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Mercado de caminhões desacelera no primeiro quadrimestre

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Na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Fenabrave, há uma leve retração de 0,68%

Nelson Bortolin

Juros altos e incertezas quanto ao preço do óleo diesel são fatores que fizeram os frotistas tirarem o pé do acelerador e segurarem a compra de caminhões. É o que diz a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em seu relatório mensal que aponta, pela primeira vez neste ano, um número de emplacamentos levemente inferior ao de 2024.

Com 9.038 caminhões novos vendidos em abril, o acumulado do primeiro quadrimestre é de 36.160 unidades. No mesmo período do ano passado, haviam sido 36.408, ou seja, há uma queda de 0,68%.

O segmento tem apresentado demanda, mas há cautela por parte dos transportadores que estão aguardando melhores condições de financiamento. As perspectivas para o restante do ano seguem positivas”, diz o presidente da entidade, Arcelio Junior.

Apesar da leve retração no quadrimestre, a Fenabrave mantém a expectativa de uma alta de 4,5% nas vendas de caminhões na comparação com 2024.

Além dos caminhões, somente os implementos rodoviários apresentam resultado negativo no período de janeiro a abril, quando foram emplacadas 24.392 unidades. No mesmo período do ano passado, foram vendidos 30.177 implementos. A queda é de 19,17%.

Os demais segmentos representados pela Fenabrave estão em expansão. O mercado de automóveis cresceu 2,03%; o de comerciais leves, 8,31%. No caso dos ônibus, o aumento é mais expressivo: 24,56%. O número de motocicletas emplacadas neste ano é 8,96% superior ao do ano passado.

Considerando todos os segmentos, o mercado de veículos automotores está 5,7% mais aquecido que em 2024.

Participação das marcas

De janeiro a abril deste ano, com 25,73% dos emplacamentos, a Mercedes-Benz vem se mantendo na liderança do mercado de caminhões, que historicamente é da Volkswagen, cuja participação ficou em 25,16%. A Volvo vem em terceiro lugar com 18,72%, seguida da Scania (13,69%), Iveco (7,71%), DAF (7,63%) e Foton (0,92%).

Os três caminhões mais vendidos do ano são o pesado Volvo FH 540, com 1.915 emplacamentos; o médio Volkswagen Delivery (1.870) e o semipesado Volvo VM 290 (1.420).

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PB Lopes