Scania G10

Volvo atinge marca de 500 mil veículos produzidos no Brasil

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Funcionários da área produtiva se reuniram nesta semana para registrar o momento histórico na planta de Curitiba

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Volvo celebra a produção de 500 mil veículos no Brasil. Funcionários da área produtiva se reuniram nesta semana para registrar o momento histórico na fábrica de Curitiba (PR), responsável pela produção de caminhões e chassis de ônibus e integrada ao sistema industrial global da marca. Com investimentos contínuos, a planta é considerada uma das mais avançadas da Volvo no mundo, com processos de indústria 4.0, sistemas de gestão modernos e pioneirismo na adoção da filosofia lean manufacturing dentro do Grupo.

A unidade paranaense começou a operar em 1979, com a montagem do primeiro veículo da marca no País — um chassi de ônibus B58. No ano seguinte, iniciou-se a produção de caminhões, com o modelo N10. “A fábrica de Curitiba é a única da Volvo que reúne, no mesmo complexo, a produção de motores, transmissões, cabines e a montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos e benefícios diretos aos clientes”, afirma Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil.

Além da produção, o complexo abriga também toda a gestão dos negócios da marca na América Latina, englobando áreas comerciais de caminhões, ônibus, construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, campo de provas e outras estruturas. A unidade opera atualmente em dois turnos e conta com 4.200 funcionários diretos.

Inovações que marcaram o setor

Em mais de quatro décadas, a fábrica de Curitiba foi responsável por importantes avanços em produtos e processos. Entre os marcos estão: os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo (1992); os primeiros caminhões nacionais com motores eletrônicos (1996); a criação da linha Volvo VM, que marcou a entrada da marca no segmento de semipesados (2003); e os primeiros caminhões autônomos fabricados no Brasil (2017).

A mais recente novidade é a produção da linha 2026 do Volvo FH, com melhorias em inteligência artificial, segurança e produtividade. No segmento de ônibus, destaca-se a produção do novo chassi elétrico Volvo BZRT — articulado ou biarticulado, 100% elétrico e com zero emissões. A planta brasileira é a base global de exportação desse modelo.

Sustentabilidade como pilar

A unidade de Curitiba também é destaque em práticas ambientais. Toda a energia utilizada é proveniente de fontes 100% renováveis. O programa “Aterro Zero”, implantado em 2008, garante destinação circular para todos os resíduos da fábrica. A adoção de caminhões elétricos no fluxo logístico de peças evita a emissão de 738 toneladas de CO₂ ao ano. A introdução do Diesel Verde R5 no primeiro abastecimento dos veículos reduz outras 400 toneladas anuais. Nos últimos anos, a fábrica conseguiu diminuir em 30% as emissões por veículo produzido.

DAF - Oportunidade 2024
Compartilhar

Leave A Reply