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Volvo adota o turbocompound em seu novo FH europeu

DAF - Oportunidade 2024
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Montadora lança modelo FH I-Save com o agregado que garante economia de combustível

LUCIANO ALVES PEREIRA

Desde 11 de março, a Volvo, na Europa, está aceitando encomendas para a sua nova variante do modelo FH. Vem com motor D13TC diesel, denominada FH I-Save, rodando conforme norma Euro 6. A intenção da marca é apresentar um produto capaz de impedir que o concorrente Scania não desponte sozinho no item economia.
Pelo prometido, o último é pra ser mais sovina em 12% no consumo de diesel. Na trincheira oposta, a Volvo promete 7% com o recente I-Save, em claro objetivo de reafirmar que o ciclo diesel ainda tem lenha pra queimar, apesar da rejeição por parte dos ambientalistas e governantes do mundo lá fora.
Qual o recheio do novo produto? No I-Save, a montadora volta ao turbocompound, numa geração atualizada. Não é tecnologia de vanguarda, mas a Volvo a incluiu como item em prol da economia de combustível. E o pacote vai além: Por exemplo, a sua versão atualizada do programa preditivo I-See, concebido como o “roteirizador inteligente”, analisa a topografia percorrida (previamente memorizada) e induz à tocada mais eficiente a ser adotada.
Aproveitou também para aperfeiçoar a sintonia fina das trocas de marchas de seu apreciado câmbio automatizado I-Shift. Ao menu do I-Save, o fabricante incluiu o controle/desligamento mais atento da marcha lenta e o refinamento do desengate da roda-livre, o conhecido I-Roll.
Foram mínimas as mexidas aqui e ali para o alcance de somatória de pontos percentuais representativa. No entanto, a Volvo europeia afirma que a principal influência no menor consumo de combustível se concentra no motor D13TC, de 13 litros. Tanto que o chama de “o mais eficiente em combustível do que qualquer outro da marca em todos os tempos, destinado ao serviço de longa distância”.
A montadora explica que seus pistões têm desenho especial visando o encaminhamento do calor para o centro do cilindro, aprimorando-lhe a eficiência energética. Como resultado incrementado pela atividade do turbocompound, o motor D13TC rende 300 Nm extras. Na opinião da Volvo, o ganho “permite ao motorista deixar de pressionar o acelerador – o motor requer menos combustível – para manter a tocada constante”.
A tecnologia é oferecida nas potências/torques de 460 cv/2.600 Nm e 500 cv/2.800 Nm.

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