Fonte: A Gazeta
Segundo o jornal A Gazeta, o Terminal ferroviário de Itiquira (a 362 km de Cuiabá) já tem a Licença de Operação (LO). Documento foi expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após inspeção in loco que ocorreu entre os dias 13 e 17 deste mês.
As informações são do secretário de Estado Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ao afirmar que os trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo também passaram por vistoria técnica, porém a licença ainda não foi emitida pelo órgão. A expectativa é que este documento seja liberado nos próximos dias.
“Mesmo assim trabalhamos com uma pré-agenda para a inauguração oficial do terminal de cargas de Itiquira, que é para 17 de março”, adianta Vuolo ao acrescentar que a unidade será administrada pela América Latina Logística (ALL) em parceria com a indústria Seara Agronegócios.
A assessoria de imprensa da ALL confirma a liberação da LO, mas não a data para inauguração do empreendimento. O Ibama foi procurado pela reportagem, mas até o fechamento desta edição a assessoria de imprensa não havia retornado as ligações e e-mails.
Numa próxima estapa a ferrovia deverá chegar a Rondonópolis, num trecho de mais 260 quilômetros, sendo que o terminal de lá deve ser inaugurado no começo do ano que vem.
Clique aqui e leia mais.
6 Comentários
Muito bom, é a alanca para o progresso logistico e competitividade para toda nossa região-Parabéns.
UITO
Excelente noticia! É incomcebivel um pais com extensão continental ter tão pouco Km de trilhos.Cargas a graneis e de longa distancia tem custo altissimo para o rodoviario.Creio que o ramal Rondonopolis e mais prioritario que uma Transnordestina pelo alto retorno de frete.Caminhão e trem um completa o outro.Toda capital com metrô, eixo principal e corredor central auxiliado por ônibus e ônibus nas curtas distancias com metrô.Assim planeja uma metropole.
E muinto bom ler uma noticia desta, ja que as autoriddades não tem querem fazer novas rodovias.
Quando o transportes do Brasil estiver só nas maos dos trens , vai acontecer igual acontece com energia eletrica, agua, telefone, eles vao por um preco deles e acabou, vai ter que pagar o precos que eles quizerem, e ainda mais ,,, vai ter que entrar com seus produtos numa fila de espera e esperar sua vez de embarcar pois nao vai ter capacidade de entrega suficiente uma vez que a linha é a mesma e o trem vai ser só um conssessionaria. ( MONOPOLIO ).AINDA MAIS QUE NAO VAI TER CONCORRENTE , POIS OS CAMINHOES VAO SUMIR DAS RODOVIAS , POIS NAO ESTAMOS CONSEGUINDO MANTE-LOS TRABALHANDO POIS OS FRETES SAO DESORGANIZADOS , NAO TEM VALOR POR KM, NAO TEM UMA LOGICA PRA COTAR FRETES.QUANDO ACABAR INVESTIDORES DE CAMINHOES , E VOCES FICAREM NAS MAOS SÓ DOS TRENS DAI VOCES VAO VER O QUE É BOM.
Bom dia Senhores, corrigir a empresa responsável para “Seara Ind. Com. Prod. Agropec. Ltda (Seara Agronegócios). A Seara alimentos não está investindo no projeto.
O desenvolvimento de Itiquira agora sim chegaras, eu acredito nesta cidade, pois é aqui que vivo.parabens Itiquira vc mrece.