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“Ser autônomo é mais negócio”

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Marlene Dias de Paula: “Ele (o contratante) sabe que a motivação de quem é dono do próprio caminhão é muito maior”

Marlene Dias de Paula: “Ele (o contratante) sabe que a motivação de quem é dono do próprio caminhão é muito maior”

Sócia da Raj Consult, de São Paulo, e tendo com clientes empresas com a TW (Wanser), Santa Cruz e L&CLogística, Marlene Dias de Paula afirma que ser autônomo é muito mais negócio hoje em dia. “O mercado de trabalho está muito mais exigente. Hoje para você exercer as profissões mais simples é preciso ter segundo grau completo”, afirma.

O caminhoneiro autônomo, mesmo que não tenha frequentado a escola formal por muito tempo, mas que procura estar informado, tem tudo para se dar bem no mercado, de acordo com ela.

Marlene conta que, aos olhos do contratante, o motorista autônomo está cada vez mais atraente. “Ele sabe que a motivação de quem é dono do próprio caminhão é muito maior”, declara. E isso não seria exclusividade do Brasil. Tendo trabalhado numa grande empresa na Inglaterra, ela diz que também lá as empresas preferem motoristas autônomos pelo mesmo motivo: a motivação para o trabalho.

Para a consultora, todo caminhoneiro tem condições de gerir seu próprio negócio.  Basta saber onde está se metendo e ter quem o auxilie. “Antes de comprar um caminhão, precisa ir ao advogado, ver quanto vai pagar de taxa de juros, se os valores estão corretos. Ele tem de ver se terá um bom contrato de agregado. Não pode sair fazendo o negócio sem planejamento”, afirma. Uma boa dica, segundo ela, é procurar assessoria no Sebrae.

Na empresa dela, Marlene seleciona profissionais para serem encaminhados às transportadoras clientes. “Fazemos testes lógicos e psicotécnicos”, conta. Quando escolhido pelo empregador, o caminhoneiro faz o curso de direção defensiva na própria Raj Consult.

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18 Comentários

  1. PAARABÉNS AO MARCELO , QUE JÁ ESTÁ COM E SEGUNDO CAMINHÃO, POCHA MAS É CORAGEM DE PAGAR MAIS DE CINCO MIL POR MES, MAS QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA, DAQUI A POUCO ELE SERÁ UM GRANDE TRANSPORTADOR, PARABÉNS

  2. wanderley carlos de santana on

    e o supremo tribunal federal o que dis desta bauburdia sem limite?conheço um deputado em sao paulo,que primeiro trata de sua empresa,depoi se sobrar tempo,ai ele vai pensar se vai ate brasilia o que voces deputados,ou o presidente da camara e do senado me diz disso?

  3. Beleza mesmo, tinham uma visão de que os motoristas era so chutar uma moita que saia um monte de traz delas. E agora?
    Esta é a nossa hora, este é o momento certo e para muitos motoristas comprarem seus caminhões. Pagávamos os caminhões para os patrões ficarem em casa dormindo, e quando chegávamos de viagem, não tínhamos tempo de passar em casa e ver os filhos. Se íamos em casa muitas vezes eramos repreendidos e ameaçados de demissão.

  4. jose carlos santana on

    É isso aí, Carga Pesada. Concordo plenamente com a matéria, pois como PRF na ativa e hoje aposentado, sempre me perguntava como seria possível submeter a carga de trabalho exaustivo e escravizante desses companheiros pelas rodovias brasileiras, aliás nem me lembro de quantos heróis já tirei debaixo das ferragens e alguns sem sobra de dúvidas acidentados exatamente pelo excesso de atividade, má conservação das rodovias, falta de ponto de apoio, com horas e mais horas sem dormir, mas que queriam ou eram obrigados a cumprirem os contratos dos patrões para ganharem alguns trocados a mais, etc. e também vítimas de muitos maus tratos pelos rincões desse imenso país de dimensões continentais. Finalizando, espero que a Lei do descanso seja respeitada, porém será preciso que cada ator faça a sua parte, pois é ilusão para o Brasil e as empresas que as cargas rápidas irão dar lucro maior, na verdade esse lucro fictício termina quando um desses companheiros sofre acidente, aí os prejuízos não justificam tanta rapidez. Que o diga as estatísticas do INSS com tantos mutilados e incapazes exatamente por não terem nenhum freio das horas de trabalho, e agora com a nova legislação, esperamos por um fim a tanto descalabro

