Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Você é o repórter

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Cartel dos postos é coisa da imprensa

 

Abimael Teodósio da Silva (Bauru-SP), Alailson dos Santos Machado (Serra-ES) e Samuel Lins Rodrigues (Londrina-PR) – Por que o diesel é tão caro no Brasil?
Primeiro, por excesso de impostos. Alguns são o ICMS, de 17% em Mato Grosso, 12% em São Paulo, por exemplo, os royalties que são pagos a alguns Estados, e a CIDE, contribuição arrecadada pelo governo federal e que neste momento está suspensa. Sem impostos, o diesel ficaria em R$ 1,20 a R$ 1,30. O transporte também é caro, tanto faz que seja de caminhão, de trem ou pelo duto que fizeram de Goiás para Mato Grosso, é tudo parecido. E há o problema do monopólio da Petrobrás. Ela põe o preço que quer, age como quer. O desperdício é grande. A Petrobrás é uma caixa preta.

 

Agnaldo Gonçalves (Araucária-PR) – O sr. tem planos de abrir ou adquirir novos postos? O que acha de abrir postos onde os motoristas têm mais carência?
Temos planos para implantar postos na região de Presidente Prudente (SP), em Londrina e Maringá (PR), na região de Luís Eduardo Magalhães (BA). Onze no total, para atender essas regiões de muitas cargas. Começaremos ainda este ano.

 

 


Jabes Magalhães da Silva (Taquara-RS) – Por que os postos praticam os mesmos preços, formando um cartel?

Tem má informação aí. Quero explicar o seguinte: primeiro, no Brasil só tem a Petrobrás que extrai e refina; segundo, os impostos são iguais para todo o mundo; terceiro, os salários dos funcionários são definidos em acordos coletivos e também são iguais para todo o mundo. Quando os combustíveis eram tabelados, ganhávamos o equivalente a 46 centavos por litro. Hoje, ganhamos 17 centavos brutos. Não podemos aumentar nem temos condições de baixar. O nome disso é concorrência, o preço é igual não porque exista cartel, e sim porque tem concorrência. Se a nossa situação fosse fácil, não teríamos tantos postos fechando nas estradas. Muitos motoristas também carregam pelo mesmo preço e isso não quer dizer que eles façam cartel. A imprensa é que gosta de dizer que os postos fazem cartel, porque chama a atenção. Mesmo assim, existem grandes diferenças de preços do diesel de uma cidade para outra. Vindo a Cuiabá, me visite, que eu lhe mostro as notas.

 

Jonas José Pandolfo (Porto Alegre-RS) – Por que os postos só deixam a gente estacionar se abastecermos?
Nos meus postos de Rondonópolis e Cuiabá, que têm pátio grande, qualquer um pode estacionar. Em Cubatão e Curitiba não tem pátio e a gente precisa fazer uma opção: se aceita quem não abastece, falta lugar para quem abastece. E aí eu tenho que priorizar o meu cliente.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

10 Comentários

  1. Parabéns Aldo pela opinião. alias eu queria saber quem foi o relator, ou quem foi que fez essas leis todas? Será que essa pessoa sabe quantos eixos tem um Bi-Trem, uma Vanderléia, etc. Duvido, que, fez essas leis nem imagina o que seja isso..

  2. Parabéns Aldo Locatelli!!Sou seu Cliente a Vários anos,converso com o Sr. sempre na Festa dos Motoristas de Marau-RS.Eu acho que estes bandos de Incompetentes, só sabe fazer leis, e não sabem como é um Caminhão, e muito menos como é a Vida na Estrada, Transportando o Progresso do Pais.O Negócio é Parar Mesmo e deixar que eles vão buscar a Própria comida em suas Costas, nas Industrias de Todo o Pais.Dai pode ser que eles venham a dar mais valor para nós Motoristas.

  3. Está aí um belo exemplo de como a categoria é explorada, seja por um ou por outro. O mais engraçado, se é que podemos nos divertir com isso, sempre quem paga a conta é o caminhoneiro. Está tudo errado. Tiraram o lucro dos postos pela carta frete que já era absurda, agora estão pretendendo levar para as operadoras de meios de pagamento, onde vamos parar, e a ANTT está por trás de tudo isso.

  4. É pessoal, é desta maneira como faz o Sr. Aldo, botando a boca no trombone e assumindo nossas responsábilidades, que vamos conseguir melhorar as condições de trabalho para a categoria, vamos fiscalizar o que fazem nossos representantes e nossos governantes, e quando tiver que parar, PARAR TODOS, pois é a unica maneira de mostrarmos a nossa força e sermos ouvidos.Parabéns aos CAMINHONEIROS que estão mostrando sua FORÇA, e aquelas pessoas que se mostram solidárias, nosso abraço.

  5. Parabéns Aldo Locatelli pela simplicidade e respeito a nós caminhoneiros, o senhor é um exemplo de humildade, saúde e sucesso.

Leave A Reply