A Mercedes-Benz desenvolveu um Axor com câmbio automatizado PowerShift, com sensor de inclinação e sem pedal de embreagem, para aplicação off-road, visando atender aplicações severas como a canavieira, a madeireira, a mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil.
“Todos os elementos do seu trem de força são produzidos pela própria Mercedes-Benz, sem adaptações. Como resultado, o conjunto é eficiente e equilibrado, destacando-se pela força, robustez e durabilidade”, explica Ari Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
O PowerSchift é um câmbio mecânico com acionamento automatizado que conta com três funções inteligentes, de acordo com a demanda da operação: EcoRoll, Manobra e a tecla Power Mode Off-Road – esta última aumenta ainda mais a força do Axor, em situações como a do transporte de cana, onde um treminhão chega a tracionar 74 toneladas de PBTC, com 123 toneladas de CMT.
Os novos modelos Axor 3344 e 4144 ganharam ainda reforços adicionais como protetor de cárter, estribos flexíveis e filtro de ar posicionado na lateral superior direita da cabina para maior proteção contra avarias e quebras.
CONFORTO – Outra novidade dos novos Axor para operações fora de estrada são os bancos tanto para o motorista, quanto para o passageiro. Mais bonitos e com acabamento lavável, eles têm múltiplas regulagens, cintos de segurança integrados, disponibilidade de suspensão pneumática e vinil, com aparência de couro e detalhes alaranjados, e podem vir nas versões Standard e Conforto, lembrando bancos de automóveis.
“Com essa linha de bancos, atendemos aos mais exigentes padrões de conforto e segurança”, afirma Ari de Carvalho. “Isso irá nos ajudar a alavancar novos negócios e melhorar ainda mais a nossa participação no mercado de caminhões fora de estrada, em que somos líderes em todos os segmentos do transporte de carga no País”.
Um dos fatores que levaram a esta liderança, segundo Silvio Renan de Souza, gerente de pós vendas da Mercedes-Benz, é o custo operacional da operação (TCO na sigla em inglês). “Em função da robustez e durabilidade dos nossos caminhões, nosso TCO chega a ser de 5 a 10% melhor que os concorrentes. Além disso, é comum depois de até cinco safras, nossos veículos ainda estarem em ótimas condições de uso”, compara.
Os novos veículos já estão disponíveis para comercialização pelo preço médio de R$ 400 mil, no caso do modelo 3344, e R$ 450 mil no caso do 4144.