“O caminhoneiro precisa se preocupar mais com o meio ambiente. O problema é a falta de instrução. Quanto mais instrução, mais consciência.” Esta é a opinião do caminhoneiro paulistano Antonio Caetano Ramos, que levou toda a família para assistir à apresentação da Caravana Ecológica na Festa do Caminhoneiro do Posto Sakamoto, em julho.
A Caravana Ecológica – projeto teatral criado pela revista Carga Pesada, que tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo – desde julho do ano 2000 se apresenta por todo o Brasil e tradicionalmente nas grandes festas da Via Dutra.
São 12 anos de espetáculos que se renovam em assuntos e na forma de abordagem a cada ano. A nova versão do projeto reforça a tradicional mensagem “Estrada Verde, Água Limpa” e convida cada um a combater o tráfico de animais silvestres nas rodovias.
Este ano, além das apresentações teatrais, a Caravana teve uma atração a mais: o caminhoneiro Marcelo Mastroiani dos Santos, autoapelidado de Palhacim Doidim, divertiu as crianças no estande da Volvo. Ele faz atuações voluntárias como palhaço, mas seu sonho é ser palhaço “de verdade” como o pai e levar alegria à estrada.