SETEMBRO DE 2010
Recapar um pneu significa, basicamente, raspar a camada de banda remanescente e aplicar uma nova banda, fazendo a vulcanização. Na Marangoni, tem uma diferença: a nova banda não é plana, mas já é produzida em forma de anel – daí a denominação Ringtread.
“O anel possibilita equilíbrio de massas na borracha que vai ser colocada na banda do pneu”, explica o gerente de Marketing, Renato Paolillo. Isso acontece porque ele já é feito com a curvatura original do pneu, sem emendas. Internamente, a banda já tem a curvatura, na altura dos ombros. Um equipamento abre este anel de maneira uniforme e faz o encaixe na carcaça (veja foto ao lado).
No sistema convencional, a banda é plana, cortada em pedaços e aplicada sobre o pneu por um operador que muitas vezes estica a borracha para cobrir toda a superfície da carcaça. “Este estiramento pode provocar uma tensão na carcaça que resultará em perda de rendimento ou problemas de balanceamento”, explica Paolillo.
Na Marangoni, 65% das recapagens são feitas pelo sistema Ringtread, que duram mais. O restante é pelo sistema convencional, denominado Unitread, cujo uso depende da escolha do cliente e das condições do pneu a ser recapado.