Luciano Alves Pereira
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) vem cada vez mais fazendo umas paradas para olhar no retrovisor e com todo o mérito homenagear as associadas históricas. No final do ano passado, o presidente Francisco Pelucio idealizou o preito às transportadora que ingressaram na entidade paulista há mais de 50 anos e “sobreviveram a muitos obstáculos em suas trajetórias, sempre juntas do Setcesp”, declarou Pelucio durante a solenidade ocorrida na sede da entidade no começo da Dutra, a qual abriga também a NTC & Logística, em São Paulo.
Pelucio estava em final de mandato − sucedido por Manoel Souza Lima Jr. para o triênio 2013/15 –, mas teve a boa lembrança de anunciar “a continuidade das homenagens, pois é extremamente importante reconhecer a parceria de nossos associados e prestigiar histórias tão longas e de sucesso. As empresas de transporte dão exemplo de longevidade, mesmo em condições tão difíceis de atuação”.
Compareceram cerca de 200 convidados cuja atenção e reverência estiveram voltadas a uma valiosa lista de empresas sediadas em diferentes regiões do país. Nela estão o Expresso Piracicabano, a Transportadora Americana, a Transremoção, a Hermol Transportes, a Irmãos Pozzani, a Transportes Mimoso, o Rápido 900, a Transportes Atlas, a Minas-Goiás Transportes, o Rapidão Cometa, o Expresso Sul Americano, a Gonçalves Transportes Especializados, o Rodoviário Afonso, o Expresso Tamoyo e o Expresso Salomé.
A Minas-Goiás, de Belo Horizonte, representou MG, através do seu diretor Afonso Moreira de Souza, que recebeu um rico troféu dourado, o qual simboliza o Jubileu de Ouro de sindicalização das cinquentonas à entidade. Afonsinho é reconhecido pela homenagem e lembrou que sua empresa filiou-se ao Setcesp em 1956 – Era JK –, pelo então diretor Lucas Baptista Rezende (falecido). No mesmo ano, a transportadora abriu filial em São Paulo e o Setcesp ainda tinha sede na Rua 24 de Maio.