Foram emplacados 9.360 veículos no mês; Volvo FH 540 está no topo do ranking
Nelson Bortolin
No mês de maio, foram emplacados no Brasil 9.360 caminhões, uma quantidade 11% inferior aos emplacamentos de abril (10.549). No acumulado do ano, o mercado de caminhões apresenta alta de 7%. De janeiro a maio, foram emplacados 45.796 veículos contra 42.614 do mesmo período do ano passado.
Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e foram divulgados nesta quarta-feira (6).
O mercado de veículos de forma geral (que inclui também automóveis, motocicletas, implementos e ônibus) sofreu queda de 8,29% em maio, quando foram emplacadas 376.568 unidades contra 410.609 de abril. A entidade atribui a retração ao fato de maio ter um dia útil a menos que abril. E ressalta que a comparação com maio de 2023, quando foram emplacadas 357.228 unidades, mostra um avanço do mercado.
No acumulado do ano, são 1,787 milhão de veículos emplacados, quantidade 16,6% superior ao do mesmo período do ano passado.
Em seu relatório, a Fenabrave alega que é cedo para avaliar o impacto da crise climática do Rio Grande do Sul sobre o setor. Das 722 concessionárias gaúchas, 300 foram atingidas pelas chuvas. O mercado daquele estado representou 4% do total nacional no período de janeiro a abril.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou números de licenciamentos parecidos com os da Fenabrave. Segundo a entidade, foram licenciados em maio 9,5 mil, o que representa uma redução de 11,3% na comparação com abril e expansão de 16,1% em relação a maio do ano passado. No acumulado do ano, são 46,8 mil caminhões licenciados contra 44,7 mil no mesmo período de 2023. O crescimento é de 4,8%.
Já a produção do mês foi de 11,2 mil caminhões, uma queda de 4,2% perante abril. Na comparação com maio de 2023, há um expressivo aumento de 33,1% no número de veículos pesados produzidos. E, no acumulado do ano, a produção atingiu 52,2 mil unidades, representando um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Volvo FH na liderança
Segundo a Fenabrave, o caminhão mais vendido em maio é o pesado Volvo FH 540, com 560 emplacamentos. Em segundo lugar, com 449 unidades emplacadas, está o VW 11.180. E, em terceiro, com 385 emplacamentos, vem o semipesado Volvo VM 290.
No acumulado do ano, a liderança do primeiro e segundo lugares é a mesma. Foram emplacados 3.184 Volvo FH 540 e 2.174 VW 11.180. No terceiro lugar, há uma diferença: o Scania R450 aparece com 2.165 emplacamentos.
Veja quadros no final desta reportagem.
O levantamento da Fenabrave mostra ainda a participação das marcas de caminhão no mercado. De janeiro a maio, a liderança é da Volkswagen, com 25,49%. Em segundo lugar, com 23,06%, vem a Mercedes-Benz; e, em terceiro, com 18,84% está a Volvo.
Scania, DAF e Iveco, ocupam respectivamente a quarta, quinta e sexta posições, com participações de 16,84%, 8,30% e 6,75%.
Por último, o relatório aponta a chinesa Foton, com 0,35% de participação. As demais marcas representam 1% do mercado.
Só 180 elétricos
A Fenabrave também mostra que o mercado de caminhões elétricos ainda é muito incipiente no Brasil. Durante todo o ano, foram emplacadas apenas 180 unidades contra 187 no mesmo período de 2023. Volkswagen e JAC são as marcas que respondem pela maior parte das vendas de elétricos.
No relatório, o presidente da Fenabrave, Andreta Júnior, faz uma avaliação sobre a performance do mercado de caminhões neste ano: “Foram mais de 45 mil unidades comercializadas em apenas cinco meses. O agronegócio e setores industriais ainda impulsionam o segmento, mas observamos aumento importante na construção civil e na locação de caminhões para que as empresas de transporte não precisem investir seu capital de giro neste momento.”