DAF - Oportunidade 2024

Kiko Bonesi realiza o sonho do caminhão próprio

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Gaúcho viaja a bordo de um Volvo FH 460, zero quilômetro, comprado em sociedade com o ex-empregador

Nelson Bortolin

Apesar da pandemia do novo coronavírus e da situação político-econômica do País, 2020 vai ficar marcado como um ano de crescimento para o caminhoneiro e youtuber gaúcho Kiko Bonesi. É que, em sociedade com o ex-empregador, ele conseguiu comprar um caminhão Volvo Globetrotter FH 460 cavalos, zero quilômetro.
O veículo é pintado pela Volvo com uma tinta especial que o deixa verde, azul, preto ou grafite, conforme o ângulo de visão ou luminosidade. Por isso, o caminhoneiro o apelidou de Camaleão.

A história vitoriosa do gaúcho é inspiradora. E, com ela, nesta edição especial de julho, o Mês do Caminhoneiro, a Revista Carga Pesada presta homenagem a todos que sustentam suas famílias carregando produtos de Norte a Sul e de Leste a Oeste deste gigante País.

“Meu sócio é o dono da Vinhedos (transportadora com sede na cidade gaúcha de Garibaldi). Trabalhei 16 anos com carteira assinada para ele”, conta Bonesi, que tem 51 anos e é casado com Dona Kika, com quem teve quatro filhos: Bruna, Gabriela, Eduardo e Gustavo.

O empresário Paulo Roberto Guerra foi quem propôs a sociedade ao caminhoneiro. O veículo está sendo pago em 60 meses por cota de consórcio. “Ele investiu em mim por causa da confiança, pelo tempo de trabalho que tenho com ele.” Atualmente, Bonesi não tem mais vínculo empregatício com a Vinhedos, mas transporta com exclusividade para a empresa. “Se (a transportadora) não tiver carga, eu posso trabalhar para outros”, conta.
De acordo com o gaúcho, o transporte de carga fracionada do Rio Grande do Sul ao Nordeste tem sido suficiente para pagar o salário dele, as despesas do caminhão e as prestações do consórcio. A carreta baú engatada no Camaleão é de propriedade da transportadora.

Veja mais trechos da entrevista do Kiko:

Vida de Youtuber

Kiko foi capa da edição impressa da Revista Carga Pesada número 193, em 2017, quando ele realizou o sonho de visitar a fábrica da Volvo

Kiko tem atualmente mais de 400 mil inscritos em seu canal. Mas o começo dessa história, em 2010, foi despretensioso. “Foi ideia da minha filha que eu filmasse as minhas viagens para fazer um arquivo pessoal, para matar a saudade quando estiver aposentado”, afirma. O gaúcho não entendia de Youtube e achava que só ele poderia ver os vídeos que postava no canal. Mas logo começaram a aparecer os primeiros seguidores. “Comecei a postar dicas de direção econômica e defensiva e percebi que existe uma carência dessas informações.”

O canal transformou-se numa espécie de diário de bordo da viagens de Bonesi. “O Youtube me ajudou a conhecer pessoas, a fazer cursos, trouxe muito conhecimento que eu passo adiante aos colegas”, explica.
No vídeo abaixo, Kiko apresenta o caminhão novo a sua família.

 

Questionado se apoiaria caso um dos filhos resolvesse seguir a profissão de caminhoneiro, ele responde afirmativamente. “Eu posso até treinar se um filho meu um dia se interessar em trabalhar com caminhão. É uma profissão que eu sempre exerci com dignidade. Sempre valorizei minha profissão e através dela tirei o sustento para manter minha família”, declara.

Na visão do gaúcho, é o próprio profissional que precisa se valorizar e não esperar reconhecimento do governo. Ele acredita que os políticos de forma geral não dão valor ao caminhoneiro porque a categoria não vota. “A gente tem título, mas geralmente está em trânsito no dia da eleição.”

A Revista Carga Pesada deseja que todos os caminhoneiros se inspirem em Kiko Bonesi e tenham as mesmas oportunidades que ele. Parabéns a todos os motoristas brasileiros.

 

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário