Protesto está previsto para começar às 6 horas da manhã
Nelson Bortolin / Revista Carga Pesada
Caminhoneiros autônomos e empregados e empresários do transporte rodoviário de carga prometem impedir que os caminhões graneleiros cheguem aos locais de carregamento e descarregamento de Rondonópolis (MT), a partir das 6 horas desta sexta-feira (13). Eles participam do Movimento dos Transportadores a Granel e prometem manter o protesto até que as tradings aceitem negociar o valor do frete.
“Já tentamos negociar várias vezes. Mas as tradings não querem nem saber. Reclamam quando nós falamos em fazer uma tabela de frete. Dizem que é inconstitucional. Mas elas mesmas fazem suas tabelas. Não é segredo para ninguém. As tabelas das tradings estão em todas as transportadoras”, afirma o empresário Gilson Baitaca, um dos integrantes do movimento.
Ele explica que o objetivo dos transportadores não é “tabelar a lucratividade”, mas estabelecer um piso mínimo para o frete. “A partir desse piso, o mercado se regula automaticamente pela lei da oferta e procura”, ressalta. De acordo com Baitaca, a ideia é chegar a valores mínimos por meio da negociação com as tradings até que o projeto de lei 528, que tramita na Câmara dos Deputados, torne-se lei.
O movimento não divulgou como será a abordagem dos caminhões. Mas garantiu que os veículos não ficarão parados nas rodovias.