Volkswagen Meteor

Minoria empoderada

0

Bruna Daniele Fidencio Nomura comanda equipe formada por quase 95% de homens em Salto de Pirapora

A Trans Adimax, empresa na qual Bruna Daniele Fidencio Nomura trabalha, tem exatamente 94,4% do quadro funcional formado por homens. E a jovem de 31 anos já está habituada a ser minoria quando o assunto é gênero. Na faculdade de Logística, que cursou em Sorocaba (SP), dos 40 alunos da turma, só 5 eram mulheres.

Embora longe de uma participação numericamente equilibrada no setor de transporte, elas estão crescendo nos postos de chefia. O projeto Rota Feminina, do qual faz parte a Revista Carga Pesada, vem buscando aumentar a presença das mulheres no setor (leia mais).

Bruna começou na transportadora como auxiliar de escritório em 2013. E quatro anos depois já era supervisora administrativa, comandando uma equipe de 268 funcionários.

Ver entrevista concedida por ela à TV Carga Pesada:

A Trans Adimax é o braço de transporte da indústria de ração para pets Adimax. Com sede em Salto de Pirapora (SP), tem uma frota de 101 caminhões das marcas Mercedes-Benz, Volskwagen e Volvo.

“Sempre trabalhei nesse meio vamos dizer assim mais bruto. Nunca tive problemas por ser mulher”, conta a jovem.

O grupo empresarial, segundo ela, vem trabalhando com foco na diversidade e inclusão, mas a transportadora especificamente ainda tem um caminho longo a percorrer na igualdade de gênero.

A supervisora explica que boa parte do trabalho é feito no segmento de distribuição, onde o motorista precisa usar muita força física para carregar e descarregar os veículos. “Apesar que tem muita mulher mais forte (fisicamente) que homens.”

Ela diz estar de olho na contratação de caminhoneiras principalmente para o mercado de transferência, no qual os motoristas não precisam fazer carga e descarga. Recentemente, a empresa tentou contratar uma manobrista de caminhão, mas a mulher desistiu da vaga antes de concluir o processo seletivo. “Me sinto muito grata, respeitada e orgulhosa por estar nesse meio”, afirma Bruna.

Compartilhar

Deixe um comentário