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Ricardo Rodrigues Garcia, motorista de São Paulo (SP) – O que a Bergamaschi faz para melhorar o dia a dia de seus motoristas?

Somos pioneiros em Mato Grosso em criar uma escola de treinamento. Antes, nós lotávamos ônibus de motoristas em Mato Grosso e levávamos para a Fabet, em Santa Catarina, para fazer treinamentos de 30 dias. Nossa matriz fica em Chapecó, nós participamos da criação da Fabet. Mas levar os motoristas era caro. Em 2001, montei a escola junto com um pequeno posto que estava meio às moscas aqui em Rondonópolis. Contratamos 10 professores e trouxemos o modelo da Fabet. Quando terminou o treinamento, a concorrência começou a pagar mais para ficar com os nossos motoristas. Eu então convidei os maiores transportadores ao nosso redor para assumir a escola. A maioria concordou e resolvemos também criar uma associação, que foi a ATC. Ela se originou da escola da Bergamaschi. De modo geral, nossa empresa tem menos rotatividade. Temos poucos sinistros e o índice de satisfação, medido internamente, é muito bom. Nós primamos pela qualidade de vida do nosso pessoal, embora a estrada não ofereça isso.

Rodrigo da Silva Nascimento, motorista de Monte Castelo (SP) – Qual é o segredo de tanto sucesso? É trabalho ou facilidade de financiamento nos bancos?

Crédito existe o tempo todo e abundante para quem paga as contas em dia. Mas eu vejo que o segredo é, em primeiro lugar, considerar as pessoas acima de tudo. Tratar a equipe do jeito que eu gostaria de ser tratado. Outra coisa importante é ter uma atenção rigorosa com as finanças: pagar em dia e só investir depois de uma análise criteriosa da capacidade de cumprimento. E também fazer o serviço muito benfeito para o cliente. O cliente tem que entender que nós somos uma solução para o problema dele.

cargapesada-edicao-167-30-valdir-paulo-dos-santosValdir Paulo dos Santos (foto), de Dracena (SP) – Queria saber por que só em Mato Grosso se pode dirigir nove-eixos, e por que o pessoal gosta dos nove-eixos de 19,8 metros e não dos de 25 metros?

Porque em Mato Grosso o governo estadual não está restringindo o tráfego do nove-eixos. Quanto à nossa preferência pelos de 19,8 metros é porque nem todo lugar tem balança e tombadores para descarregar implementos de 25 metros. Em muitos armazéns pequenos e no Porto de Santos, por exemplo, não descarrega. Além disso, o de 25 metros é mais caro e só pode rodar do nascer ao pôr do Sol.

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24 Comentários

  1. O Gaucho ai de reportagem sabe do que está falando, e é muito experto também, fazendo o papel de alarmista, assim como fazem os negociadores da bolsa de valores, é só dar um grito e a coisa dasanda, com essas palavras, muita gente pequena vai ficar mesmo com as barbas de molho, e sem investir, consequentemente sobrarão mais fretes para sua frota, Bah Tche tu sabes vender o peixe…

  2. Agora ficou claro porque os produtores rurais e os grandes empresários do transporte querem adiar lei 12.619 por cinco anos, ou pelo menos, alterá-la (entenda-se desfigurá-la). Cinco anos é exatamente o tempo que eles tem para maximizar seus lucros, porque, depois deste período, como revelou na entrevista o Sr. Dirceu Capeleto, eles devem por as barbas de molho, pois já estarão em operação as obras citadas para o aumento da participação do modal ferroviário e demanda por caminhões vai cair drasticamente. Pois é, essa é a mentalidade do empresário de transporte no Brasil. Mentalidade atrasada, que acha normal a exploração de mão de obra, não cumprimento das leis trabalhistas, sonegar imposto e pra piorar, a crença de que a profissão de motorista é uma das que melhor paga para quem tem pouco estudo, pois ganha mais de R$1.500,00. Ganha sim, mas por fora do hollerith, ferrando com a aposentadoria, com o FGTS, etc, e com o pequeníssimo e insignificante detalhe de que os motoristas de caminhão trabalham 24 horas por dia (ficam fora de casa o mes todo, a disposição das empresas, em locais sem infra estrutura) enquanto os demais trabalhadores de pouco estudo de outras profissões, trabalham de segunda a sexta, 08 horas por dia, recebem hora extra e adicional noturno, tudo no hollerith. Na ponta do lápis, quem ganha mais de verdade? E a qualidade de vida e a saúde?
    Então, Sr Dirceu, preste atenção, quanta besteira você está dizendo. Caminhoneiro pode ter pouco estudo, mas não é burro. Estão largando a profissão e procurando outras ocupações que oferecem condições mais humanas e dignas. Por isso está faltando profissional no mercado. E pra encerrar, se defender os direitos de trabalhadores explorados e colocar a tona as mazelas dos aspectos trabalhistas do setor de transporte é ser esquerdista e idealista, o Brasil tá precisando de bastante gente assim, por que de gente corrupta, gananciosa, exploradora e atrasada, nosso país já tem o suficiente pra exportar.

