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Volta do F 4000 está prevista para o segundo semestre de 2014

DAF - Oportunidade 2024
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Mostrado apenas externamente no estande da Ford na última Fenatran em outubro, a volta do modelo campeão de vendas F 4000 está prevista apenas para o segundo semestre de 2014.

Depois de deixar o mercado com a chegada dos motores Euro 5 no início de 2012, o que se sabe é que o caminhão leve retornará equipado com o motor Cummins SCR e transmissão mecânica Eaton. “A linha vai voltar em 2014 para atender ao pedido dos nossos clientes”, revelou Steve Armstrong, presidente da montadora para a América do Sul.

ford-f-4000Além do Cargo 2842, de 56 toneladas, e do Cargo 2042, de 49 toneladas, a montadora levou outras novidades para seu estande de 2.000 metros quadrados na Fenatran.

A principal foi a Transit 2014, que fez pré-estreia na América do Sul, dentro do programa de exibição mundial do novo design da linha de vans da marca. Outros destaques da Ford no salão foram os lançamentos do Cargo 1119 e a renovação do Cargo 816.

Mostrada na versão furgão, a geração global da Transit chega ao Brasil no ano que vem, renovada no design, motorização e equipamentos. A Transit é líder de vendas na Europa há décadas.

A renovação da linha de caminhões leves incluiu o Cargo 1119, e a remodelação do Cargo 816, um dos veículos mais vendidos no seu segmento. “Os dois modelos destinam-se a atender um dos segmentos mais importantes do mercado de caminhões, responsável por cerca de 25% das vendas totais”, disse Guy Rodriguez, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. “São investimentos que completam a nossa linha de veículos comerciais nesse segmento, com modelos modernos e eficientes”.

revista-carga-pesada-171-ford-transitCom peso bruto total de 10.510 kg, o Cargo 1119 é equipado com motor Cummins ISB 4.5 de quatro cilindros, com potência de 189 cv (a 2.300 rpm) e torque de 600 Nm (a 1.500 rpm). É o que oferece a maior potência e capacidade de carga em sua faixa. A transmissão Eaton de 5 marchas mais ré tem relações desenvolvidas que otimizam o torque e o desempenho. Situado numa posição intermediária entre os modelos de 8 e 13 toneladas, o novo modelo tem como ponto forte a capacidade de carga de 7.164 kg.

Um dos modelos mais vendidos no segmento de leves, o Cargo 816 traz cabine com novo design, que inclui grade em formato hexagonal, novos para-lamas, faróis e para-choque dianteiro recuado, para favorecer as manobras. O interior ganhou volante de excelente empunhadura e banco com suspensão a ar. Vidros elétricos são um dos itens de série.

O Cargo 816 é equipado com motor Cummins ISB 4.5, com potência de 162 cv (a 2.300 rpm) e torque de 550 Nm (a 1.500 rpm), e transmissão Eaton de cinco marchas mais uma à ré. Seu peso bruto total é de 8.250 kg.

MERCADO – A montadora aproveitou o tradicional encontro de fim de ano com a imprensa para avaliar os números do mercado de veículos. As vendas totais no mercado interno em 2013, até 10 de dezembro, somaram 3,524 milhões de unidades, ou 0,5% menos que no mesmo período de 2012. A perspectiva é encerrar o ano próximo ao patamar de 2012, na casa de 3,8 milhões de unidades. Já a produção mostrou um crescimento de 11,8% de janeiro a novembro, com 3,504 milhões de veículos.

“As projeções de crescimento da produção e do mercado brasileiro para os próximos anos mostram que podemos chegar a 2017 com um excesso de capacidade em torno de 40%”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. Nessa análise, estão incluídas as projeções de crescimento do PIB e vendas totais no mercado doméstico.

Segundo ele, o Brasil deve manter a quarta posição entre os maiores mercados de automóveis no mundo e ainda tem muito espaço para o crescimento do setor, com uma proporção de 81 veículos para cada 1.000 habitantes, densidade menor que a encontrada em países como Argentina, México, Venezuela e Chile. Como comparação, esse número chega a 765 veículos nos Estados Unidos e 543 no Japão.

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