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Entidades entregam programa de renovação de frota ao governo

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Scania Combustível

 Agência CNT

 

Dez entidades ligadas ao transporte de caga entregaram ontem ao governo federal uma proposta para renovar a frota de veículos pesados no Brasil. Atualmente, são cerca de 230 mil caminhões com mais de 30 anos. Esses veículos têm tecnologia ultrapassada e poluem mais do que caminhões novos. Também contribuem para aumentar os riscos de acidentes e os congestionamentos porque apresentam defeitos mecânicos com maior frequência.

Segundo a Confederação Nzcional de Transporte (CNT), a proposta entregue à Casa Civil e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é voltada para os caminhoneiros autônomos e foi construída com base no RenovAR (Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões), desenvolvido pela CNT. De acordo com o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, “há vários anos, a Confederação Nacional do Transporte vem unindo esforços para sensibilizar o governo e outras entidades públicas e privadas sobre a necessidade de o Brasil implantar esse plano de renovação, pois essa é uma urgência do país sob os aspectos social, ambiental e econômico”.

caminhao veio

Os caminhoneiros autônomos representam 89% da frota com mais de 30 anos. Entretanto, eles têm dificuldades na aquisição de um veículo novo. “A expectativa da CNT e das outras entidades que compõem o grupo é que o governo federal disponibilize linhas de financiamento especiais por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com mais facilidades de acesso ao crédito”, diz o senador Clésio Andrade. Também está inserida na proposta a disponibilização de benefícios fiscais e a necessidade de o governo regulamentar os centros de reciclagem de veículos.

Basicamente, a proposta prevista no Programa Nacional de Renovação de Frota funciona da seguinte forma: o caminhoneiro autônomo entrega o seu caminhão de mais de 30 anos a um centro de reciclagem e recebe um crédito tributário de R$ 30 mil e uma certificação de que o veículo foi destruído. Com esse documento, ele adquire um caminhão novo em alguma concessionária em condições especiais de financiamento, com juros baixos e prestações com valores mais atraentes.

O caminhoneiro autônomo tem ainda a possibilidade de trocar o veículo por outro caminhão usado, com até 10 anos. Se a proposta for implementada pelo governo federal, a expectativa é que em menos dez anos a atual frota de caminhões com mais de 30 anos esteja renovada. O governo federal se comprometeu a analisar internamente a proposta das entidades e deve apresentar um cronograma de implantação do programa.

Ao todo, dez entidades participaram da elaboração do estudo: Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), CNT (Confederação Nacional do Transporte), Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Instituto Aço Brasil, Inesfa (Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço), NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Sindinesfa (Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço), Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC).

Truckscontrol
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4 Comentários

  1. Eles teriam que entregar é a atual vida do caminhoneiro, o que adianta o governo liberar a verba e o autonomo não pagar posso eu afirmar e provar diversos autonomos com caminhões com busca e apreenção(juros abusivos) 80% das empresas não pagam o vale pedagio obrigatorio (usineiros de açucar, milho, trigo farelo) alem de abaixarem os fretes inbutem na composição pedagios e tributos (tenho 02 ações do vale pedagio obrigatorio perdidas pelo tribunal de justiça de são paulo e provo a qualquer um), e as estadias devidas nem pensar, e o pior ter de trabalhar por 35 anos dentro de um caminhão onde somos submetidos a assaltos, alta carga tributaria, e perseguição do sistema e sem contar a perseguição de gerenciadoras de riscos todos arrogantes onde voce é obrigado abri toda a sua vida pessoal a um estranho, se um,a conta de agua esta atrasada voce não pode trabalhar e colocam na pesquisa motorista fora de perfil ou melhor te chamando de um posivel (LADRÃO)(um outro caso é a obrigação de todos os seus dados no maldito CIOT, cpf rg habilitação e numero de conta bancaria)onde qualquer um pode se aproveitar de todas estas informações, mas isto só ira mudar quando no BRASIL, o ministro da saude for um medico, da agricultura um agricultor, e dos transportes um caminhoneiro e assim continua esta desorde no PAÌS.

  2. essa proposta e uma piada queren aquecer a venda de caminhoes na nossas custas tenho um mb 1933 ano 1989 o caminhao a vista custava 70,000 cetenta mil reais financiei pela bv financeira com 30,000 trinta mil de entrada com 48 veses de 2,400 rois mil e quatocentos reais mesmo sabendo que estava sendo esprorado foi a unica forma que tinha no momento pois ninguem de governo algum lhe apoia e vc fica entregue a propia sorte agora vem com essa piada entrego o meu patrimonio quitado com muito sacrificio pois nao devo nada animguem, voçes terian que comprar os nossos caminhos ai sim entregace de mao beijada para as metalurgicas o para quem quisecen

  3. Ronildo Rodrigues on

    Realmente,eles estão pensando só em ter uma bela frota de caminhões,mais não estão pensando no alto preço de combústíveis ,e no baixo preço dos fretes,nos pedágios que as empresas nos repassam ,no qual se questionados só nos respondem,se não for assim não carrega,mais como todo motorista tem suas contas se obrigam automaticamente a se submeter ao acordo das empresas,agora imagina caminhão novo prestação a perder de vista sendo obrigado a trabalhar,por que se correr a policia pega se ficar o banco toma,e o que as empresas te pagarem tens que aceitar,o que sobra para a gente pagar prestação,pedágio,imposto mais caro,seguro mais caro imaginem o diesel no preço que está mais o preço do arla sem dizer que a manutenção é mais cara uns 100%,sem contar com os sistemas de seguranças das seguradoras que te fazem prisioneiro no teu próprio caminhão no qual você tem que pedir licença até para ir ao banheiro,em fim os motoristas já tem dor de cabeça estão querendo arrumar mais isso é mais bucha para nóis,,…

  4. alberto diogo giustif on

    antes de acabar com nossos caminhões com mais de 30 anos;olhem o pateo das financeiras,olhem quantos autonomos com mais de 30 anos de estradas estão sem o seu ganha PÃO,isto é mais um duro golpe encima de quem ajudou a construir este país,hoje tem que ser dado oportunidades para grandes empresas que são fortes compradores de caminhões novos,e os maiores VIGARISTAS em dar cxano no BNDS,por isso esta faltando bons motoristas e vai faltar MUITO MAIS,que os governos fassam planos para nova frota com novos motoristas e vamos aguardar as noticias de tragedias,pois já esta comprovado que a maioria dos acidentes graves esta envolvidos veiculos novos,a reaslidade e outradoque as reportagens estão falandotudo para denegrir os veiculos velhos,mais não é isto que vimos nas estradas;MUITO CUIDADO COM ESTES PLANOS MIRABOLICOS;pois o governo presiza e do PAC.para almentar a fabricação não seja BESTA de entrar em um buraco sem fundo;para os que fazem planos para troca de caminhões velhos por novos,não se esqueçam que durante muitos anos da sua vida voce e seus filhos limparam a BUNDA com papel higienico transportados por caminhões velhos.

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