Scania Fenatran

Programa da Volvo reduz em 67% acidentes nas empresas participantes

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Treinamento de motoristas e redução de velocidade média são algumas das ações do Desafio Zero Acidentes

Uma plataforma de aprendizagem e treinamento com aulas online e mentoria presencial, sobre transporte seguro e sustentável, passando pela gestão de riscos, planejamento e controle operacional em segurança viária, até a psicologia e o comportamento no trânsito. Esta é basicamente a proposta do programa da Volvo Desafio Zero Acidentes.

Dez empresas participaram do projeto piloto e juntas conseguiram reduzir em 67% o índice de acidentes graves em suas operações. São elas: IC Transportes (cuja equipe está na foto principal desta página), Rodeiro, ALP, Raça, LAR Coperativa Agroindustrial, Expresso Figueiredo, Grupo Petrópolis, Lenarge, Transben e Transmasut.

Os resultados alcançados pelas participantes são excepcionais. O número de acidentes graves foi reduzido em 67%. Os picos de velocidade dos veículos caíram 52%. Os cuidados com manutenção preventiva aumentaram 54%. Na avaliação da Volvo, o grau de maturidade dos sistemas de gestão viária deu um salto em 118%.

Juntas, elas têm mais de cinco mil veículos e contam com 6.275 motoristas. Somadas as rotas, todos os meses, elas rodam mais de 35 milhões de quilômetros, o que dá a impressionante soma de 878 voltas ao redor da Terra em apenas 30 dias.

A severidade dos acidentes de trânsito no Brasil continua sendo um tema preocupante. Todos os anos, cerca de 33 mil pessoas perdem a vida em estradas, enquanto outras 500 mil têm sequelas de média ou severa gravidade. O País perde por ano mais de R$ 132 bilhões de reais em custos sociais, de acordo com dados do IPEA 2020 (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Estima-se que um terço dos acidentes nas rodovias federais tem o envolvimento de caminhões e ônibus.

Com 36 anos de história de outra iniciativa vitoriosa, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), a Volvo adota a visão “Zero Acidentes Fatais” como um ideal de futuro para seus veículos. Outra das iniciativas é a promoção da norma ISO 39001, tida como o principal direcionamento para gestão de segurança viária para empresas transportadoras ou que têm operações de transporte estruturadas, independente do ramo de negócios. Esta certificação foi conquistada por várias das empresas participantes do Desafio Acidente Zero da Volvo.

Para Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, “há resultados concretos até mesmo na rentabilidade das empresas. Mas o ganho vai além. Falamos de uma mudança de mentalidade, de um olhar atento e uma postura de cuidado com os motoristas e com a sociedade. Estamos muito felizes com essa parceria que fizemos com as empresas que comungam conosco do ideal de Zero Acidentes”, ressalta.

Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões

 “Um trabalho como esse evidencia o quanto ainda há espaço de melhorias na gestão da segurança viária. Os transportadores ganham em rentabilidade, produtividade e atratividade de motoristas, que buscam mais qualidade de vida. Há também ganhos de imagem junto aos embarcadores, que se sentem mais seguros em contratar fretes de empresas que não se envolvem em acidentes”, assegura Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Uma segunda turma do Desafio Zero Acidentes Programa está sendo planejada para 2024.

Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, apresentou as empresas participantes

Share.

About Author

Leave A Reply