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Venda de pesados Scania cresceu 80%

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07-R 440 6x2_Frigorífico_optSe existe uma montadora de caminhões com motivos de sobra para comemorar o balanço de 2013, o ano dos extrapesados, essa montadora é a Scania. O ano terminou com 17.983 caminhões vendidos – simplesmente 80,9% a mais do que os 11.078 vendidos em 2012. E esse número significa que a Scania elevou sua participação no mercado nacional de extrapesados de 23,9% em 2012 para nada menos que 32,2% em 2013.

Tudo isso sem Finame por três meses, de outubro a dezembro, período em que essa linha de crédito do BNDES esteve suspensa pelo governo. Como se sabe, quase todas as vendas de caminhões, hoje, no Brasil, são financiadas pelo Finame. É o que acontece com 97% das vendas da Scania.

Num evento em que esse balanço foi divulgado, em São Paulo, em fevereiro, diretores da empresa fizeram uma lista das principais razões que explicam uma elevação tão grande na demanda de caminhões extrapesados. Primeiro, o dinheiro barato e com juros negativos do Finame; depois, a colheita recorde de grãos; e o aumento da renda das famílias.

Para completar, depois da ressaca de 2012 com a entrada dos novos motores Euro 5, os grandes frotistas voltaram a comprar em 2013.

O R440 da Scania foi o caminhão mais vendido não apenas entre os pesados, mas também de toda a indústria. Economia e conforto foram os itens destacados pelos clientes que adquiriram 10.508 caminhões desse modelo, dos quais a grande maioria foi para o agronegócio (44%) e para cargas industriais (36%).

A estratégia da montadora, de aliar a venda dos caminhões a pacotes de serviços e manutenção, também saiu reforçada. As vendas de programas de manutenção cresceram 65% e as de peças originais,13%.

Na visão do diretor de vendas da Scania, Eronildo Santos, “vivemos um novo mercado e nossa marca tem se destacado por oferecer soluções de vendas de transporte de carga e de passageiros com veículos e serviços integrados que proporcionam economia de combustível, produtividade, rentabilidade e baixo custo operacional”.

Para atender as demandas provocadas pelo crescimento da frota rodante, a rede de concessionários Scania receberá investimentos de R$ 130 milhões até 2015. Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania do Brasil, diz que o número de pontos de atendimento crescerá de 112 para 133 até 2015. “Aliás, temos avançado também com nosso plano de ter 100% das casas Scania padronizadas. Alguns pontos foram reestruturados ou mudaram de endereço para melhor atendimento. Devemos ter as casas o mais perto possível das rodovias, para facilitar a operação do cliente”, acrescentou.

A montadora também comemora o maior crescimento nos semipesados, com a boa aceitação do P310 8×2, pioneiro com o quarto eixo direto de fábrica, e que atingiu a marca de 1.193 caminhões vendidos de um total de 1.715. Com estes números, a Scania conquistou 3,6% de participação nessa faixa de mercado e pretende chegar a 10% em cinco anos. Os veículos fora-de-estrada também atingiram recorde de vendas. Tudo somado, o Brasil se manteve na condição de maior mercado na venda de caminhões, chassis de ônibus e peças da Scania no mundo.

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