seu grande ídolo sempre foi o maestro Enio Morricone, que fez as músicas dos grandes filmes de faroeste da Itália.[media id=5 width=300 height=50]

Ele lembra que, em 1990, a dupla Chitãozinho e Chororó fez a música Cowboys do Asfalto. E entendeu que esse nome era o “mix perfeito” entre o faroeste e o caminhão. “O estilo de vida Harley Davidson está para a moto como Cowboys do Asfalto está para a picape e o caminhão”, declara.

Para o empresário, a atual geração de motoristas quer conforto e status para dirigir um caminhão. “Caminhoneiros foram seus pais, tios, avós. O de hoje quer ser um Cowboy do Asfalto, ter saúde e andar com caminhão bonito.”

Dalçoquio ressalta que o site mantém uma parceria com o Beto Carrero World, no município de Penha (SC), oferecendo “dias felizes” dentro do parque para caminhoneiros e outros públicos de relacionamento. “Cabeça fria significa profissional calmo e tranquilo, fazendo o que deve ser feito benfeito.”

O site vende diversos produtos, como adesivos, moletons, cintos, camisetas, calças, bonés, bermudas e miniaturas de caminhões.

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5 Comentários

  1. HOJE  OS GRANDES PROBLEMAS  DAS  PESSOAS  E QUE  NAO QUEREM TER DEVERES, E  SIM  SO DIREITOSNA  VERDADE UM MOTORISTA HOJE E UM GRANDE PROFISSIONAL, POIS  ELES  SAO O GERENTE GERAL DE UMA EMPRESA DE MAIS OU MENOS 400 MIL REAIS  INVESTIDO E SOMANDO UMA  CARGA A OUTRA MOVIMENTAS MILHOES NO  ANO,  INTAO EXISTE MUITOS REQUISITOS  BAZICOS  PRA  DAR CERTO PARCERIA EMPRESA E EMPREGADO PARA QUE  AMBOS  GANHE DINHEIRO. 

  2. roberto florencio on

    ai emilio sou seu fã cara um grande abraço e que DEUS te proteja espero um dia te conhecer pessoalmente temos um grupo de caminhoneiros e estamos junto ai dando nossa cota para o crescimento do nosso BRASIL abraço dos COWBOYS DO TRECHO                www.iflog/elitedoabc.com.br

  3. Emilio concordo com a sua teoria meus parabéns,mas como fica as pequenas empresa de transportes,elas hoje nao estao conseguindo se manter pois no nosso paiz felizmente tem empresario desleal nos frete.Ai eu lhe pergunto qual é a estrategia para combater este mal?????.Pois eu sou um medio transportador

  4. Augusto Cordeiro on

    O Sr. Emílio tem razão quando afirma que com o fim da carta frete,os picaretas ficarão pelo caminho.Esta na hora do setor de logística se mostrar importante como  qualquer grande industria brasileira e exigir os mesmos benefícios governamentais,o setor de logística investiu,se aprimorou,sofisticou-se,hoje não é msomente mais um carreteiro sem muito conhecimento teórico que teve sorte,os pais ou fundadores,investiram nos filhos e graçs a essa visão simples de pessoas simples,porém inteligentes e decidida,temos hoje grandes transportadores como; Dalçóquio ( Itajaí ), Mann,( Joinville ) onde os filhos inteligentemente,estão administrando o legado do pai com muita responsabilidade e inteligência.

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