A pandemia do novo coronavírus fez as pessoas ficarem isoladas em suas casas no mundo todo. Desde o início do ano, quando a Covid-19 se espalhou na cidade de Wuhan, na China, o contato físico tornou-se algo ameaçador. Filhos deixaram de visitar os pais, festas foram canceladas e muita gente passou a trabalhar à distância. As atividades econômicas ainda estão paralisadas em maior ou menor grau, dependendo do país. No Brasil, as montadoras de caminhões retomaram a produção, mas ainda mantêm atividades sendo feitas apenas no formato online. Se por um lado, o vírus separa as pessoas, por outro, a tecnologia aproxima.
Esta edição digital é prova disso. Por meio do Skype e de outros aplicativos de reuniões virtuais, conseguimos entrevistar todas as fontes que precisávamos. Foi assim com o empresário Cláudio Adamuccio, presidente do G10 e diretor da Transpanorama, de Maringá, que nos fez um balanço das atividades das transportadoras durante a pandemia.
E ainda com os caminhoneiros José Shoiti Nagazawa e Patrícia Sati Yoshimura, que contam como é a vida na estrada no Japão. Seja para falar de negócios e perspectivas do mercado ou para falar de vidas, sonhos e rotinas de trabalho, nunca usamos tanto os recursos de comunicação à distância e a tecnologia das redes digitais. É também por este caminho que estas páginas chegarão até você. Boa leitura…