VWCO Meteor da Paixão

Não é difícil obter a habilitação

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

A legislação brasileira é pouco rigorosa quanto à habilitação de caminhoneiros. Para se tirar uma CNH C ou E, exige-se do candidato que faça o curso específico num Centro de Formação de Condutor (CFC – a antiga autoescola). Não há aulas teóricas, apenas 15 práticas, com duração de 50 minutos cada, sendo uma noturna. Não se faz percursos em rodovias.

 

A reportagem acompanhou a última aula de Rodolfo Vicentin, 28 anos, no CFC Paraná, em Londrina. Ele saiu com o instrutor para treinar baliza na periferia da cidade. A escola tem uma carreta de dois eixos puxada por um Mercedes 1938.

A autoescola forma cerca de 180 carreteiros por ano, sendo que 75% passam no primeiro exame do Detran. Sua diretora Angela Maria Fudolli disse que é rigorosa na exigência de comparecimento dos alunos às aulas.

Vicentin foi aprovado no primeiro exame, que consiste num curto percurso e numa baliza. Mas conta que já tinha experiência em pilotar carretas antes do curso. “Dirijo desde os 15 anos com meu pai, que é caminhoneiro”, informou.

Truckscontrol
Compartilhar

1 comentário

Deixe um comentário