  3. Acho ótimo que estes projetos saiam do papel, pois, transporte mais barato torna nosso país mais competitivo e aí todos ganham. Acho que caminhão, por ser o modal mais caro deveria realizar transporte em trecho mais curto; as empresas terão que se adaptar a isso em alguns anos. Acho que os motoristas precisam urgentemente de melhores condições de trabalho. O problema é que ninguem quer bancar o custo de melhorar as condições de trabalho dos motoristas. Os motoristas não querem ganhar menos, o governo não investe o suficiente nem reduz a arrecadação no setor, produtores e industrias ja tem margens achatadas demais para arcar com estes custos sem perder mercado ou receita. Aí eu quero perguntar ao colega Fernando Lopes, cujo comentario achei que tem um tom agressivo. – Se voce tivesse uma transportadora, voce acha que conseguiria tratar seus motoristas como manda a lei e manter-se no mercado sem atrasar as prestações dos caminhões ou salario dos funcionários ? Se voce encontrar matematicamente uma resposta para esta questão, por favor nos avise, pois este é no momento um dos maiores gargalos do setor. Não sou advogado de ninguem, mas tem muita gente reclamando e poucos apresentando proposta de como sair do problema, os que só reclamam não contribuem mas atrapalha um monte. Vamos ser mais pró-ativos, como os motoristas que mudaram de ramo quando acharam que estava ganhando pouco ou sofrendo demais.

  4. Nivaldo Baptista on

    De qualquer jeito vai acabar ,os autônomo já estão na sua maioria quebrado os que resiste são de teimosia,conseguiram destruir o transportes no BRASIL,por pura ganancia e exploração.

  5. Marcos Ribeiro on

    Tudo é o preço do progresso.Chegada dos trens,a carreta rodar nas pequenas distancias vai fazer mais viagens e as estradas serão melhores certamente.O Brasil todo festeja a chegada dos trens em Rondonopolis. Está na hora (com atraso de 80 anos) de valorizar os trilhos.Precisamos coibir uso de carretas com bobinas de aço,carga liquida perigosas,minerios e outras que é propria para ferrovia.O seu Dirceu vai deslocar seu capital para outro segmento valorizado.O Votorantim iniciou com tecelagem hoje com tantas industrias nenhuma é tecelagem.

  6. SILVIO PEREIRA on

    Eu concordo com o amigo, hoje em dia empresas de grande porte com lucros enormes compram caminhoes de grande portes para iludir os olhos de motoristas, negocião a qualquer valor para poder até mostrar o capital social a um pequeno empresario,e até para clientes, mas quando chega na classe (engrenagem) a conversa muda, muitos e muitos oferecem salarios base e uma comição minima para exigir cada vez mais do motorista, trabalho na baixada santista e é comum aqui qualquer pessoa ver um motorista de caminhao debruçado sobre o volante por alguns segundos para poder aliviar um pouco o cansaço,pois somos vitimas de punição baseados em, não poder trabalhar com nome negativo, pessima qualidade de vida e respeito, sem estrutura em rodovias privatizadas e pedagiadas, não poder acreditar no policial que esta ali para te proteger e mais ter que trabalhar por 35 anos e se por acaso se aposentar receber o salario minimo pois muitas empresas fecham e nem os descontos descontados inss ir etc repassam para podermos desfrutas de beneficios sacrificados de uma longa vida.

  7. bom dia,aos leitores eu li com muita atençao a entrevista com o empresario de transporte!E CONCORDO PLENAMENTE COM NOSSO AMIGO ALESANDRO LOPES ,PARABENS ALESANDRO PELO SEU COMENTARIO
    pois tudo que a categoria nao precisa é empresarios com esta mentalidade pobre !

  8. Concordo plenamente com você
    Alexandro,a falta de profissionais
    no mercado é pela remuneração insuficiente,
    e pelo trabalho escravo que temos, as trans-
    portadoras só visam os lucros delas.

