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Aos poucos, pedágio volta às estradas do Paraná

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Dos seis lotes da nova concessão, só dois ainda não foram leiloados

Nelson Bortolin

Quem não está acostumado a viajar pelo Paraná estranha o fato de passar pelas praças de pedágio e encontrar a maioria delas desativadas. Foi o caso do caminhoneiro de Minas Gerais Wellington da Torre, parceiro da Revista Carga Pesada. Ele foi a passeio com a mulher para Foz do Iguaçu e estranhou: “O que chamou minha intenção foi ver as praças de pedágio inoperantes nas principais rodovias por onde passamos. Todas estavam desativadas e uma ou outra em reforma”, escreveu ele para a nossa redação.

Pois é, Wellington, em novembro de 2021, todas as praças foram fechadas com o fim das antigas concessões, que tiveram duração de quase 30 anos e cobravam uma das tarifas mais caras do País. Mas a alegria de passar por esses locais sem pagar não vai durar muito tempo. Aos poucos, a cobrança está sendo retomada.

No novo modelo, o estado foi dividido em seis lotes. As empresas que venceram os leilões dos lotes 1 e 2 já estão cobrando tarifas desde o ano passado. As vencedoras dos leilões dos lotes 3 e 6 ainda não assinaram contratos, o que deve acontecer em abril. E os lotes 4 e 5 devem ser leiloados em setembro, segundo o Ministério dos Transpores e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do estado.

No Paraná, lotes de rodovias estaduais e federais são concedidos em conjunto, por meio de acordo entre o governo do Estado e a União. Os leilões do atual modelo estão sendo realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Quando todas as novas concessionárias estiverem operando, vai ser difícil passar pelo estado sem pagar pedágio. Veja no mapa abaixo:

ONDE JÁ TEM PEDÁGIO

A concessionária Via Araucária assumiu o lote 1, que inclui as BRs 277/373/376/476 e as PRs 418/423/427. São 473 km de concessões com tarifa de R$ 8,72 por trecho de 100 km de pista simples e de R$ 12,21 em pista dupla. Basicamente, o lote abrange os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana e a rota entre a capital e Guarapuava, entre outros segmentos.

O Lote 2 foi vencido pela EPR Litoral Pioneiro, que cobra R$ 11,91 por eixo a cada 100 km de pista simples e R$ 16,67 em pista dupla. São 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro no Paraná, abrangendo as BRs 153/277/369 e PRs 092/151/239/407/408/411/508/804/855.

VEJA ABAIXO VIDEOCAST PRODUZIDO PELA REVISTA CARGA PESADA SOBRE O PEDÁGIO NO PARANÁ.

 

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PB Lopes