Depois de comemorar a liderança de pesados em 2012 e os 85 anos da marca no mundo, a Volvo aproveitou os 10 anos do VM para lembrar que o modelo inaugurou no segmento de semipesados o conceito de veículos com cabine mais confortável e motores com potências maiores.
Foi lançada uma série especial comemorativa que recebeu uma pintura exclusiva na cor prata e uma faixa azul metálica. O caminhão é rígido, com motor de 270cv e caixa de câmbio de nove marchas..
Desde que foi lançado em 2003, em Gramado, no Rio Grande do Sul, o VM inaugurou um novo período na operação brasileira do Grupo Volvo, até então uma montadora que produzia apenas caminhões pesados. “Uma década depois, o VM é um sucesso no Brasil e na América Latina e, atualmente, já atinge cerca de 40% das vendas totais da Volvo no País”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões no Brasil do Grupo Volvo América Latina.
Agora, quando a empresa trabalha na introdução de uma segunda marca de caminhões no Brasil, a experiência de introdução do VM será essencial: “A exemplo do que aconteceu na época, quando optamos por usar uma cabine da Renault, outra marca do Grupo, estamos olhando agora para todas as alternativas do portfólio, sem tirar o olho do índice de nacionalização necessário para garantir o financiamento pelo Finame”, adiantou Fedalto sem confirmar qual será segunda marca escolhida.
O que parece certo é que a escolha deve recair sobre uma marca com modelos complementares aos Volvo que já rodam no Brasil, todos da faixa de pesados (acima de 16 toneladas) e os veículos deverão ser fabricados aqui mesmo. O Grupo Volvo detém as marcas Mack, Renault e UD, que já rodam na América do Sul.
Recentemente foram anunciados investimentos de R$ 110 milhões na rede de concessionários e a abertura de 10 novas casas por ano, algo que pode ser entendido como preparação para a chegada da segunda marca.
INOVAÇÃO – Quando foi lançado, pelas mãos do então gerente da área, o paranaense Reinaldo Serafim – atualmente responsável pelo pós-vendas da Volvo- o VM era o único em sua categoria a ter coluna de direção ajustável, prancheta incorporada ao volante, sistema de basculamento hidráulico da cabine, além de opcionais como imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de 9 marchas. “O modelo era também o único na classe a ter como componentes standard freios a disco dianteiros e suspensões com molas parabólicas”, lembra Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
“Temos orgulho de ter participado de uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, declara Francisco Mendonça, gerente de vendas da linha VM. “Baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e conforto são os fatores que conquistaram os transportadores e, por conseqüência, impulsionam nossas vendas”, completa o gerente.
1 comentário
O VM e um excelente caminhao, mas tiraram o freio a disco dianteiro, ao inves de aperfeicoar e tem que baixar o custo de reposicao das pecas, afinal ja tem 10 anos de mercado e no meu caso inviabilizando novas compras deste modelo.