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Volkswagen e concessionária de rodovias testam biocombustível 100% vegetal

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Os testes vão durar 12 meses e serão aplicados em 4 caminhões Volkswagen: 1 Meteor 29.530 – aplicação guincho, 2 Delivery 11.180 – aplicação guincho e 1 Constellation 17.190 aplicação pipa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoRodovias iniciaram os testes para avaliar o rendimento e a confiabilidade do B100, biodiesel 100% renovável de origem vegetal no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.

Essa iniciativa reforça os compromissos do Programa Futuro da companhia que promove ações que deixem um legado ainda mais sustentável às próximas gerações. O objetivo dos testes do B100 é compreender a eficiência desse tipo de combustível aplicado à realidade de operação rodoviária, avaliando desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção dos veículos (como desgaste do motor e substituição de peças) e confiabilidade em situações reais de trabalho. O B100 é uma alternativa alinhada a estratégia de Descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que conta com novas aplicações de energia mais sustentável, em substituição ao diesel fóssil tradicional, para a propulsão mecânica de seus veículos.

Produzido 100% a partir de soja, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2, na comparação com o produto convencional, de acordo com estudos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Os testes vão durar 12 meses e serão aplicados em 4 caminhões Volkswagen: 1 Meteor 29.530 – aplicação guincho, 2 Delivery 11.180 – aplicação guincho e 1 Constellation 17.190 aplicação pipa. “Na nossa trajetória como empresa de soluções em transporte sustentável, seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

Por isso, a realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos. Dessa forma, contribuímos para o avanço do setor rodoviário em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com metas climáticas”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os testes com o B100 estão alinhados às metas de emissões de gases de efeito estufa previstas na Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que incluem reduções de 25% até 2026 e de 42% até 2030 nas emissões de Escopo 1 (emissões diretas das operações da empresa) e Escopo 2 (emissões indiretas provenientes da energia adquirida pela companhia). “Uma parte relevante das nossas emissões de Escopo 1 vem da frota movida a diesel, composta por guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio. Temos avaliado ao longo dos anos diferentes combustíveis e tecnologias e entendemos que o biodiesel B100 tem potencial de oferecer ganhos ambientais expressivos, com custos de adaptação relativamente baixos”, explica Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade do Grupo EcoRodovias.

Como funcionará o teste

O abastecimento será realizado por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, a partir de um tanque instalado na base de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP).

O combustível é fornecido pela Brejeiro, tradicional produtora de biodiesel de soja. Os veículos receberão as adequações específicas e acompanhamento técnico contínuo por parte de ambas as empresas — Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias — para análise de desempenho e eventuais ajustes durante os testes.

 

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