  5. esse cidadaio não tem vergonha de fazer um comentário desses que um profissional leva 2000 mil reais por mês por isso que as estradas estão matado gente cadeia para um cidadão assim o governo não obrigou ele fazer dividas para os outros pagarem pra ele tem mais que se lasca pra aprende no mínimo comprou no pro camioneihro que era pra ser para quem era empregad0

  6. por isso que esta faltando motorista pois alguns empresarios estao pagando menos que empresas de coletivo urbano,feliz dos empresarios que estao arumando profisionais p ganha dois mil reais para trabalhar com rodotrem……

  7. kkkkkk… levar R$ 2.000,00 por mês pra casa, pra ganhar isso através de comissão o trouxa do motorista dele tem que trabalhar mais de 16 horas por dia e ainda fica fora vários dias. Que vida de maluco hem?! Leva esse cara na justiça do trabalho pra receber as horas extras bando de motorista trouxa. Sindicato safado esse de vocês ai hem? Meu salário base na carteira quase ultrapassa o salário dessa empresa ALMEIDA. Almeida, você pode treinar o restante de sua família pra pilotar seus caminhões de graça, afinal de contas é bem de família. Olha o cara plantando prova contra ele mesmo dizendo em publico que ainda paga comissão, leva esse cara na justiça do trabalho.

  8. nos motorista que já perdeu tantas noites de sono se matando 24 horas para entregar mercadorias para estes patrão que gosta de se escravizar motoristas deve pedir para que estes deputados que quer reduzir estes direito que já conseguimos sejá investigados o motivo que eles querem nós rodando 24 horas tal vez estes fás parte daquela turminha de corruptos que todo mundo quer acabar no brasil aqui fica um pergunta tal vez um destes deputados saiba min responder ela porque só os motoristas de caminhão não tem os mesmos direitos que o motorista de coletivos repito nos temos que aprender a votar estes não assistiram os movimentos de ruas as manifestacoes no brasil

  9. Donizete de Jesus Baptists on

    É so pagar bem não vai faltar motorista hoje não estou trabalhando porque 2.500,00 não para viver as despesas de estradas tem que ser do motorista que trabalha 22 hs por dia obrigado.

  10. só se for nesta região ai.tenho 25 anos de estrada. a 5 parei de trabalha com caminhão truck.ja havia trabalhado com carreta a 10 anos.resultado.não arruma emprego aqui em passos..primeiro a cidade é pequena.depois as empressas grande preferem meninos.20.25. anos.pois alguns ja falaram que o caminhão tem seguro..e motorista esta sobrando…enfim…não entendo..

  11. ALEXANDRE ADAO DA CRUZ on

    BOA NOITE TENHO PROCURA SERVIÇO DE MOTORISTA EM MINHA CIDADE SOU MOTORISTA Á MAIS DE DEZ ANOS ESTOU DESEMPREGADO A NAIS DE UM MÉS SÓ PORQUE NÃO TENHO A CATEGORIA E PARA CARETA OS EMPRESARIO DEVERIAM APOIAR AS PESSOAS QUE QUEIRAM IR PARA ACARRETA E DAR INCENTIVOS PARA NOVOS CARETEIROS ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA MUDAR A LETRA DA CARTA MAIS MÃO TENHO RECURSO FINANCEIRO BOA MOITE ……..

