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Transportadores de grãos esperam reajuste de 10% no frete

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Nelson Bortolin

Transportadores de grãos de todo o País estão em compasso de espera para a colheita de mais uma superssafra de soja. A última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que serão colhidas 196,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra. Isso representa um crescimento de 5,2% em relação à anterior. O maior crescimento será na soja (10,8%), que representa quase metade da produção (90,3 milhões de toneladas), e cuja colheita é concentrada no início do ano.

Diante de números tão expressivos, os transportadores apostam num aumento de 10% no frete no pico da safra (fevereiro e março). É o caso de Santo Nicolau Bissoni, sócio diretor  da Transportadora Botuverá, com sede em Rondonópolis (MT). “Eu acredito nisso. Em fevereiro teremos um frete 10% maior que o do ano passado”, afirma.

Por enquanto, com pouquíssimas toneladas de soja colhidas e todos os caminhões do País disputando os grãos de Mato Grosso, cuja colheita acontece primeiro, os fretes estão bem baixos. Segundo Bissoni, são R$ 180 a tonelada de Rondonópolis a Santos. A estimativa é que chegue a R$ 240, no pico da safra, no mesmo trajeto.

Caminhoneiros esperam para descarregar no terminal da ALL em Alto Araguaia (fevereiro/13)

Caminhoneiros esperam para descarregar no terminal da ALL em Alto Araguaia (fevereiro/13)

O empresário só lamenta as condições de infraestrutura do País, principalmente às do Centro-Oeste. “Infelizmente, a infraestrutura não acompanha o desenvolvimento do agronegócio, que se torna cada vez mais produtivo”, declara. Ele diz que as chuvas mal começaram em Mato Grosso e as estradas já estão esburacadas. “Além disso, estão muito mal sinalizadas. Teremos grandes dificuldades”, salienta.

Bissoni não acredita que a estreia do terminal da ALL em Rondonópolis nesta safra irá ajudar no escoamento dos grãos. “Foi só uma transferência de problema de Alto Araguaia para cá. Falta (a ALL) investir em mais vagões, em manutenção dos trilhos. Sem isso, nada muda”, opina. Ele conta que, “com apenas 1% ou 2%” da soja colhidos, Rondonópolis já está cheia de caminhões. E que a cidade vai enfrentar o caos em fevereiro. “Teremos muitos problemas nesse trecho de 25 quilômetros até o terminal”, estima.

No próximo mês, a Botuverá vai experimentar levar soja até o Pará, no porto fluvial de Miritituba, “Depois que a chuva acalmar, vamos experimentar esse trajeto. O problema é que ainda tem um trecho que não está asfaltado (na BR 163)”, aponta. Ele acredita que a saída para o Norte é necessária, mas não vai resolver o problema porque a produção brasileira cresce sempre mais que a infraestrutura.

Além de grãos, a Botuverá transporta plumas e óleo diesel, com uma frota própria de 180 caminhões e 300 agregados.

 Endividamento

O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Maringá (Setcamar), Geasi Oliveira de Souza, também espera um aumento de 10% no frete no pico da nova safra na comparação com o mesmo período do ano passado. “Isso se tudo ocorrer como o previsto e faltar caminhão no mercado”, ressalva. Mas ele, que também é integrante da Câmara Temática de Agronegócio da NTC&Logística, acredita que o transporte de grãos vive um momento delicado. “As transportadoras estão endividadas como nunca, compraram muitos caminhões com recursos do BNDES. Se a safra não corresponder, o problema será grande”, afirma. Para Souza, as empresas de transporte não devem ficar dependentes apenas de um segmento da economia. “É preciso diversificar”, aconselha.

Em relação aos problemas de infraestrutura, ele conta que o escoamento de grãos por Paranaguá melhorou muito nos últimos anos, com a implantação da Operação Safra, sistema que exige o cadastramento do caminhão no porto antes do início da viagem. “Esse sistema está em processo de ajuste, mas não há mais aquelas filas enormes de caminhões esperando nas rodovias”, conta. 

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8 Comentários

  1. Aonde frete 10% maior que 2013? Ta por fora, com a quantidade de caminhão que aumentou, transportadores são empresarios amadores, nenhum tem programação, e igual criança quando quer um brinquedo, liberou credito arrisca em 60 a 120 de carné, isso as Tradings adora, endividamento, com isso trabalham em qualquer frete para pagar as contas, falta profissionalismo no segmento!!!! E DALE RECUPERAÇÃO JUDICIAL!!!!!!!!!!!!

