Rodrigo Padilha tem 41 anos e é formado em engenharia mecânica
Rodrigo Padilha foi nomeado o novo diretor de desenvolvimento de concessionárias de caminhões e ônibus do Grupo Volvo na América Latina. Em sua nova função, ele coordenará as estratégias, projetos e outros assuntos relacionados à rede de concessionárias da marca no Brasil e nos demais países do continente.
O novo diretor já assumiu sua posição em Curitiba, onde está a sede da marca na região. Padilha se reporta à Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
“Estamos felizes em receber Rodrigo Padilha nesta posição. Ele é um executivo jovem, mas com grande experiência”, afirma Lirmann. “A Volvo é uma das marcas líderes do segmento de veículos comerciais pesados no Brasil e na América Latina. Manter e expandir os negócios com pleno suporte aos nossos clientes, por meio de uma estratégia de rede bem definida, é uma prioridade constante para nós”, diz o executivo. Com quase 100 concessionárias estrategicamente distribuídas pelo Brasil, a Volvo tem uma rede sólida no País, com cerca de 2,1 mil boxes para atender os veículos da marca.
Até então, Padilha era vice-presidente de logística do Grupo Volvo na região. Ele ingressou na empresa em 2013, atuando nas gerências de pós-venda e operações de serviços, voltado para garantir maior disponibilidade para os veículos da marca.
Com passagens por várias empresas nacionais e multinacionais, o executivo tem larga experiência em operações comerciais, pós-venda e em toda a cadeia de suprimentos do setor automotivo, tendo atuado também em várias companhias de tecnologia e serviços. Começou sua carreira como estagiário em indústrias do setor automotivo em 1998, tendo atuado também na Volvo Construction Equipment.
Com 41 anos, Rodrigo Padilha é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e tem MBA em Marketing pela Universidade Estadual de Campinas. Além do português, sua língua materna, fala inglês, espanhol e alemão. É casado e tem dois filhos.
Na América Latina, a Volvo produz caminhões pesados e semipesados, chassis de ônibus biarticulados, articulados e veículos padron. Em Curitiba, a marca produz também motores, caixas de câmbio eletrônicas e cabines de caminhões.