Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Transportadora Tora compra 180 novos Scania

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

 

Uma das maiores operadoras logísticas do País, a empresa também contratou os principais serviços da montadora

Com um aporte de R$ 69 milhões, a Tora Transportes – um dos maiores operadores logísticos do País – adquiriu 180 caminhões da Nova Geração da Scania, todos com freio auxiliar Retarder. O lote está dividido em 130 unidades do modelo R 450 6×2 e 50 unidades do R 500 6×4. As entregas, que começaram em fevereiro e chegaram a cerca de 100 unidades, serão concluídas até outubro.

Em cinco meses, a empresa já notou uma economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa Scania. O negócio foi fechado pela Casa Scania Itaipu, que atende o cliente na sua matriz, em Contagem (MG).

As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (14) em evento da montadora realizado na cidade mineira.

A Tora faturou R$ 675 milhões em 2018 (ver quadro) e tem previsão de crescer 14% neste ano. Só de impostos, a transportadora recolheu R$ 103 milhões no ano passado.

Segundo o vice-presidente Édson Fernandes, que participou da entrevista coletiva, a frota própria da empresa é responsável por 30% do seu faturamento. Outros 40% vêm dos agregados e mais 30% dos carreteiros autônomos.

São 400 cavalos na frota própria, 850 agregados ativos e mais de 2.000 autônomos que eventualmente prestam serviços para ela. Para gerenciar tanto veículos, a empresa fez investimentos recentes de R$ 25 milhões na transformação digital da cadeia logística, e conta com a parceria Truckpad. O contato com os motoristas se dá via smartphone.

A tecnologia permite a empresa ter controle sobre a forma como eles atuam e se respeitam a jornada legal. “O motorista recebe uma classificação e, em caso de necessidade, receberá treinamento na concessionária Itaipu”, conta.

Aqueles que trabalham nos 50 caminhões destinados à mineração dispõem de sensor de fadiga via câmera instalada no caminhão. “Olho fechado, bocejo e desatenção acionam o sistema com sinal sonoro dentro da cabine e já acionando a central de monitoramento”, explica.

A telemetria garante que a empresa tenha todos esses controles. E um grande aliado são os sérvios Scania.

A Tora contratou a conectividade por meio do Desempenho, o pacote mais completo da montadora, que reúne Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento).

Central de monitoramento da Tora

“Estamos muito satisfeitos com os serviços da Scania. Com a chegada da Nova Geração de caminhões, a marca nos convida para ir além, fazer um outro tipo de gestão do transporte. Os serviços também evoluíram. Por isso, resolvemos adquirir a solução mais completa, pois comprovamos a real eficiência e o aumento da disponibilidade da frota. Nossa expectativa é reduzir em 3% nossos custos gerais já em 2019”, afirma Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes.

A empresa já utiliza o sistema TMA – Tailor Made for Application – que começa na aquisição dos caminhões, adequados para cada tipo de operação, e segue no monitoramento personalizado de cada veículo e de cada motorista.

Operação de containeres da Tora em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.O R-500 da nova geração do lote de 180 unidades que acaba de ser adquirido, já está em atividade.

Posted by Revista Carga Pesada on Friday, June 14, 2019

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

3 Comentários

  1. A Janaína Araújo e o Edson Fernandes estão de parabéns, extensivo a toda a equipe.

    É gratificante ver nos últimos cinco anos, demonstrados no gráfico o avanço da empresa neste cenário desfavorável.

    O aumento do faturamento, após a consequente amortização de dívidas fica patente nos gráficos mostrados. Com isso todos ganham. Empresa com melhor retorno ao capital investido, Governo com ampliação da arrecadação de imposto e sociedade com aumento de segurança nas estradas através da modernização da frota e a inclusão de modernos sistemas de segurança e logística nos transportes.

    Quiçá tenhamos mais e mais empresas que possam seguir este caminho de sucesso com responsabilidade social adotado pela Tora Transportes e a melhoria da cadeia logística de transporte em todo o Brasil.

    Janaína, Édson, resiliência e sabedoria nas futuras decisões.

  2. Infelizmente essas empresas estão cada dia mais ricas e seus agregados e autônomos mais na miséria!
    Empresa que se preocupa com seus colaboradores são as que reconhecem que o crescimento não depende somente dos administradores como comentado acima pelo que bajula 2 pessoas e nada se fala do coitado que faz esses caminhões mover e, sim as que levam em consideração o seu colaborador não somente com palavras, mas repartindo uma parte de seus lucros com os empregados, agregados e autônomos, principalmente pagando fretes e salários que condizem com a necessidade de remunerar os pobres que investem vida, e recursos que tem para conquistar um bem que será pago com luta, suor e noites de sono perdidas!
    Uma boa amostra é conversar com os empregados de 10,20 e até 30 anos doando suas vidas pela empresa! Pergunte aos mesmos como era a sua situação antes e depois de tanto tempo na empresa! Muitos ainda moram no mesmo barraco nas comunidades “favelas” como antes…

Leave A Reply