Previsão do presidente Wilson Liirmann (foto) é de crescimento de 10% nas vendas em 2017
Desenvolvimento de novos produtos e modernização da rede de concessionários. Estes são os principais focos do investimento de R$ 1 bilhão que a Volvo fará até 2019 na América Latina. O Brasil deve ficar com pelo menos 90% deste total.
A previsão foi apresentada hoje em São Paulo pelo presidente da montadora, Wilson Lirmann, na tradicional coletiva de balanço e perspectivas que acontece anualmente: “Mantivemos em 2016 nossa posição de liderança em segmentos importantes, mesmo num ambiente econômico muito difícil e de forte retração. Mantemos nossa confiança no mercado e acreditamos em um crescimento de 10% nas vendas para 2017”, afirmou o presidente.
As expectativas de recorde na safra de grãos, queda nos juros, previsão de crescimento de 1% na indústria contra queda de mais de 6% no ano passado e retomada dos investimentos pela Petrobras são indicadores que permitem prever um movimento de retomada nos negócios e na economia, na visão de Lirmann.
O encontro com a imprensa foi também uma oportunidade de apresentação de novos executivos que passam a ocupar posição de destaque na direção dos negócios a marca. Foi o caso de Alcides Cavalcanti que, depois de 19 anos afastado atuando em outras marcas, volta para a montadora de Curitiba com o desafio de manter a liderança de três anos consecutivos do FH no segmento de pesados e ampliar a participação de mercado dos semipesados da linha VM.
“Acredito que a safra recorde de grãos, mesmo já estando em curso, e a safrinha, que vem a seguir, vão alavancar a venda de pesados. Muitos empresários estão interessados na renovação de veículos adquiridos há três ou quatro anos para reduzir o custo de manutenção que já começa a pressionar”, avaliou.
BALANÇO – Na avaliação dos resultados da marca e 2016 no Brasil, o FH foi líder de vendas no segmento de pesados. Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460cv e o FH 540cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades respectivamente. Com um detalhe importante: a montadora também foi líder em preço dos produtos, ou seja, não conquistou a liderança baixando abusivamente os preços.
“O mercado reconhece a qualidade, a produtividade e a disponibilidade dos caminhões Volvo. Estamos sempre investindo em nossa linha de produtos e soluções para oferecer veículos que garantam mais rentabilidade na operação”, observou Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
A rede Volvo conta atualmente com 94 unidades e em breve vai inaugurar nas margens da Rodovia Castelo Branco sua maior concessionária no País: “São casas novas, maiores, com muito mais estrutura para receber os caminhões e os motoristas, melhor localizadas, com técnicos e mecatrônicos altamente capacitados”, disse o presidente Wilson Lirmann.
Braço financeiro do Grupo, a Volvo Financial Services Brasil bateu recorde de vendas em consórcio, alcançando a casa de R$ 1,15 bilhão. Com a alta dos juros do Finame, que ainda teve um peso de 80% nas vendas, o consórcio vem ganhando importância, principalmente entre os clientes que têm alguma dificuldade para aprovação de crédito. Em 2016, o banco da marca financiou cerca de 50% das vendas de veículos.
No segmento de ônibus, a Volvo Bus Latin America ganhou participação nos rodoviários e urbanos e ainda teve uma boa performance na exportação para países hispânicos que representou mais da metade dos negócios da marca. Ainda no transporte de passageiros, um dos destaques foi o uso dos ônibus elétricos híbridos em Curitiba. Comparados com os ônibus a diesel, o veículo obteve uma redução de 65% de consumo de combustível.