  12. Tudo bem eu reconheco que a lei de descanso ‘e necessaria pois em 21 anos de profissao ja perdi varios colegas por trabalharmos demais, concordo descordando pois so impoem que devemos cumprir as horas de trabalho e descanso mas qual deputado ou sei la quem foique fez essa lei porca pensou em estipular um piso salarial para o motorista so pensaram em direitos mas e o salario sendo que 90% das empresas de transporte deste pais pagam os motoristas por comissao, o cara trabalhando 16, 18 horas por dia ja nao ta ganhando o suficiente calcule agora sem poder trabalhar mais de 08 horas por dia!!!!!! Acho que tem que repensar este assunto e votar um piso salarial para nos motoristas profissionais pois temos compromissos com o dinheiro que ganhamos e dai vem um vida boa que so sabe que caminhao e caminhao porque e grande, pega e faz uma lei sem pe nem cabeca e quer enfiar guela abaixo de tudo mundo vamos fazer a coisa certa entao dai concordo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Otacílio Moreira de Almeida, dono da Transportadora Almeida, que me desculpe a sinceridade. Mas por este salario de R$ 2000 por mês vá dirigir seus 60 caminhões, que eu mesmo trabalhando 8 horas diárias, de 2 a 6 feira tiro R$ 2.500 como mecânico trabalhando como empregado e carteira assinada. Dê valor para os motoristas. O profissional não tem segurança, não tem um banheiro digno, não tem salario digno, são tratados pior que bicho. Os empresários assim como Otacílio Moreira de Almeida, dono da Transportadora Almeida, tem mais é que voltar a dirigir os caminhões. E se esta tão ruim assim como ele diz, devolve pro banco os caminhões e trabalhe por R$ 2000 por mês assim como seus heróis motoristas. Sim heróis motoristas, pois com este salario tem que ser herói pra encarar tanta dificuldade nas estradas.
    Hoje não volto pra estrada por menos de R$ 4000, com as despesa de café da manha, almoço, café da tarde e janta por conta do patrão. Se quiser caso contrario fico no meu trabalho atual. E pra completar o comentário, tenho mais de 10 anos de experiência como motorista e nunca se quer me envolvi em acidente. Pedi demissão pela falta de patrão, de segurança, de um banheiro digno e de um salario digno. E pra quem ainda esta na profissão aproveitem pra apertar os empresários, antes nos não dormíamos, agora são eles que não dormem.

  14. Dirigir 24 horas era demais, dirigir 08 horas é um absurdo. Defendo uma carga horaria semanal, talvez um banco de horas, pois como vou pagar meu caminhão dirigindo oito horas por dia e depois três dias esperando na fila para descarregar? Sugiro trez turnos de quatro horas com intervalo minimo de uma hora.Do jeito que está vai faltar caminhoneiro autonomo (VAMOS FALIR) e transportador, pois tambem vão quebrar. Pessoas inteligentes precizam melhorar esta conquista. Na outra ponta precisa readequar o valor dos fretes a esta realidade.

  15. Parabéns pela belíssima matéria precisamos, ter um olhar com atenção para os caminhoneiros, pis são eles que carregam as riquezas do País.

  16. SILVIO MARINHO DO NASCIMENTO on

    SOU ADVOGADO DE TRABALHADORES RODOVIÁRIOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, DOS AUTÔNOMOS E DOS EMPREGADOS, TRABALHEI NESTA LEI DESDE O INÍCIO. DESDE A GREVE NA EMPRESA TRANSOESTE EM RONDONÓPOLIS QUE FOI UM ESTOPIM PARA O MPT ENTRAR COM A AÇÃO DO CONTROLE DA JORNADA. ESTA LEI É FRUTO DE UMA NEGOCIAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS PATRÕES, DOS EMPREGADOS E DOS AUTÔNOMOS SOB A MEDIAÇÃO DO MPT DE BRASÍLIA. NÃO FOI INVENÇÃO DE POLÍTICO. FOI MAIS DE UM ANO DE NEGOCIAÇÃO PARA SE CHEGAR AO TEXTO PARA SER ENVIADO AO CONGRESSO NACIONAL. AGORA OS POLÍTICOS QUE DEFENDEM OS INTERESSES DOS PODEROSOS QUE CONTRATAM FRETE QUEREM MUDAR A LEI. EU CHAMA ESTA LEI DE “LEI ÁUREA DOS MOTORISTAS”, POIS COM ELA ESTAMOS TIRANDO MUITOS MOTORISTAS DA ESCRAVIDÃO. SE O HOJE O MOTORISTA ESTÁ SENDO MAIS VALORIZADO TEM A VER TAMBÉM COM OS EFEITOS DA LEI. NO MATO GROSSO A GRANDE LUTA É PARA FAZER COM QUE O MOTORISTA NÃO FIQUE COM O SEU VEÍCULO SERVINDO DE ARMAZÉM POIS COM ISSO PERDE O MOTORISTA AUTÔNOMO E PERDEO EMPREGADO. AQUI NO MATO GROSSO, OS MOTORISTAS JÁ DERAM MUITOS EXEMPLOS DE UNIÃO E FORÇA E É ASSIM QUE OS MOTORISTAS TÊM QUE PENSAR E LUTAREM PARA MELHORAR O RESPEITO A ESTA PROFISSÃO IMPORTANTÍSSIMA PARA O BRASIL.

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