  9. O ALEXANDRE LOPES, FALOU TUDO, e eu vou me DETER, NO QUE O SR. DIRCEU, comentou, QUE OS PROCURADORES PÚBLICO DO TRABALHO, TEM UM LADO ESQUERDISTA, POIS SÃO JOVENS, SR. DIRCEU, O SENHOR É PATRÃO, EU FUI PROFISSIONAL 35 ANOS, MAS NUNCA FUI PELEGO DE PATRÃO, E HOJE COM A MINHA SAÚDE DETERIORADA, convivo com medicamentos, POIS NÃO TÍNHAMOS HORÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES E MUITOS MENOS PARA DORMIR, POIS NÃO ESTÁVAMOS SUJEITOS A CUMPRIMENTO DE HORÁRIO, ART. 62 da CLT, HOJE REVOGADO, a LEI 12619/12, VEIO PARA FICAR, PRECISA DE AJUSTES, MAS ESPERO QUE O SENHOR TENHA RAZÃO, QUE AS FERROVIAS,HIDROVIAS, ESTEJAM LOGO EM PLENO FUNCIONAMENTO, PARA VOCÊS PATRÕES DAR VALOR AO MOTORISTA, MAS AQUELE QUE É PROFISSIONAL, NÃO OS PELEGOS, OS VICIADOS, QUE PARA CUMPRIREM HORÁRIOS DROGAM-SE, MUITAS VEZES, E AINDA ALÉM DE DESTRUIR SUA SAÚDE, ENVOLVEM EM ACIDENTES VITIMANDO PESSOAS INOCENTES, TUDO EM DETRIMENTO DE DINHEIRO, E PARA ENRIQUECER OS DONOS DE CAMINHÕES.

  10. Na cidade onde moro tem uma ferrovia das mais movimentada do pais, a da Vale. Ela não deixa um centavo de lucro para o municipio, alias as mesmas mulheres que vendiam rosquinha 2 vezes por dia na antiga estação ainda está lá na mesma pobreza.
    E outra coisa seu ALESSANDRO LOPES, você não sabe de nada do que está falando, o país é livre trabalha quem qué, mas se não trabalha não ganha. Então fica de olho no seu emprego, pois vejo que não gosta de trabalhar. A profissão de caminhoneiro é para homem de coragem, o restante fica olhando.

  11. Motorista de ônibus urbano, aqui em Belém do Pará, recebe R$2.000,00 por mês (ou até mais). Se um carreteiro recebesse as horas de almoço e jantar (4h diariamente), mais as 24hs a 100% da hora normal nos feriados, mais o adicional noturno a 100% a partir das 22h às 5h, além de outros cálculos menores, mas também relacionados à jornada de trabalho que ultrapasse 8h trabalhadas, ele receberia, no mínimo, R$5.000,00. Estudem a CLT e conheçam, junto aos sindicatos carreteiros, o que é que está definido como diretos da categoria. Os sindicatos recebem suborno da patronal pra não informar os motoristas, porque aquilo é tudo cabide de emprego da “cumpanherada” petista, que é sanguessuga dos trabalhadores. Vê se o Lula trabalhava? Era um parasita!

  12. Meu querido Dirceu Capeleto, a questão não é o discurso afinado do MPT. A questão é o quanto nossa profissão é explorada. Eu nem vou citar aqui os itens dessa exploração pois o senhor, como empresário do setor conhece todas elas. A empresa que trabalho esta respeitando a lei 12.619 desde a sua implantação, temos qualidade de vida, o quadro de funcionários esta sempre completo, temos um aplicativo para controlar nossa jornada online e não houve redução salário. Senhor Dirceu Capeleto, cumpra a lei ou procure outra atividade. Nossa escravidão chegou ao fim… vivaaaa!!!!

  13. AGORA SIM PODEMOS DIZER QUE ESTAMOS ENTRANDO NA ÉRA DO CRECIMENTO DE PRIMEIRO MUNDO,É INCONCEBIVEL QUE UM PAIS COMO O NOSSO NÃO TENHA FERROVIAS E HIDROVIAS.PARABENS AO GOVERNO BRASILEIRO.

  14. Sr Cesar Augusto, hoje o senhor esta com a saúde debilitada por causa dos excessos de trabalho. Eu também conheço colegas meu que também estão afastados do trabalho por causa de doenças relacionadas com a função de motorista, ainda bem que existe o MPT para lutar pela manutenção da lei 12.619 e garantir um mínimo de respeito com nossa categoria. Eu trabalho em uma empresa que cumpre a lei 12.619, nossa jornada de trabalho é controlada online. Existe outras empresas cumprindo a lei, a empresa que trabalho não quebrou por cumprir a lei!!! Quando aprovaram a lei 12.619 a empresa que trabalho se adequou, ela contratou mais motoristas, manobras (para levar o veiculo para manutenção, carga e descarga enquanto nos descansamos), investiu em tecnologia para acompanhamento online da jornada de trabalho, deslocou veículos para filial de SP para realizar coletas (quando chegamos em SP as carretas já estão prontas, não é necessário sairmos pra coleta, nem pra entrega é só aguardar o horário de descanso e retornar), além disso temos taxi a nossa disposição das 22hs as 5hs. Então a culpa também é nossa de trabalhar em porcaria ou pra CORONEL. Deputada Jô Moraes e MPT, peguem o exemplo dessa empresa (Empresa de grande porte) que trabalho pra servir de base pras discussões!

