Volkswagen constrói caminhões de acordo com a necessidade do cliente
O conceito “menos você não quer, mais você não precisa” continua se mostrando eficaz e ajudando a Volkswagen a permanecer como líder no mercado nacional de caminhões. A avaliação é do vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), José Ricardo Alouche. No ano passado, a marca ficou com 27,2% do total do mercado.
“Eu tenho muito orgulho de falar dessa liderança de 19 anos, ainda que não sejam 19 anos consecutivos, mas que atestam que os nossos produtos e serviços estão adequados às necessidades do nosso cliente”, afirma.
A Volkswagen foi a marca que introduziu o conceito de taylor made (sob medida) na indústria brasileira de caminhões. “Sempre procuramos nos adaptar ao que nossos clientes precisam.”
MENOR CUSTO
Visando a satisfação do mercado, Alouche lembra que a montadora lançou uma enorme gama de caminhões nos últimos dois anos – cerca de 45. “Entre eles, os novos extrapesados e o Delivery Elétrico. São veículos que estão encantando todo mundo”, alega.
A marca, conforme destaca o vice-presidente, oferece o melhor TCO (Custo Total de Operação) para o mercado. Esse conceito envolve desde o preço de aquisição, passando pelos custos de manutenção e chegando ao valor de revenda. “A Volkswagen é a marca que entrega o melhor resultado em todos os segmentos que nós atuamos.”
MAIS POTÊNCIA E CONFORTO
O ano de 2023 é bastante desafiador, uma vez que passou a ser obrigatória a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes, mas aumenta o custo dos veículos. “Nós fomos além de apenas atender à lei, entregando novos modelos completamente remodelados.”
Passaram por total remodelação desde os Delivery Express até os extrapesados Meteor, incluindo a linha Constellation. “Todos têm mais conforto, mais robustez, mais segurança e menor custo operacional”, alega.
Entre as novidades, ele destaca o novo 26.320, resultado da remodelação do emblemático 24.280, mais uma vez um dos líderes em vendas entre os semipesados em 2022 com 2625 unidades emplacadas. “É um veículo que nasce para fazer história no nosso país”, declara. “Embora tenha mais potência, ele é mais econômico. O PBT (peso bruto total) foi elevado de 24 para 26 toneladas. É um dos veículos mais robustos do segmento e que vai apresentar melhor desempenho, com custo operacional baixíssimo”, avisa.
NOVOS INVESTIMENTOS
A VWCO anunciou investimentos de R$ 2 bilhões até 2025. E o objetivo desse incremento é atender os parâmetros de ESG – sigla em inglês que quer dizer governança ambiental, social e corporativa. “A Volkswagen presta muita atenção a esses três pilares. Temos investido muito e fomos inovadores ao lançar o primeiro caminhão elétrico (e-Delivery) 100% desenvolvido no País.”
De acordo com Alouche, muita gente pensava que a eletrificação levaria mais 20, 30 anos para chegar ao Brasil. “Para nós já é realidade. Esse caminhão vem a cada dia tendo mais aceitação. Reforço: é o primeiro elétrico desenvolvido no País com preço de manutenção baixo e com grande parte das peças nacionais produzidas aqui”, declara.