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Em um ano, ponto de parada atendeu 130 mil caminhoneiros

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Primeiro PPD construído por concessionária em SC oferece estacionamento, banho e segurança gratuitos

Nelson Bortolin

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Ponto de Parada e Descanso (PPD) construído pela concessionária Arteris Litoral Sul na BR 101, em Palhoça (SC), já atendeu 130 mil caminhoneiros. Inaugurado em 18 de abril de 2024, trata-se da primeira unidade do tipo em Santa Catarina. E faz parte dos esforços do governo para dotar as rodovias federais com locais gratuitos de descanso, uma reivindicação da categoria.

Em entrevista à Revista Carga Pesada, o gerente de Operações da Arteris Litoral Sul, Marcelo Possamai, explicou que a construção da unidade não faz parte do contrato de concessão assinado pela empresa com a União. De acordo com ele, foi a própria Arteris que apresentou a proposta para o governo federal e conseguiu aditar os R$ 17 milhões ao contrato original, diluindo os custos na tarifa. Ou seja, todos os usuários da via pagam pelo PPD que oferece os serviços de forma gratuita para os motoristas.

A obra foi feita onde antes já funcionava uma praça de pedágio da empresa. E dispõe de 26 vagas par caminhões no sentido Rio Grande do Sul e 17 no sentido Curitiba (43 no total). Os dois lados da área são ligados por uma passarela.

O PPD é equipado com mais de 30 câmeras para proporcionar segurança para quem usa o espaço. Tem os banheiros, os chuveiros, uma cozinha equipada. Tem todo um espaço confortável para o motorista fazer suas refeições. Temos vagas paras carretas de até 30 metros. Algumas das vagas dispõem de tomada para atender os caminhões frigoríficos”, conta.

Os únicos serviços pagos são a lavanderia de autoatendimento e a máquina de snacks e refrigerantes. “Temos um ambiente bem moderno e com wi-fi”, acrescenta.

Apesar das vagas limitadas, de acordo com o gerente, não há congestionamento para entrar no PPD, uma vez painéis eletrônicos instalados antes da chegada à área nos dois sentidos da via avisam se há vagas disponíveis. “São painéis com atualização em tempo real”, explica.

Não há prazo limite para os motoristas permanecerem no local, mas eles são orientados a não ultrapassar 12 horas estacionados. “E também não podem deixar o caminhão e sair do PPD.”

De acordo Possamai, embora possam utilizar suas caixas de cozinha, a maioria dos motoristas tem preferido preparar a comida no refeitório. “É um ambiente confortável, com tamanho adequado às vagas. Então não tem fila, ninguém precisa ficar em pé.”

O PPD funciona 24 horas 7 dias por semana e tem uma equipe de colaboradores da concessionária o tempo todo no local.

Comportamento exemplar

O gerente salienta que os caminhoneiros têm utilizado o espaço de maneira “exemplar”. “Eles realmente estão cuidando do ambiente. A gente só tem a elogiar quem está utilizando. Em pouco mais de um ano, não tivemos um problema sequer, uma única avaria.”

A concessionária tem projeto de abrir um segundo PPD na BR 126, na cidade de Correia Pinto, na região do Planalto Serrano de Santa Catarina. “É um projeto que está em fase de aprovação e temos expectativa de iniciar a obra no ano que vem.”

CCR PRVias terá de construir dois PPDs

Todos os novos contratos de concessão de rodovias feitos pela União trazem a obrigatoriedade de construção de PPDs gratuitos para os caminhoneiros. A CCR PRVias, que venceu leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em dezembro do ano passado, terá de construir duas unidades.

A empresa ainda não começou a cobrar pedágio, mas já assumiu os 569 quilômetros das BRs 369, 373 e 376 e das PRs 170, 323, 445 e 090 nas regiões Norte e Campos Gerais do Paraná. Ela tem até 8 de maio de 2026 para apresentar um estudo detalhado dos PPDs à ANTT e até 8 de maio de 2027 para entregar as obras.

Temos 12 meses para fazer o estudo que vai mostrar a distribuição de veículos comerciais nos trechos. O número de vagas de caminhões nos PPDs é determinado a partir do volume de veículos”, conta Breno Leal, gerente Executivo de Contratos da CCR PRVias. Segundo ele, o investimento já está incluído na tarifa.

Breno Leal, gerente Executivo de Contratos da CCR PRVias

De acordo com a Agência Estadual de Notícias , a empresa venceu o leilão dia 12 de dezembro oferecendo um desconto de 26,6% em relação ao valor da tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,14596).

Leal contou à Revista Carga Pesada como devem ser os PPDs segundo e edital. “Eles têm de funcionar 24 horas por dia todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado. Tem de ter vagas para caminhões, inclusive bitrens. Precisa ter sistema de vigilância e ser gratuito para os caminhoneiros”, conta.

As regras sanitárias e de higiene dos PPDs estão dispostas na portaria 672 do Ministério do Trabalho.

Para escolha dos locais dos pontos de parada e descanso, conforme explica o gerente, a concessionária deve levar em consideração a existência ou não dos postos de combustíveis que funcionam como PPDs.“A prioridade deve ser de implantar nas áreas menos atendidas pelos postos.”

Embora a concessionária ainda não tenha definido os locais, em princípio, um dos PPDs deverá ficar na BR 376 e outro na PR 323. “Vamos escolher esses locais de modo que atendam de verdade a demanda do caminhoneiro.”

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PB Lopes