  2. FALOU TUDO, AMADORES, arriscam em ate 120 meses, 10 anos em um País desorganizado como o nosso e muita falta de profissionalismo, por isso que os fretes estão nesses preços, lei da oferta e procura, ou acharam que dobrando as frotas os fretes iriam continuar nos mesmos preços? VOLTOU O QUE ERA ANTES EM 2011, PREPAREM PARA UMM ANO DIFICIL CHEGA DE SE ILUDIREM, CAIAM NA REAL, FRETE 10% MAIS BAIXO QUE EM 2014, DIESEL SUBIU EM UMA ANO 20%, ISSO VOCES NÃO VEM?

  3. CONCORDO COM VOCES, REVISTA PUBLIQUE ISSO!!! E QUESTÃO DE SOBREVIVENCIA!!!! DE AGOSTO ATÉ AGORA EM RONDONOPOLIS E JACIARA ENTRO 1.000 CONJUNTO 9 EIXO ZERO, ISSO MESMO “MIL NOVE EIXO ZERO”GRANDES FROTISTAS COMPRARAM 300, 400, FORA VENDA DE 10 E 20, QUE HOJE CAMINHÃO SE COMPRA IGUAL COMPRAR BANANA, PERDERAM A NOÇÃO DE ENDIVIDAMENTO, SE CADA CAMINHÃO CARREGAR 50 TON, OU SEJA 50TON X 1000= 50.000(ciquenta miltoneladas)CADA CAMINHÃO FAZ 6 VIAGENS/MÊS = 300.000(TREZENTAS MIL TONELADAS) VEZ 12 MESES NO ANO = 3.600.000(TRES MILHOES E SEISCENTAS TONELADAS) ANO, A PRODUÇÃO DO MATO GROSSO AUMENTOS 1.500.000(HUM MILHÃO E QUINHENTAS MIL TONELADAS) I AI? EU PERGUNTO? I AI? A QUANTIDADE DE CAMINHÃO SÓ EM DUAS CIDADES E DOBRO DA PRODUÇÃO!!!!!! O QUE VAI ACONTECER? FRETE BAIXO, FILAS, FALTA DE MOTORISTAS, PESSOAL, ACORDEM!!!! CRISE NO TRANSPORTE DE GRÃOS, ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES, RECORREM AO BNDES, PRORROGAÇÃO NAS DIVIDAS, MUITOS ESTÃO ENTRANDO EM BANCOS, PEGANDO CAPITAL DE GIRO PARA PAGAR FINAME!!!! VAI QUEBRAR!!! O QUE ADIANTA PAGAR JURO DE 4% AO ANO E TER QUE PEGAR JURO A 8% AO MES PARA PAGAR FINAME!!!!!REVISTA, PRECISAMOS DE UMA MATERIA SOBRE ISSO!!!!VAMOS ACORDAR!!! TRANSPORTE DE GRÃOS ESTA EM CRISE!!!! ACORDEM!!! POR FAVOR PUBLIQUE ESSA MATERIA!!!!!!

  4. PURA VERDADE! UMA EMPRESA NOS LIGOU OFERECENDO FRETE PARA SANTOS A R$ 100,00 MAIS PEDAGIO, CARREGAR EM GOIAS PARA SANTOS, VAI DAR 1.400 KM, IMAGINA SÓ, PAGA MAIS 15,00 DE PEDAGIO PARA VOLTAR, FRETE SOBRA R$ 85,00, GASTA 80% EM DIESEL, VAMOS QUEBRAR……

  5. Iai transportadores do MATO GROSSO, o frete reajustou 10% KKKKKKKKK, otarios mesmo!!!!!! Acorda pessoal!!!!! 10% A MENOS!!! DEIXA REGISTRADO AI, QUANDO ACABAR A SAFRA VOU PERGUNTAR NOVAMENTE, RESVISTA QUEREMOS UMA MATERIA APOS A SAFRA, VOCES VÃO VER, FRETE 10% MENOS QUE 2013, DIESEL 22,5% DE REAJUSTE.

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