DAF - Oportunidade 2024

Venezuelanos passam por treinamento na Transpanorama

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Grupo de 36 caminhoneiros refugiados selecionados com apoio do Exército foi contratado pela transportadora de Maringá

Já estão em treinamento os 36 motoristas venezuelanos contratados pela Transpanorama. A empresa de Maringá, num gesto humanitário, selecionou os refugiados em Boa Vista. Eles foram levados para o Paraná dia 9 de julho, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhados de cinco integrantes do Exército.

Os caminhoneiros chegaram muito emocionados à cidade do Norte paranaense. Um deles, o Jesus, contou ao Jornal Hoje, da Rede Globo, que havia deixado a mulher e três filhos na Venezuela, onde não tinha dinheiro nem para comprar comida. O país vive uma profunda crise política e econômica. Ele veio atrás de emprego e espera poder trazer sua família ao Brasil. “Eu espero um futuro muito bonito”, disse. 

Venezuelanos conhecem a catedral de Maringá

Do processo de recrutamento e seleção, em Roraima, participaram 130 candidatos, todos da Missão Acolhida, organizada pelo Exército Brasileiro, que desde março do ano passado, junto com o Ministério da Defesa e a Organização das Nações Unidas (ONU), apoia os refugiados em situação de vulnerabilidade.

Um dos representantes do Exército que foram a Maringá, o capitão Willen Garcia de Francisco, fez uma breve apresentação do trabalho da missão e do recrutamento dos motoristas, para o qual ele também colaborou.

O processo foi feito durante três dias e contou com testes teóricos e práticos. Os trabalhos foram realizados pelo gerente de RH da Transpanorama, Jean Salgals, a supervisora de RH Ariane Alves dos Santos e o master driver João Silva. 

Todos os selecionados têm experiência como motorista de caminhão e possuem carteira de habilitação venezuelana equivalente à CNH E brasileira.

Antes de assumirem a boleia, eles participam de um treinamento de um mês sobre legislação nacional de trânsito e transporte. E sobre a cultura brasileira e a língua portuguesa. Também vão aprender a pilotar os caminhões da empresa, que são equipados com alta tecnologia. 

Após esse período, os venezuelanos vão viajar pelo Brasil, acompanhados de um “motorista padrinho” da Transpanorama. Só então começam a trabalhar sozinhos.

Durante o treinamento, eles ficarão em alojamentos da empresa, com direito a alimentação e lavanderia.

A transportadora faz questão de ressaltar que a contratação dos refugiados, que vão trabalhar como feristas e folguistas, é um ato humanitário e que a empresa segue empregando brasileiros. 

“Nós aprendemos a cada dia a valorizar os seres humanos que contribuem com a empresa e fazem seu trabalho com amor, principalmente os motoristas. Tem mercado para os amigos venezuelanos e tem muito mercado para os nossos conterrâneos brasileiros. As portas estão sempre abertas para quem quer trabalhar conosco”, disse o diretor comercial da transportadora, Valdecir Adamucho. 

G10 comemora Dia do Caminhoneiro

Exames rápidos de saúde, orientação sobre higiene bucal, vacinação, corte de cabelo e show com a dupla sertaneja Paulo Mafra e Túlio Viola foram algumas das atividades realizadas dia 28 de junho pelo grupo G10, no Posto Aldo, em Rondonópolis. O evento foi uma comemoração ao Dia do Caminhoneiro (30 de junho). 

Os cerca de 350 profissionais que participaram das atividades também ganharam brindes, concorreram a prêmios em sorteios e saborearam um delicioso café da manhã.

“Consegui fazer os exames gratuitamente. A gente só pensa em dirigir, carregar e descarregar. Às vezes, é bom parar e dar uma atenção para a saúde”, disse o caminhoneiro Leandro Roberto Neto, 20 anos de estrada.

“Não temos tempo para cuidar da saúde, a vida na estrada é corrida. O G10 Transportes está de parabéns [por proporcionar este momento aos caminhoneiros]”, avaliou Antônio Márcio Santos, caminhoneiro há 10 anos.

O evento contou com o apoio e a participação do Posto Aldo, Sest/Senat, Senac, Secretaria de Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC), Setcarr e TruckPad.

Durante todo o dia, 136 caminhoneiros fizeram exames rápidos de saúde, 70 coletaram informações sobre o aplicativo TruckPad e, aproximadamente, 80 cortaram o cabelo.

Foram feitos três sorteios de diesel, somando 300 litros. Os ganhadores foram: Alisson André, de Campo Novo do Parecis (MT); Mauricio Lima, de Vacaria (RS); e Leandro Roberto Neto, de Cascavel (PR).

UBERLÂNDIA – Em Uberlândia, no mesmo dia, o G10 participou de um evento voltado para o caminhoneiro. Foi no Posto Caxuxa. Entre os serviços e atrações oferecidos estavam corte de cabelo, verificação de pressão, orientação bucal, palestras, entrega de brindes, café da manhã e show com a dupla Israel e Alexandre.

Caminhoneiro faz teste de acuidade visual

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário