Conhecer a legislação ambiental para o transporte rodoviário, os tipos de veículos e de cargas, sistemas de roteirização de frotas, a responsabilidade civil e penal do transportador. Estas são algumas das competências que serão exigidas do Responsável Técnico do Transporte de Cargas, função criada pela lei 11.442, a chamada Lei do TRC, e regulamentada pela resolução 2.550 da ANTT, de 27 de março de 2008, que trata do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC).
A partir deste mês de abril, segundo a resolução, para renovação do RNTRC as empresas terão que indicar um responsável técnico. E só poderá exercer o cargo quem tenha mais de três anos de experiência comprovada na atividade do transporte. Ou então quem seja aprovado num curso específico para a função.
O curso também foi regulamentado pela resolução. Tem uma carga horária mínima de 125 horas. Para ser autônomo, existe um outro curso previsto, de 80 horas. Mas quem já é autônomo há mais de três anos e puder comprovar também não precisa fazer.
Para que as empresas possam atender essa exigência, começa em abril, em Maringá, um curso para Formação do Responsável Técnico. Até junho, serão oito finais de semana, com aulas nas sextas à noite e sábados.
A promoção é da Interbusiness Treinamento e Consultoria em Logística e LTI Treinamento e Consultoria, e os associados do Setcamar contarão com uma condição especial de pagamento. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (44) 8825-0690 ou no Setcamar, no (44) 3225-3781.
SEST/SENAT – As unidades do SEST/SENAT também estão se preparando para oferecer o curso de Responsável Técnico. No final de fevereiro, em Londrina, os instrutores de todas as unidades do Paraná (foto) fizeram um curso de aperfeiçoamento na área de logística para atender a esta nova demanda de capacitação profissional.
Veja a íntegra da resolução 2.550 da ANTT no site da Carga Pesada: www.cargapesada.com.br.
1 comentário
no maranhão , onde posso fazer esse curso?