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Greve dos caminhoneiros é suspensa após acordo com o governo

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Fonte: Agência Brasil

A greve dos caminhoneiros foi suspensa nesta segunda-feira (31) após negociação entre governo federal e representantes da categoria.

Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, o primeiro ponto do acordo foi a constituição de mesa de negociações, que começará no dia 8 de agosto, com prazo de 30 dias para discutir e dar encaminhamento às reivindicações da categoria.

Passos destacou que, nos próximos 30 dias, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) só fará fiscalização educativa da Lei 12.619/2012 que regulamenta o descanso de 11 horas entre duas jornadas e a parada de 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas. As multas deveriam ter começado na segunda-feira (30)

O objetivo é dar mais tempo para que os caminhoneiros se acostumem com as novas regras. Uma reunião entre os líderes da categoria e o Contran já está marcada para quinta-feira (2). O ministro ressaltou que a lei não será revogada.

Ele também anunciou que o governo federal vai estender a obrigatoriedade do Código Identificador de Operação de Transportes (CIOT) para todos os transportadores, bem como proceder as eventuais correções que se fizerem necessárias nas normas que regulam o Pagamento Eletrônico de Frete (PEF).

Também foi definida na reunião a suspensão da emissão de novos cadastros no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC), o tema está na pauta de negociações entre a categoria e o governo federal. 

Saiba mais sobre sobre o fim da carta-frete.

Saiba mais sobre a lei 12.619.

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16 Comentários

  1. Prezados Representantes do Movimento União Brasil CaminhoneiroVoces precisarão ser bem firmes nessa negociação, como já comentei em outra oportunidade, não queremos revogação da Lei 12.619, apenas queremos condições de cumprí-la, percebe-se que os argumentos por parte dos governantes e induzindo às opiniões públicas  que a principal causa dos acidentes são por causa dos excessos de horas trabalhadas, omitem as más condições das estradas, dos excessos de cruzamentos em rodovias onde poderiam ser  construídos viadutos ao invés de encher de sinais e quebra-molas.Quero dar minha opinião como administrador de uma empresa de 43 caminhões que, mesmo antes de qualquer lei, já tínhamos nossa própria lei muito semelhante a 12.619, onde nossos motoristas já tinham que parar a cada 3 horas, só não era obrigado ficar 30 minutos, tinha a liberdade de retornar, o horário de almoço sempre foi respeitado, facultando a ele o tempo que se fazia necessário, tinha obrigação de descansar por no mínimo 6 horas por jornada(intra-jornada), e nossos horários de viajar eram de 4 horas da madrugada até 1 hora da madrugada, desde que cumprisse as paradas e o descanso de 6 horas.Com a lei 12.619 e a aclamação por mais tempo de descanso, concordamos em partes e tenho minha sugestão:1 – Não permitir caminhões trafegando após 23 horas e antes das 4 horas da madrugada.2 – Parada a cada 4 horas trabalhadas com o descanso de no mínimo 30 minutos3 – Horário do almoço de 1 a 2 horas4 – Descanso intra-jornada: 8 horas no mínimo5 – Hora extra ser computada à partir das 10 horas de jornada para motoristas comissionados.(pois é interesse dos motoristas que trabalham com participação do resultado)6 – Descanso semanal ser padronizado em 36 horas indepentente do tempo que o motorista comissionado ficar fora de sua residência.(pois é interesse dos motoristas que trabalham com participação do resultado após seu descanso julgado necessário sair para nova viagem). 36 horas ser obrigado a permanecer em descanso, à partir daí ser decidido entre empresa e funcionário.7 – Ser construído estacionamentos com infra-estrutura para que esses profissionais realmente descansem com segurança.8 – O Governos investir em viadutos, elevados, passarelas, duplicações de pistas para que os motoristas possam realmente cumprir suas jornadas, evitando ficarem gastando suas jornadas em engarrafamentos, passando em quebra-molas e parando em intermináveis sinais de trãnsito que temos em nossas BRs.9 – O Governo divulgar com mais veemência a lei  11.442/2007  Artigo 11º parágrafo 5º para as Indústrias, Centros de Distribuições, Comércios em geral que recebem e escoam suas mercadorias, para que, quando a lei vigorar definitivamente, eles estarem totalmente cientes de suas obrigações em agilizar os carregamentos e as descargas dos caminhões.Essas são minhas ponderações no assunto lei 12.619, espero ter colaborado com minha experiência.Referente à lei que diz sobre carta fretes e CIOT, é bem óbivio que sejam necessárias, só precisamos que esse afunilamento para aumentar as arrecadações dos impostos, que eles sejam realmente revertidos em prol do bem estar coletivo,  proporcionando melhorias nas estradas sem necessidade de cobranças de pedágios absurdos,  duplicando-as na sua maioria, e demais melhorias que se fizerem necessárias. Lembrando sempre que nossa carga tributária, IPVA, Licenciamento, Pis, Cofins, ISLL já dão condições para essas obras.Agradeço a todos que leram meus comentários e que eles sejam importantes na mesa de negociações.SdsPaulo Alves Ferreira[email protected] 

  2. Ministro Paulo Sergio Passos pega uma carreta e colocar a sua bunda e fica 11 horas parado em um posto que com certesa vai estar cheio de ladrão, puta, poeira, banheiros sujos e etc, assim você poderar tirar as suas conclusões. Minha opnião é 16 horas livres para trafegar e o restante de descanso. Quanto ao pagamento eletronico de frete o governo não tem de se meter na formar de como nós recebemos. Isso tira a liberdade de negociação entre as partes.

  3. Eu acho  que seria tao facil resolver isto seria o caso de fazer aria de descanso a onde exemplo de curitiba a sao paulo tem esatamente seis (06) praças de pedagio todos eles tem espaço para fazer esta area de descanço pode ser igual o que tem no inicio da serra da anchieta fazendo isto todos os caminhoes que chegarem na praça de pedagio no horario de 00:00 horas para e segue viagem somente as 05:00 horas ou seja nem todo caminhao vai sair as 05:00 horas uns as 05:00 outros as 05:30 06:00 06:30 e assim por diante com isso o transito volta fruir normal ou seja aquele caminhao que tiver que chegar num determinado horario a empresa vai ter que se organizar o horario de saida do caminhao por eu fazer esta rota acredito que as pessoas responsavel e competente vai ver que 05:00 se as empresa se organizarem durante o dia nao vai fazer diferença mais parao caminhoneiro faz muita diferença e mais uma coisa muito importante que os ascidente com serteza diminuiriam mais ou menos oitenta (80) por cento dos ascidente mais para isso presciso que os governantes queiram fazer isso

  4. O que esta acontecendo com esta greve Se caso os governantes realmente quizer resolver isto e simples. Na serra da anchieta nao tem uma aria de descanço pois bem e so fazer em todas as praças de pedagio nois nao paga eu acho um direito nosso esta aria de descanço alguma destas pessoas que estao fazendo esta lei ja andou de curitiba a sao paulo ou de sao paulo a rio de janeiro para ver se tem algum posto para descanço nao ne e na teorica tudo da certo eu falei destas cidades como exemplo mais o brasil todo e assim. Agora fazendo as arias de descanço com so uma parada as  (00:00horas com inicio as 05:00horas ou seja nem todo caminhao vai sair as 05:00 e sim 05:30 6:00 06:30 70:00 horas assim o transito estaria normal com uma diferença motorista descançados ou melhor mais ou menos oitenta% menos assidentes digo isto por que sou da classe de caminhoneiro.Ai as emp ou alguem vai falar carga peressivel as emp q se organise nos horarios de saida. OBRIGADO UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  5. RONALD GOEMERI on

    Nós caminhoneiros temos que obedecer as leis IMPOSTAS pelo governo. E o FRETE? Continuaremos a receber o mesmo FRETE PASSA FOME de sempre? Tabela de frete não entra nessas novas leis? Vai ficar tudo do mesmo tamanho, infelismente…

  6. ESTA GREVE QUE ACABOU ONTEM,EM PLENA CAMPANHA POLITICA,QUE SIRVA DE LIÇÃO PARA ESTES POLÍTICOS PROFISSIONAIS,QUANDO ELES VÃO PEDIR O NOSSO VOTO, NÃO VENHA MENTINDO,SI ELE FOR ELEITO VAI CURAR ATE AS DOENÇAS PEGAJOSAS,SI FOSSE TAO FACE ASSIM,NOSSO PAIS NÃO ESTAVA COM TANTAS GREVES,TEM GREVE DOS PROFESSORES A MAIS DE DOIS MÉS,APROVARAM AS LEIS PARA NOS CAMINHONEIROS,MAS NÃO NOS DERO SEGURANÇA PARA CUMPRIR,ISTO E COISA DE QUEM NÃO ESTA NEM AI  COM AQUELES ELEITORES QUE VOTARAM NELES,TEM MUITOS POLÍTICOS QUE NO DISCURSO DE CAMPANHA,ELE ESTA SENDO CANDIDATO SÓ PARA AJUDAR O POVO,DEPOIS DE ELEITO DA AMINE ZIA  NELE ESQUECE TUDO QUE FALOU PARA SEU ELEITOR,NOSSO BRASIL E RICO EM TUDO, PRECISAMOS DE PESSOAS COM CARÁTER PARA NOS GOVERNAR,ESTAMOS SATURADOS DE TANTOS CACHOEIRAS,ACORDA POVO BRASILEIRO. 

  7. Prezados,Gostaria que a Revista  na qual representa a anos nossa classe tratasse com consideração nossos Representantes e afirme que esses Representantes são do MUBC entidade formalizadas por pessoas guerreiras, eu Plínio Nestos Dias que faço parte do MUBC sou membro fundador dessa entidade,  que na greve de 1999 fui o líder da greve em Curitiba com meu jacaré, passei firme e hoje passei novamente cenas   fizemos um ótimo trabalho aconteceu uma tragédia inesperada com nossos caminhoneiros guerreiros lutando pelo seu destino passo meus sentimentos as famílias que perderão seus escudos gostaria que a revista homenageassem essas famílias.Gostaria que publicassem essa matéria na revista porque na edição 93 publicarão minha foto na capa da revistanuma desavença com um caminhoneiro na greve de 1999 .Att. Plínio Nestor Dias Presidente Licenciado SINDITACSindicato dos Transportadores Autonômos de Carga de São José dos Pinhais e Região 

  8. Mai uma enganação,e enrrolação do governo e das lideranças,daqui a 30 dias vai ser tudo igual.Pois para mecher no principal que são as leis precisa do veto da presidenta e esta não vai dar o proprio ministro do trabalho agora viu que caminhão existe e ja declarou que as leis tem que serem cumpridas e eu concordo pois assim decretou-se o fim do autonomo e das pequenas empresas.Quando ia começar o desabastecimento para podermos converçar as nossas lideranças se fazem de boazinhas.Caminhoneiro o mais infantil trabalhador ,ponto para o patrão e pro governo,o buraco esta se abrindo embaixo dos nossos pés e ninguem vê.E era tão facil resolver: caminhão roda ate as 22:00hs e recomeça as 05:00hs.Pela primeira ves que vejo o autonomo ter que se submeter a CLT.De quem eu cobro as hras extras?

  9. cada dia que passa nos caminhoneiros estamos cada vez mais desonidos,não se ve  mais os amigos  cozinhando juntos conv contando causos,estou fora da estrada á 10anos e vejo como está mudado,não tem união não tem resp agora é cada um por sisinto saudades e quando escuto certas músicas meu coração dispara de vontade de viajar ,mas outro dia eu estava almoçando num posto e vi como tá diferente deve ser á tal tecnologia que está afastando as pessoas,,hoje tem celular ,notbok,gps antes á gente quando tava se sentindo só conv com alguem no posto hj não é tudo muito moderno não que eu seja tão velha tenho 42 anos … fora tudo isso alem da policia perseguimdo o caminhoneiro tem o radar , pedagio etc aqui um desabafo….  

  10. roberto moraes on

    não concordo com greves mas não existe outra maneira de parar os caminhoneiros,ainda falta união!as reivindicações não deve apenas sobre a lei de descanso e tb as restrições,valor dos pedágiose valor dos fretes. 

  11. Tem que ser muito inteligente para nao aceitar a jornada maxima de 10 horas de trabalho por 14 horas de descanso, eu fico imaginando a razao de um caminhoneiro querer trabalhar 18 ou 20 horas por dia, imagine se o canssaco ou os arrebites de um caminhoneiro fez ele provocar um acidente onde morreu uma familha inteira agora imagine que esta familha e a sua, caminhoneiro (a) nao e super-homen pra aguentar 18 horas de trabalho seguido, e claro que tem problemas para aplicacaoda nova lei, mas com o tempo ela vai se  adequando. todos trabalhando menos o frete vai subir por uma razaomuito simples as pessoas nao vao deixar de comer de se vestir de comprar carro de reformar suas casas e por ai vai.

  12. Motorista, e um bando de babacas, todos fazem greve para aumento de salários, os otários nem comentaram a respeito do aumento de fretes, não querem trabalharem  menos, descansarem.

  13. Com GREVE ou sem GREVE os FRETES continuam os mesmos o DIESEL subiu e nada de FRETE e agora a CCR DUTRA AUMENTOU O PEDAGIO e o FRETE nada… ainda querem impor horario de trabalho….QUE PAIS É ESSE…..

  14. ivanildo..gava on

    MOTORISTAS cambada de froxos sou motorista a 16 anos e cada dia q passa tenho mais vontade de abandonar a profissao ninguem respeita nossas opinioes todos fazem greve e conseguem oque kerem so o caminhoneiro que e obrigado a aceitar tudo infeslismente o caminhoneiro nao passa de um pau mandado seja autonomo ou empregado…

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