Segundo a Fenabrave, postura mais agressiva de venda pela rede de concessionárias e os fabricantes funcionou
Nelson Bortolin
O mês de julho foi positivo para o mercado de caminhões novos no Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado foram vendidos 10.523 veículos, um aumento de quase 25% em relação a junho. No acumulado do ano, de janeiro a julho, foram registrados 63.945 emplacamentos, o que representa uma queda de 3,85% na comparação com o mesmo período de 2024.
“É um bom início de semestre para o mercado de caminhões, mas devemos lembrar que o cenário permanece desafiador pelo crédito caro e pela cautela nos investimentos por parte de setores da economia”, afirmou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, por meio da assessoria de imprensa.
Ele destacou que o desempenho de julho foi superior à média da primeira metade de 2025, de cerca de 8,9 mil unidades mensais. “Historicamente, o mês de julho apresenta volume de emplacamentos levemente superior ao de junho, em função do número de dias úteis. Mas, neste ano, além desse fator, a redução na expectativa de volume total de emplacamentos para o ano estimulou fabricantes e concessionários a adotarem postura mais agressiva de vendas, para acelerar o giro dos estoques”, explicou.
Veja abaixo quais são os 10 veículos mais vendidos no Brasil de janeiro a julho:
O levantamento da Fenabrave, divulgado nesta segunda-feira (4), mostra que o mercado de caminhões elétricos ainda é incipiente no Brasil. Em julho, foram vendidos apenas 217 unidades no acumulado do ano, uma redução de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Veja os fabricantes de elétricos que venderam unidades de janeiro a julho no País: