Gerente da Servopa, em Cambé (PR), destaca as vantagens do novo sistema de transmissão
Na filial de Cambé (PR) do grupo Servopa, a expectativa pela chegada da linha Volkswagen Delivery com transmissão automatizada V-Tronic é muito grande. Segundo Mário Canaan, gerente da Operação de Caminhões e Ônibus, os clientes estão sempre perguntando pela novidade, que foi anunciada na Fenatran de 2017.
“O câmbio automatizado é uma tendência que, no futuro, teremos em todos os modelos e já funciona muito bem no segmento dos pesados. Agora vem para o trânsito urbano”, afirma.
Entre as vantagens, Canaan diz que o novo sistema “nivela por cima” os resultados dos motoristas. “Há motoristas com estilo de direção muito diferentes. Vai elevar o nível daquele profissional que, com o câmbio manual, excede no giro, na troca das marchas. O cliente vai ter economia com o sistema de frenagem porque não vai depender de como o motorista tira ou coloca o pé na embreagem. O desgaste do conjunto de embreagem será menor. E é claro haverá economia de combustível. Certamente vai representar ganhos importantes”, declara Canaan.
Outra vantagem, na opinião dele, está relacionada à segurança porque a caixa automatizada libera o motorista para prestar mais atenção no trânsito. “Com o câmbio automatizado, o motorista mantém as duas mãos no volante o tempo todo e não pisa na embreagem. Pode parecer que não, mas isso o ajuda se concentrar mais na estrada.”
Segundo o gerente, o novo caminhão deve custar em torno de 15% a 20% mais caro que o de câmbio manual. “É um custo que se paga em certo tempo de utilização. Tem muito cliente esperando.”
A nova linha será destaque da montadora na Fenatran deste ano, que será realizada de 14 a 18 de outubro em São Paulo. “Nossos caminhões (os modelos 9.170 e 11.180) vão se diferenciar ainda mais da concorrência com níveis superiores de conforto, segurança e economia, além de representarem o maior peso bruto total de seus segmentos. Os benefícios serão traduzidos também no custo operacional dos veículos”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A transmissão automatizada V-Tronic para esses modelos é a Eaton EAO-6106, caixa sincronizada com seis marchas à frente — sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. Clique aqui e leia mais.
Para se ter uma ideia das vantagens, em uma aplicação severa, a média é de mil trocas de marcha ao longo do dia. Com a transmissão V-Tronic, essa atividade passa a ser feita de forma automatizada e, com isso, eleva de forma significativa o conforto do motorista, com melhor ergonomia, menos desgaste físico no trânsito e mais facilidade para manobras.
Outra vantagem é que o acionamento das funções da caixa V-Tronic por meio de uma chave seletora amplia o espaço livre na cabine, que já é o maior da categoria, para favorecer a circulação em seu interior. Os modelos agregam também um sistema para evitar eventuais trancos que podem ocorrer quando a operação é feita manualmente.
“A cabine Delivery é a mais moderna do mercado e, desde sua concepção, foi desenvolvida para oferecer a melhor dirigibilidade. A transmissão V-Tronic potencializa essa sensação, com efeitos que vão além do profissional a bordo. Impacta na produtividade e também na atração e retenção de motoristas por propiciar um dia a dia ainda mais confortável”, explica Ricardo Alouche.
Entre suas tecnologias, o novo caminhão inclui o EasyStart para auxiliar a partida em rampa, mantendo o freio de serviço acionado por até três segundos após a liberação do pedal de freio e evitando assim qualquer deslocamento indesejado do veículo em aclives ou declives.
Sua configuração também prevê uma proteção extra dos componentes. Aliada a isso, a inteligência da transmissão V-Tronic programa o trem de força para que esteja sempre na melhor faixa de rotação. Ao padronizar o desempenho na condução de uma frota de caminhões e minimizar erros na operação, o câmbio automatizado permite ainda uma economia significativa de combustível.
A solução responde ainda aos novos desafios do mercado de trabalho de motoristas profissionais. “É cada vez mais frequente a adoção de motoristas multifuncionais que precisam entender de todo o negócio e, em paralelo, também cresce a dificuldade de encontrar especialistas. A transmissão automatizada se confirma como um caminho: facilita a condução, requer menos experiência e diminui o custo de treinamentos”, avalia o vice-presidente.
A partir do know-how da VWCO e da Eaton, essa tecnologia vem com artifícios automáticos para incrementar o resultado. Sistema de ajuste da rotação para aclives ou redução de marcha numa aceleração para manter o giro são algumas das programações adotadas para realizar a mudança de marchas da forma mais correta e econômica, além de possibilitar a troca manual quando necessária.
“Somos pioneiros nessa tecnologia ainda com a antiga linha Delivery. Desde o lançamento da nova família, apresentamos nossos modelos automatizados e agora eles estão disponíveis para conquistar de vez o mercado. Em menos de dois anos, lideramos as vendas nos dois maiores segmentos entre os leves e a transmissão V-Tronic chega para complementar nossa oferta”, ressalta.