Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Foton ainda não escolheu sede da fábrica no Brasil

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Apesar dos rumores que têm se formado a respeito da instalação da unidade de montagem de CKDs, anunciada pela Foton Aumark do Brasil para o final do próximo ano, a empresa garante que o projeto passa por avaliações e que nenhum local ainda foi escolhido para sede. “Estamos estudando vários locais no Brasil para instalação da nossa operação em CKD, que pela ordem lógica dos fatos, será também a sede da futura fábrica que a Foton Caminhões deverá instalar no País até 2018”, explica Orlando Merluzzi, vice-presidente da empresa.

 Segundo o executivo, matérias especulativas, como a publicada esta semana pelo jornal Brasil Econômico, afirmando que a empresa iria para Minas Gerais, são infundadas, assim como o depoimento do senador mineiro Clésio Andrade, que também dirige a CNT (Confederação Nacional do Transporte), citado na reportagem: “O Governo de Minas Gerais não possui nenhum acordo com a Foton Caminhões na China e a afirmação do político surpreendeu a todos. O estado é, sem dúvida, um dos candidatos, mas não é o único e nada, absolutamente nada, está definido e não estará até o final desse ano. O anúncio do local será feito conjuntamente entre a Foton Aumark Brasil e a Beiqi Foton, provavelmente em Dezembro próximo”, complementa Merluzzi, principal executivo da empresa.

Sobre a operação em CKD, que terá 100% de investimento nacional, a meta da empresa é iniciar as montagens até o final de 2013. Isso agilizará não apenas o abastecimento da demanda local, como permitirá que a marca atinja seu objetivo de nacionalização de componentes. “Já no começo do trabalho, devemos apresentar entre 10% e 15% de nacionalização. O objetivo é de chegar aos 65% em 14 meses”, diz Merluzzi.

Com abertura de sua primeira concessionária e início das operações comerciais no País previstas para o próximo mês, a empresa tem o estado de São Paulo como foco inicial. No entanto, expandirá gradativamente as operações. “Vamos cobrir o território nacional de forma adequada. Em cinco anos, teremos 80 concessionárias no Brasil e, com isso, chegar a 3,5% de participação no mercado nacional”, finaliza Orlando Merluzzi.

FOTON E DAIMLER –  Ainda não há um prazo definido, mas, nos próximos anos, o mercado brasileiro de caminhões terá uma nova concorrente: a Foton Daimler. A união entre as duas marcas para produção de caminhões médios e pesados na China foi divulgada no último mês de março. A nova montadora nasce de um investimento de US$ 1 bilhão.

A Foton Motors, principal montadora de caminhões do mercado chinês e a maior do mundo, produz anualmente cerca de um milhão de unidades. O propósito da join venture é complementar a linha Auman de veículos já comercializada pela montadora na China. Os caminhões passarão a ter licença para utilizar, por exemplo, o motor Daimler Mercedes-Benz de 490 cv de potência, e que atende as novas de emissões Euro 5. É esperada a venda de 160 mil unidades por ano dos novos modelos Foton Daimler no mundo

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

2 Comentários

  1. engraçado!!!como estas matéria  sao indusivas,   (  TODAS  A  MARCAS DE CAMINHOES  QUE SAO ANUNCIADAS  SAO A MAIOR MONTADORA DE CAMINHOES  DO MUNDO,)  KKKIMAGINA  UMA SINUTRUK E ESSA  FOTON E   ETC…SE  SAO  AS MAIORES  DO MUNDO  E  DA CHINA,   E  A VOLVO  E A SCANIA  INTAO  O QUE  SAO???KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Leave A Reply