Pelo segundo ano consecutivo, o concessionário de Campinas, interior paulista, foi destaque na Rede Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz do Brasil reconheceu, pela segunda vez consecutiva, o concessionário Araguaia, de Campinas, no Estado de São Paulo, como destaque da Rede de veículos comerciais. Com isso, a revenda, que pertence ao Grupo Pirasa, novamente conquistou o troféu “Diamante” do Programa de Certificação StarClass, acumulando os prêmios referentes aos anos de 2015 e 2016.
“Estamos muito satisfeitos em destacar, mais uma vez, o excelente desempenho e comprometimento do concessionário Araguaia, especialmente porque essa brilhante conquista coincide com os 50 anos do Grupo Pirasa, um dos mais tradicionais parceiros da marca no País”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Parabenizo todos os colaboradores da Pirasa por essas cinco décadas de atividades, tanto no concessionário Araguaia, quanto nos concessionários Pirasa de Piracicaba e de Limeira”.
O StarClass é um programa que avalia e reconhece vários atributos da Rede de Concessionários, como a qualidade do atendimento e dos serviços prestados, processos internos de gestão, estrutura, performance comercial e adequação às normas de identidade corporativa da Mercedes-Benz.
“Baseado numa iniciativa global da Companhia, o StarClass foi implantado na Rede de veículos comerciais do Brasil há 11 anos, estabelecendo padrões de qualidade que visam excelência no atendimento e eficiência na operação”, ressalta Leoncini. “Além disso, a certificação StarClass eleva a percepção de qualidade premium do concessionário no mercado, assim como da própria marca Mercedes-Benz. Isso é fundamental para assegurar a satisfação do cliente e conquistar a sua fidelidade”.
Grupo Pirasa realiza duas comemorações em apenas uma festa
O Grupo Pirasa resolveu juntar as duas celebrações em uma festa para todos os funcionários de suas três unidades, além de parceiros da fábrica. “Seguramos a comemoração da conquista do troféu Diamante até 25 de agosto, porque dois dias antes alcançamos o marco de 50 anos da nossa empresa, o que é motivo de orgulho, emoção e alegria para todos nós”, diz Fernanda Guidotti, diretora comercial do Grupo Pirasa. “O novo Diamante é a cereja do bolo do evento, trazendo ainda mais satisfação ao nosso time”.
Na avaliação da executiva, o StarClass está muito focado na gestão do concessionário e na satisfação do cliente, o que ajuda a manter a competitividade do negócio. “A nova conquista do Diamante pelo concessionário Araguaia é uma consequência do nosso entendimento de que o programa abrange pontos de qualidade e valores que nós acreditamos. O programa é muito focado no cliente e isso é o que realmente interessa”, destaca Fernanda Guidotti. “O StarClass é uma espécie de cartilha de sobrevivência, nos ajudando muito, principalmente num ano difícil no mercado brasileiro. E mesmo diante dos desafios, estamos seguindo no caminho certo e o troféu Diamante é um reconhecimento à implantação dessa cultura”.
Fernanda usa como exemplo o atendimento de oficina para ressaltar as melhorias implementadas no concessionário Araguaia. “Neste concessionário já contamos com a Oficina de Alta Performance, visando oferecer ao cliente uma precisão maior dos serviços a serem executados, desde o momento em que ele chega com seu veículo, até quando sai”, afirma a diretora. “Tudo é extremamente mapeado e controlado. Com o agendamento, nossa equipe já sabe que o cliente virá e se prepara para atendê-lo com qualidade e rapidez. O cliente ganha assim em disponibilidade do veículo, alcançando o resultado financeiro esperado por ele”.
O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura
Em seu 11º ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e vans em 2012.
“Com uma campanha de mídia e de comunicação no ponto de venda, transformamos a certificação StarClass em selo de qualidade para o cliente, atestando o mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura. Dessa forma, o concessionário é reconhecido pela excelência comprovada e pelo compromisso da melhoria contínua”, destaca Leoncini.
O StarClass é uma ferramenta direta entre Rede e fábrica, ampliando a satisfação e fidelização do cliente. Segundo Roberto Leoncini, a Mercedes-Benz avalia os concessionários durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa de Certificação StarClass. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.
No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com a Mercedes-Benz indicando, por segmento de veículos, os que mais se destacam nas classificações ouro, prata e bronze. O melhor é reconhecido com a entrega do prêmio Diamante.
Os concessionários ouro recebem o selo de qualidade StarClass para ser exibido em seus pontos de venda, por meio de totens, banners, folhetos e adesivos. Para conquistar o troféu Diamante, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de Peças & Serviços, além de ter inscrito projetos nos Prêmios de “Reponsabilidade Ambiental” e “Cliente Satisfeito”, iniciativas realizadas pela Mercedes-Benz.
A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz oferece consultorias sobre processos de vendas e de Peças & Serviço, além de realizar auditorias e atividades, como o “Comprador Oculto”, que identifica oportunidades de melhoria no atendimento de showroom.