Se não houver mais nenhum adiamento, a partir do dia 1.o de junho a tolerância na pesagem por eixo volta a ser de 5% e não mais 7,5%. Isto é o que está previsto na resolução 258 do Contran segundo o engenheiro Rubem Melo que fez palestra esta semana em Londrina sobre Redução de Acidentes e de Multas por Excesso de Peso a convite do Setcepar – o sindicato das empresas de transportes do Paraná.
Melo chamou a atenção dos transportadores para a importância da distribuição correta da carga respeitando a capacidade técnica de cada eixo para evitar as multas. E explicou como o excesso de peso causa problemas para as rodovias: “o que quebra ponte é o excesso no PBT (peso bruto total) e o que estraga o asfalto é o excesso por eixo”, resumiu.
Especialista em inspeção veicular, o engenheiro também falou dos cuidados básicos para evitar um dos acidentes mais comuns com caminhões, o tombamento. “Para cada caminhão roubado, há oito tombados”, comparou. Segundo ele, os tombamentos acontecem porque os caminhões precisam de pouca força lateral para tombar. Além disso, enquanto os automóveis em excesso de velocidade cantam os pneus e depois derrapam antes de tombar, o caminhão carregado tomba antes de derrapar.
Isso acontece porque nas curvas e manobras, o peso é transferido do lado interno para o lado externo da curva, e o motorista não percebe. Segundo Melo, este problema é mais grave ainda nas composições mais longas, como bitrens e rodotrens e no transporte de carga líquida.
Todos estes temas serão tratados em cursos que o Setcepar está programando para transportadores. Maiores informações poderão ser obtidas no site http://www.setcepar.com.br/
Leia também a reportagem publicada na Revista Carga Pesada “É preciso encontrar o ponto G do caminhão” no link http://www.cargapesada.com.br/edicoesanteriores/edicao153/edicao153.php?id=208
10 Comentários
com os preços do frete como estao, o caminhao devia levar 100 ton. talvez o caminhoneiro visse algum lucro (podia criar o quadri-trem) só brincando mesmo excesso de peso acaba com o veiculo e estradas, mas o frete tem que melhorar para o autonomo senao vao morrer na praia infelizmente.
Quem coloca excesso de peso pensa que esta ganhando mas na verdade esta acabando com o caminhão,deveria ser proibido os bi os tri e o quarto eixo,só serve para acabar com as estradas e baratear os fretes,os engenheiros projeta os caminhões para determinado peso ai vem os otarios e começa a colocar eixos a mais e as autoridades libera, com isso as estradas vai se acabando os acidentes é constante e esta tudo certo resumindo que se dane a segurança e a vida humana.
DEVERIA HAVER PALESTRA E TREINAMENTO TAMBEM PARA O PROFISSIONAL QUE CARREGA OS CAMINHÕES; SÃO ELES QUE DEVEM SABER O QUE É PESO ENTRE EIXOS E ELES QUE DEVERIAM SABER COMO DISTRIBUIR A CARGA NA HORA DO CARREGAMENTO; A MEU VER, E O CARREGADOR E O MOTORISTA OS RESPONSAVEIS PELA CARGA BEM DISTRIBUIDA. E A MINHA OPINIÃO
ha muitas fabricas que não fazem o carregamento com excesso de peso , o problema é que com essas autorizações que existe e que são dadas pelas nossas proprias autoridades, fica dificil de se controlar, ou a lei é uma só para todos ou libera geral, o que não falta é gente que esta cheio de divida,caminhão e carreta para pagar, e que não pensa que esta tirando a carga de outra pessoa,barateando o frete,depois fica reclamando que a categoria é desunida,que todo mundo manda,tudo é ruim,vamos ter um pouco mais de consciencia que a coisa muda, é só tentar
As multas por excesso de peso deveriam ser para as empresas que carregam o caminhão e não para o caminhoneiro, o cara ta 1500 km longe de casa doido pra voltar só tem carga de excesso, o que ele vai fazer? ou carrega ou volta vazio, o que você escolheria!
deveria ser iqual aos estados unidos ,mas aqui no brasil um tem o olho maior que o outro.se o cara puder ele leva tudo e deixa os companheiros shupando dedo ,so pensam neles . eu ja vi bitren com 100 toneladas em barreiras ,o cara se acha o maioral mas nao sabe ele o quanto se preojudicam. tem que ter uma fiscalisacao mais rigorosa ,e mudar a lei da balanca aqui no brasil.tem que acabar com bitrens e rodotrens ,tem que ser carreta normal,com frete de quilometro percorido. mas tem motorista se achando o maximo andando em uma carreta de 30 metros ,e ganhando a mesma coisa de uma carreta comun.
gostei do comentário do EDUARDO FERREIRA temos que lembrar que temos uma vida só,uma passagem rápida neste mundo, não vamos levar nada apos a morte,tem caminhoneiro igual a certos políticos e certos dirigentes de empresas tem uma ganancia descontrolada querem o mundo só para si,esquece mulher filhos, só querem cargas, não fazem contas do frete, só querem trabalhar,querem caminhão grande,para levar o máximo de peso,estradas e pontes não são problemas deles,depois que tudo esta sucateado e mais fácil falar mal do governo,essa gente não fase nada,eles fizeram destro iram tudo, um dia mais dias eles vão refletir melhor.
nao existe nas empresas balanças igual a do dnit so se for adinvinho para acertar o peso nos eixos
nao consigo entender o denit fica o tempo todo na balança rodoviaria na rodovia presidente dutra em resende rj. e nesta balança na madrugada passa todo e qualquer caminhao com ate 50% a mais da sua capacidade de carga.seria este um beneficio para quem trafega a noite, ai vem um estudioso que acha que o que danifica a rodovia sao os 2.5% que vao reduzir nos eixos parabeniso o sr. engenheiro rubem melo pela brilhante deduçao
o excesso de peso nos eixos deveria ser responsabilidade do embarcador para casos em que a carga é única e ele o unico embarcador………….cargas granéis não há como definir a distribuição no olho. como o transportador autonomo pode ser chamado a receber pontos na cnh e pagar multa se ele não é balança………..covardia……….