Volkswagen Meteor

Novos pedágios: governo muda modelo para atrair investidores

1

 

mapa concessao

Fonte: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feria (5) que o governo oferecerá um novo modelo de concessão rodoviária como forma de atrair mais investimentos na área de infraestrutura.  No modelo anterior, não apareceram interessados. “Ele [novo modelo]dá mais vantagens na área financeira, nós aumentamos o prazo de financiamento, estamos aumentando também o prazo da concessão.” Veja no mapa os trechos que serão concedidos. 

O anúncio foi feito durante o fórum Infraestrutura e Energia no Brasil: Projetos, Financiamentos e Oportunidades, na capital paulista, que reuniu 400 investidores e líderes empresariais. De acordo com o ministro, o prazo para o financiamento das concessões passará de 20 para 25 anos. O prazo das concessões também será estendido, de 25 para 30 anos.

Segundo o ministro, a necessidade de garantias exigidas do investidor vai diminuir e haverá menor exigência de comprovação de patrimônio liquido.“Isso vai aumentar muito a taxa de rentabilidade. Nós caprichamos, vamos ter um consórcio dos três bancos, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”.

A taxa de retorno real, segundo Mantega, poderá ficar acima de 10%. “Dependerá da eficiência do empreendedor”, declarou. “Essas condições são atrativas para o investidor”, destacou. De acordo com o ministro, um modelo semelhante ainda será estudado para o setor ferroviário.
 

Compartilhar

1 comentário

  1. pedagio e o maior roubo oficial  e uma vergonha nacional a se a policia federal resolver investigar isso muito politicos vao pra cadeia , mas um dia nosso ministro da justica que e muito onesto e competente vai ver isso como ele fez com os vereadores de sao paulo quando ele era o presidente da assembleia os ratos das estradas vao pagar caro eu acredito nisso.

Deixe um comentário