  15. AMIGO OSCAR O AMIGO NÃOPODE GENERALIZAR A RESPEITO DOS SINDICALISTAS , QUE SÃO TODOS CORRUPITOS, TEM GENTE SÉRIA NETE BARCO, E QUANTO A SITUAÇÃO DOS CAMINHONEIROS É BEM ASSIM MESMO O PESSOAL DA BANCADA RURALISTA ENFOCOU A PROTELAÇÃO DA VIGENCIA DA LEI 12619, JUSTAMENTE PARA QUE DE TEMPO DE CONSTRUIREM ESTA FERROVIAS E DAI O CAM,INHONEIRO QUE SE FERRE, E AS GRANDES LIDERANÇAS DE CAMINHONEIROS, NÃO ESTÃO SE DANDO DE CONTA, DISTO, E ENQUANTO ISTO, O SAFADO DO NÉLIO BOTELHO, QUE SE DIZ REPRESENTANTE DOS CAMINHONEIROS, TÁ SE LAVANDO DE GANHAR DINHEIRO, PARA DEFENDER A IDÉIA DE QUE A LEI É RUIM, QUEREMOS É AUMENTO DE FRETE, MESMO PORQUE OS PREÇOS DOS PRODUTOS AUMENTARÃO,O DIESEL AUMENTOU, E O FRETE LA EMBAIXO, ENTÃO PESSOAL VAMOS FICAR DE OLHOS ABERTOS E CONTRA ESTES SAFADOS

  16. É muito mais simples fazer com que a lei do Descanso seja cumprida,acabar com frete retorno,pagar aos autonomos o frete que pagam às empresas , que sejam construidas as ferrovias,que elegam um //
    presidente de sindicato que realmente represente a classe dos autonomos,juros iguais para empresa e autonomos que com certeza tudo fica resolvido.

  17. conversa nunca resolve quando trata-se de transporte rodoviário,existe muitos inte-
    resses por traz da verdade, que construam as ferrovias,coloquem as barcas nos rios,
    tudo isto é de bom grado,mas é necessário o respeito para com os autônomos ou melhor
    para com os motoristas ;CUMPRIMENTO DA LEI DO DESCANSO JA; somos quase 150000 mil,
    basta somente uma GREVE SÉRIA COM REINVIDICAÇÕES JUSTAS,que a situação muda, Greve Já.
    Se não acordarmos para a realidade não seremos nada amanhã.nada mudou nem medará se
    não organizarmos.

  18. Caros Irmaos brasileiros. Sou do Uruguai. Podem me dizer se com o cumprimento dessa lei, as empresas continuariam pagando as percentagems dos fretes aos motoristas, ou sò cumprirao com o pago dos salarios derivados do serviço e das horas trablahadas pelo funcionario??
    Meu desejo de que Vcs encontrem uma alternativa boa para todos…Tudos tem que ganhar com dignidade..O trablahador e tambèm o empresario.
    E nao tenham medo as mudanças…As hidrovias, ferrovias, etc..existem em tudo o mundo, e nao sao perjudiciais. Pelo contrario, vao fazer espaço para o aumento de competitividade do Pais. Acredito que havera mudanças, mais Vcs conseguirao se adatar, e no final serao boas para tudos.
    Um grande abraço!!

  19. GILNEI ANDRADES on

    DESDE QUANDO UM SALARIO DE 1500.00 É BEM PAGO NUM PAIS DESTES QUE TODO DIA APRESENTA NOVOS PREÇOS??? MEU PONTO DE VISTA É AO CONTRARIO DO EMPRESARIO Sr Bergamaschi… se esta faltando motorista hoje no mercado é ´por que o salario esta defasado. mas vocês só visão lucros a vocês e acham que se pagam este salario fome esta bom. valorizem nossa profissão, começando por tirar este monte de sindicatos que existem dentro do pais… opá.. me esqueci que quem manda nos sindicatos são voces.

  20. Colegas a verdade é uma só , trabalhei como motorista de caminhão (funcionário) sonhava com uma vida melhor comprei um caminhão, em 1996 cheguei a ter 3 época boa,o diesel custava 0,38 centavos o ganho era bom depois veio o monte de pedágios e tudo mais que todos conhecem hoje vendi o caminhão para os que trabalhavam comigo e tinha o mesmo sonho que o meu com 10 meses como dono do caminhão eles abandonaram e procuraram outra empresa para trabalhar, se o governo não tiver um plano de apoio as pequenas empresas e os autônomos (controle dos custos de pedágios fiscalização no preço da refeição na estrada preço do combustível) só vai aguentar as megas empresas empresas com controle de tudo por falta de caminhão (temos que ter muita cautela pois se houver uma desinteresse nos fretes ou quebradeira geral nas pequenas empresas e autônomos não vai ter serviço para tanta gente desempregada!!!

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