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Senado aprova flexibilização do descanso para motoristas

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Scania Combustível

FONTE: AGÊNCIA SENADO

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto que flexibiliza o descanso obrigatório dos motoristas profissionais. O PLC 41/2014 altera a Lei 12.619/2012 para aumentar o tempo permitido de direção contínua, ou seja, sem intervalos de descanso. Já a jornada máxima de trabalho, que pelo projeto original poderia chegar a 12 horas, foi mantida em 10 horas, após acordo entre os senadores.

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De acordo com o texto, a jornada diária do motorista profissional continua a ser de oito horas, com possibilidade de duas horas extras, totalizando o máximo de dez horas. O texto da Câmara permitia a extensão das horas extras, se decidido em convenção ou acordo coletivo, o que poderia levar a jornada a 12 horas.

Já o tempo de direção contínua, sem intervalos, ficou como no texto enviado pela Câmara. A cada seis horas no volante, o motorista deverá descansar 30 minutos, mas esse tempo poderá ser fracionado, assim como o de direção, desde que o tempo dirigindo seja limitado ao máximo de 5,5 horas contínuas. Atualmente, o tempo máximo de direção é de 4 horas contínuas.

A ampliação do tempo tolerado de direção contínua foi duramente criticada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). Segundo ele, estudo de pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) concluiu que o risco de acidentes triplica com o aumento do tempo ininterrupto de direção de 4 horas para 5,5 horas. O senador também afirmou que a sonolência ao volante causa 22 mortes por dia no país.

Para Requião, a mudança “legitima o genocídio” nas estradas, faz dos motoristas potenciais suicidas e homicidas e mantém a sociedade refém de um trânsito inseguro. Para ele, a questão econômica não pode se sobrepor às vidas das pessoas.

– É claro que os pequenos empresários estão com problema de custo, mas esse problema de custo não pode ser resolvido à custa do sacrifício do trabalho do motorista. Que se resolva o problema de custo com diminuição de impostos, com diminuição do preço do combustível, mas não com a escravização do trabalho nas estradas – afirmou.

Responsabilidade

O senador Jayme Campos (DEM-MT) discordou de Requião e ressaltou que um estudo não vale mais que a experiência dos motoristas. Aplaudido por representantes da categoria, que estavam nas galerias, Jayme disse considerar que o maior responsável pelos acidentes não é a sonolência, mas as más condições das estradas.

– O motorista tem responsabilidade suficiente para saber se ele aguenta dirigir por cinco horas, seis horas, sete horas. Estabelecer duas horas de relógio após o almoço para descansar, nenhum motorista no Brasil quer, salvo os preguiçosos, os suga-sangues.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugeriram mudança no texto para que a extensão do tempo de direção ininterrupto dependesse de acordo ou convenção coletiva. Com isso, o tempo ficaria em 4 horas, como estabelece a lei atual, mas com a possibilidade de extensão até as 5,5 horas previstas no projeto. A sugestão, no entanto, não foi aprovada.

O atual descanso obrigatório diário, de 11 horas a cada 24 horas, poderá ser fracionado, usufruído no veículo e coincidir com os intervalos de 30 minutos. O primeiro período, entretanto, deverá ser de 8 horas contínuas. A lei atual prevê pelo menos 9 horas contínuas de descanso.

Avanço

O relator da proposta, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o texto da Câmara já representava um avanço em relação à legislação atual e avaliou que as mudanças feitas no Senado garantiam novas melhoras, como a manutenção da jornada diária em oito horas mais duras horas extras e alterações em outros procedimentos.

– Esse projeto de lei cria o seguro para os motoristas. Esse projeto de lei cria os procedimentos necessários para o teste toxicológico na renovação da carteira, que é importante. Esse projeto cria mecanismo de tratamento para aquele motorista que tem problema com drogas, esse projeto tem uma série de avanços – argumentou.

Outros senadores, como Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-RS), ressaltaram que, como o projeto retorna para a Câmara dos Deputados, ainda poderá ser aperfeiçoado.

Pedágio e exame toxicológico

O relator resolveu suprimir do texto isenções de pedágio previstas no texto da Câmara. Para ele, o benefício concedido geraria mudanças em contratos e seria revertido em cobrança extra para os demais motoristas.

– Pedágio que não se cobra de alguém vai se cobrar dobrado de outro alguém, que, no caso, seriam os veículos de passageiros, que teriam que pagar mais caro. O contrato de concessão que determina um resultado financeiro, então, é melhor não mexer – disse Jucá.

Outro ponto alterado pelo relator foi a fixação da janela de detecção do exame toxicológico em 90 dias. Pelo texto aprovado na Câmara, esses exames, feitos na admissão do motorista e na renovação da carteira de habilitação, teriam que ter a janela mínima de 90 dias. A palavra “mínima”, segundo Jucá, foi retirada do texto porque apenas um laboratório no Brasil faz exames com a janela de detecção superior a esse tempo.

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4 Comentários

  1. trabalhar nunca matou ninguem , exemplo vivo e meu pai , ja com 78 anos, dirigiu desde os 18 até os 65 , sempre viajou esse Brasil a fora , nunca teve um acidente , e tambem nunca precisou tomar arrebites , sempre soube o limite de seu organismo para parar se alimentar e continuar sua vigem , tenho muito orgulho disso , mas não e novidade para ninguem que nas estradas o que impera hj em dia e o uso de arrebites , alcool e todo tipo de drogas pesadas como o crack , não aprovar a obrigatoriedade do exame toxicologico , isso sim e assinar o massacre de vidas nas rodovias , e onerar o SUS , ter que pagar aposentoria por invalidez .
    Porque não credenciar mais laboratorios para esse tipo de exame, ai sim vamos dar mais emprego a pessoas capacitadas para esse serviço , vamos fazer com que mais pessoas ja no vicio seja tratada decentemente , tenho certeza que essa atitude deixaria só os bons profissionais atrás do volante de um veiculo pesado , um veiculo pesado ou não pode virar uma arma letal .

  2. Silvio Marinho on

    Advogado da FED TRAB ROD MT. Quem comenta a lei sem fazer cálculo de tempo na direção e tempo de descanso para almoçar ou jantar não observa que descansar por onze significa dormir numa noite aproximadamente 08h. Isto é demais para um ser humano? No Estado de Mato Grosso estamos empenhados em melhorar o salário do motorista porque é baixo mesmo.

    O Senador do Mato Grosso – JAIME CAMPOS – envergonhou o Estado de Mato Grosso com o seu discurso de que parar por duas horas para almoçar é papel de preguiçoso. Lamentável o seu conhecimento sobre o setor do transporte.

  3. sergio bernardi on

    COLOCAM PESSOAS DESPREPARADAS PARA DECIDIR SOBRE O FUTURO DO TRANSPORTE BRASILEIRO.
    SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  4. Donizete de Jesus Baptista on

    Como pode impor ler pessoas que nem para ajudente de caminhao serve cambadas de desocupados com tanta coisa importante para resolver em nosso Pais. Pelo amor de Deus vao trabalhar que vcs ganham mais, poe ler para motorista se aposentar com 20 anos de servico enquanto vcs se aposenta com um so mandato essa nossa profissao que leva e traz no braco o progresso da nossa NACAO e nao temos valor nenhum, os posto cobrando ate banho nosso.

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