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Vans já são mais usadas no transporte de cargas

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O segmento de comerciais leves mais que quadruplicou em 10 anos. Passou de 9,5 mil unidades em 2002 para 44,6 mil em 2011. Desde que as vans chegaram ao mercado brasileiro com o modelo MB 180, em 1994, a vocação natural da maior parte dos veículos comercializados foi a utilização no transporte de passageiros. Hoje os números inverteram: 60% das unidades são vendidas para o transporte de cargas. “Muitos clientes estão migrando para as vans devido às leis de restrições de circulação nos grandes centros urbanos”, explica  Adriana Taqueti, Gerente Senior de Vendas e Marketing Vans Brasil, da Mercedes-Benz.

Além da tradicional Sprinter15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), a montadora acaba de lançar as exclusivas versões da Sprinter 17+1 e 20+1 – maior van de transporte de passageiros do mercado. A nova linha Spinter foi lançada no final de maio e a Mercedes-Benz projeta para 2013 a venda de 13 mil unidades. “O setor deve continuar crescendo cerca de 5% ao ano”, prevê Adriana.

Sprinter_mista-1024x682 bA Sprinter é fabricada na Argentina, na Alemanha e na China. A planta da Província de Buenos Aires, onde aconteceu este último lançamento, tem capacidade para produzir 18 mil unidades em dois turnos e exporta quase 70% para o mercado brasileiro. Até 2015, a produção deve dobrar e em breve deve chegar o sucessor do Vito, já vendido na Europa, uma van leve que será vendida no mercado brasileiro.

A Mercedes-Benz está trazendo também a primeira van de uso misto do Brasil, com capacidade para seis ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga. A solução atende a necessidade de clientes que necessitam carregar menor volume de carga e mais passageiros, sem abrir mão do conforto como equipes de promoção, organização de eventos, foto e filmagem, publicidade e catering.

sprinter 1 bAlém da nova versão de transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades com relações que proporcionam mais economia, a nova linha vem com um programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo que freia de acordo com a distribuição da carga e o centro de gravidade do veículo. Ele atua integrado a outros sistemas de segurança  já conhecidos como o ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O preço do modelo chassi com rodado simples, equipado com air bag, ABS, vidros elétricos, farol de neblina e rádio de série, está em R$ 77.167,00. O furgão curto com teto baixo com air bag, ABS, vidros elétricos,  faróis de neblina e rádio está em  R$ 85.605,00.

A Mercedes-Benz possui uma completa linha de veículos comerciais leves com 52 versões disponíveis. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Mercedes-Benz com informações de Claudia Albuquerque)

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