A Renault apresentou em julho sua nova linha Master nas versões Minibus, furgão e chassi cabine, com as quais pretende aumentar sua participação no segmento de furgões grandes, de até 3.500 kg, dos atuais 17,4% para 22% ainda este ano.
Além de mudanças externas, a nova linha passa a ter câmbio de seis marchas incorporado ao painel e a direção hidráulica de série foi recalibrada para ficar mais leve nas manobras.
O preço também melhorou, até em função da chegada de novos concorrentes asiáticos. A versão chassi cabine L2H1, por exemplo, que tem como preço sugerido R$ 77.000, pode chegar a R$ 62.000 em seu preço final.
O furgão L1H1, para 8 m3 de carga, tem preço sugerido de R$ 79.700; o L2H2 para 10,8 m3, custa R$ 87.800; enquanto o L3H2, para 12,6 m3, chega com preço sugerido de R$ 91.800.
O novo Master Minibus L2H2, com 13 lugares, custa R$ 101.100; a versão com 16 lugares está em R$ 103.100.
A liderança no segmento de furgões é do Ducatto, da Fiat, com 32,4% de participação, seguido da Sprinter, Mercedes-Benz, com 25,4%. A Master vem a seguir com 17,4%.